sexta-feira, 1 de agosto de 2008

NASCE UMA IDÉIA!

Na foto acima, LHS discursa (ele geralmente tem idéias ao discursar) no evento da RBS. E certamente estava falando grego, porque além do Mr. Baumgarten (e), o Moacir e a Stela mantiveram-se com os fones, para ouvir a tradução simultânea. Só o Cacau não precisou de tradutor. Foto da Neiva Daltrozo/SECOM.


Tenho a impressão que tivemos ao privilégio de assistir, ao vivo, na tela da TV e nas ondas do rádio, o nascimento de uma idéia na cabeça do governador LHS.



A RBS fez um painel sobre turismo e trouxe um figurão, o presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), Jean-Claude Baumgarten. E, naturalmente, convidou o governador e várias outras autoridades, principalmente da área.



Pois ali, no meio da coisa, LHS teve uma idéia: “por que não trazer pra Florianópolis o congresso da WTTC?” E, da idéia à prática, foi um já. Segundo o Diário Catarinense de ontem, houve uma “pressão em público” do governador sobre o convidado, para que ele aceitasse incluir Florianópolis como uma das postulantes a sediar o congresso.



A vantagem de termos visto ao vivo a idéia nascer, é que também pudemos acompanhar-lhe o desdobramento. Com a idéia na cabeça e a caneta na mão, o que LHS fez? Já prometeu mandar alguém à Europa, levar documentação que demonstre as condições do estado sediar o evento. Claro, se tivesse sido uma idéia nascida há mais tempo, a documentação teria sido entregue agora ao Mr. Baumgarten, para aproveitar a viagem e poupar despesas.



Mas por que poupar despesas, se para realizar o tal congresso o governo terá que bancar, de alguma maneira, a vinda, ou pelo menos a estadia, de cerca de 500 delegados? Não será pouca coisa.



Mas, também ao vivo, tivemos oportunidade de ouvir LHS enumerando as fontes de recursos para esta empreitada: Funturismo, Embratur, a própria WTTC e, é claro, a iniciativa privada.



Fantástico. Do nada, numa aprazível manhã de palestras sobre turismo, LHS consegue criar uma enorme fonte de despesas. Um evento multimilionário, de repercussão mundial. Que não estava nos planos, que provavelmente não se enquadra em nenhum orçamento.

Ainda não há qualquer resposta concreta da WTTC, mas a proposta (que ainda nem foi formalizada), já é festejada como se estivesse quase aceita. E, de fato, a graça está no anúncio, na idéia, nas elocubrações prévias. Depois perde um pouco a graça. E se, dentre os vários postulantes (ou será que só Fpolis. é candidata?), a cidade for escolhida, ótimo, só será necessário ver que setores e áreas ficarão sem suas verbinhas, para que o super-mega-hiper evento seja realizado nos conformes.

12 comentários:

Anônimo disse...

Chego a ficar comovido, ao ver o nascimento de mais um factóide, ao vivo.

Anônimo disse...

Planejamento estratégico imperial barriga verde é assim, acontece na hora e em minutos está feito. LHXV emocionou-se (que lindo!) e abriu as portas do tesouro para mais um empreendimento milionário.

Anônimo disse...

(...)estaria pendurado na porta do gabinete algum dizer como do tipo "gênio criando, não perturbe"....

Anônimo disse...

César, cuidado. Não critique o LHS ou podem interpretar como prejudicial para o "Alemão" e censurem o blog.
Sabe, isso é megalomania. Porém, a megalomania ganha força quando mesclada com a prepotência. Megalomania e prepotência juntas causam cegueira e, assim, desaparecem o interesse público, a probidade, o respeito e até mesmo a vergonha.
Definitivamente, megalomania e prepotência não podem habitar uma mesma cabeça. Unidas, acabam descentralizando a razão.

Anônimo disse...

É tudo assim meu caro. Esse é o Luiz XV do metro de superfície, das marinas, dos mega empreendimentos (no papel, é lógico..) E tem gente que ainda continua acreditando.

Anônimo disse...

Pois é ! Copa do Mundo em Florianópolis, agora esse WTTC, mas aquele Protocolo de Intenções que o Luiz 15 assinou em janeiro de 2005, se comprometendo com a Infraero a fazer o novo acesso ao aeroporto até agora não saiu do papel !
Tem que planejar esse tal de WTTC para não coincidir com algum jogo do Avaí, senão os convidados vão ter que esperar um pouquinho no nosso "moderno" terminal do Hercílio Luz ou naquele "Trevo da Seta"!

Anônimo disse...

Quem serão os felizes contemplados com giro pela Europa dessa vez?? Aposto que já tem gente entrando em cursinho de francês por aí...rsss

Anônimo disse...

Mais um delírio com a Europa? Putz. Agora já estou preocupada que o WTTC possa passar na frente daquela escola (a ENA) que o LHS quer trazer lá do primeiro mundo pra Santa Catarina e de onde sairão milhares de jovens que vão entrar como servidores, no Estado, sem concurso? Assim não é justo! Primeiro a ENA!

Anônimo disse...

Tio César,

Acho que usaram os fones porque não aguentam mais tanto blá-blaá-blá.
O Cacau, que é mais descolado, sabe entrar em "alfa" e filtrar o besteirla!

Anônimo disse...

A ENA na frente do metrô de superfície? Que bagunça...

Anônimo disse...

Nota-se que a turma de baba-ovo do LHS é um bando de incompetentes, afinal, só ele tem essas "grandes idéias" !

Anônimo disse...

Tio Cesar, agora me lembrei de uma propaganda eleitoreira do LHS do primeiro mandato: 40 anos em 4. Você ainda se lembra? Pois não é que ele quase alcançou a meta em cinco anos e meio? Sim, já foram criadas 36 Secretarias Regioais. Faltam apenas 4... que ele deve ainda criar até final de seu governo para abrigar alguns ex prefeitos não reeleitos. Então, foi ó único quesito que poderá ser cumprido em oito anos: Criação de 40 secretarias regionais..rs.rs. ah, é possivel que tambem tenha criado mais de 40 leis inconstitucionais...