sexta-feira, 29 de agosto de 2008

TESTEMUNHA DESPROTEGIDA

O Programa de Proteção à Testemunha é uma instituição importante para combater a impunidade e em qualquer país decente ele é tratado como uma das jóias da coroa. É falha gravíssima quando uma testemunha protegida acaba sendo descoberta. É um desastre inaceitável quando sofre algum tipo de atentado. Uma falha dessas é coisa que pode derrubar ministros. Lá.

No Brasil, testemunhas protegidas são executadas e, pelo jeito, ninguém se abala. Olhem só o que acaba de sair no blog do Cláudio Humberto:
Acre: executada testemunha no caso de Hildebrando Pascoal

O policial e secretário dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Acre Manoel Santos de Lima, 40, foi executado com oito tiros na manhã de ontem (28) em Chapadão do Céu, às margens de uma rodovia, informa o jornal O Correionews. Ele fazia parte do Programa de Proteção a Testemunha do governo federal por depoimento contra o ex-deputado Hildebrando Pascoal, preso há quase dez anos, acusado de liderar um grupo de extermínio no Estado, tráfico de drogas e armas e corrupção eleitoral. Conhecido pela extrema violência, Hildebrando ganhou o apelido de “motosserra”.”

Nenhum comentário: