sábado, 23 de agosto de 2008

LEITURA DE FINAL DE SEMANA

Tá certo que, como pai coruja, sou suspeitíssimo pra falar e recomendar. Mas deixo aqui a dica, para quem quiser se aventurar nas 69 páginas da dissertação de Mestrado do Pedro Valente, que estuda como utilizar jornalisticamente as inúmeras informações disponíveis na internet:

“Aplicações híbridas para a criação de conteúdo jornalístico na internet”

Foi defendida há cerca de um ano, no curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento, na Universidade Federal de Santa Catarina, mas só agora está disponível online.

Do que se trata?
“A evolução das tecnologias de compartilhamento de dados como APIs e Web Services tem ocorrido em paralelo à crescente cultura de colaboração dos usuários e aos níveis cada vez maiores de personalização de serviços online. Esta dissertação tem como objetivo descrever como fazer jornalismo cruzando dinamicamente dados e informações de diversas origens na internet, de modo a transformá-los em conteúdo jornalístico relevante. Para isso, define o modelo de Aplicação Web Híbrida, que é composto pelos seguintes elementos: dados (números, listagens de nomes, endereços ou qualquer resultado de uma consulta a bases de dados) recursos (mapas, vídeos, fotografias, áudio ou texto noticioso) – e a retroalimentação proveniente da interação ativa ou passiva dos leitores com a aplicação. Definem-se os conceitos envolvidos, modelos de utilização e as tecnologias empregadas.”
Para baixar o pdf, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece legal. Vou lê-lo todo. Mas "em paralelo à crescente..." dispensa a crase. Já sei que vais reclamar...