domingo, 31 de agosto de 2008

BLOG DAY 2008

Blog Day 2008É uma dessas coisas que não adianta tentar explicar muito nem procurar entender com grande detalhe. Hoje um número grande de blogueiros entra numa corrente, do tal Blog Day. Dia do blog só porque a data 3108 lembra a palavra Blog (veja o logotipo, pra entender melhor a parecença).

O QUE É O ?

Segundo o blog dos organizadores (não, não sei quem são... mas, em todo caso, quem começou a brincadeira, em 2005, foi o Nir Ofir, um blogueiro de Israel), o BlogDay “foi criado por acreditarmos que os blogueiros deveriam ter um dia dedicado ao conhecimento de blogueiros de outros países e de outras áreas de interesse”.

É verdade. Também tenho notado, desde que comecei a fazer e ler blogs, em 2001, que há uma tendência muito grande de se criarem círculos fechados. Cada um lê e acompanha sempre os mesmos blogs, sem muita preocupação em ampliar esses círculos.

Blog Day 2008Então, hoje os blogueiros participantes vão recomendar outros blogues para seus visitantes. Com este objetivo, “cada blogueiro vai postar a recomendação de cinco novos blogs”. Isto obriga a gente a fazer uma pesquisa pra encontrar coisas novas, além desses endereços, por exemplo, que constam daquela lista de preferidos que tem ali na coluna da direita.

E os organizadores recomendam que os blogs escolhidos sejam, de preferência, “diferentes da sua própria cultura, ponto de vista e atitude”. Porque o objetivo é mesmo descobrir coisas novas e, portanto, não habituais.

MINHAS RECOMENDAÇÕES

Então tá, vou entrar na brincadeira. Aí estão os blogs que encontrei, fora dos círculos que habitualmente freqüento, ainda que nem todos muito longe das minhas áreas de interesse. Quando escrevi o post, tinha colocado uma descrição de cada blog. Mas aí pensei melhor e resolvi adicionar um pouco mais de mistério, deixando apenas o nome. O leitor terá que ir até lá para descobrir do que se trata. Boa viagem. E feliz dia do blog.

Blog da Van

Guto


Cari Jansen

Días estranhos

Capítulo 0

2 comentários:

Anônimo disse...

Fico muito honrado. Obrigado, Cesar!

Anônimo disse...

Muito obrigado, Cesar, que pracer!