sexta-feira, 11 de julho de 2008

DIARINHO AMEAÇADO (2)

Consegui mais algumas informações sobre a tentativa de calar a boca do DIARINHO.



O prefeito de Itajaí pediu, durante a madrugada, que a justiça impedisse o DIARINHO de circular. O juiz mandou apreender o jornal na gráfica. Mas a intimação chegou tarde, quando o jornal já estava nas bancas. A outra parte da decisão judicial, que mandava tirar o site do jornal do ar, foi cumprida. Aí, como essa tentativa inicial de censura foi frustrada, o prefeito está espalhando que a justiça vai pedir a prisão da diretora do jornal “por desobediência” à decisão judicial. Mas, até agora, não apareceu nenhuma intimação ou confirmação do que Volnei Morastoni está dizendo. E, se aparecer, a defesa é tranqüila, porque todo o trânsito do jornal é controlado, com anotações precisas dos horários.



Os jornais, nas bancas, saíram como pão quente e a edição esgotou.



Nos seus 29 anos de existência o DIARINHO já passou por muitas situações parecidas. O velho Dalmo Vieira levou tiros, a sede do jornal foi metralhada, o maquinário empastelado e ele foi preso. Uma prisão única na história do Direito brasileiro, de um sujeito preso por suspeita de crime de imprensa.



E o mais curioso é que, nas colunas que o Dalmo Vieira publicava, espinafrando meio-mundo, o Volnei Morastoni sempre aparecia, quando vereador e depois como deputado, como um sujeito decente. Mas a desesperada busca por mecanismos de censura mostra, agora, que ele ou seus áulicos não sabem conviver com a verdade. Sim, porque nada do que o DIARINHO publicou era mentira. Talvez ele preferisse que não se tocasse no assunto, mas o jornal achou que devia informar seus leitores.



Em tempo: aquela informação no blog do Moacir, sobre a PF recolher os exemplares, foi dada pelo prefeito. Quem conhece Itajaí, BC e o DIARINHO, sabe que 90% da tiragem do jornal é vendida no máximo até 9h da manhã. Mesmo que houvesse uma ordem judicial para que a PF saísse de banca em banca atrás do jornal (o que eu duvido), iria encontrar pouca coisa. A propósito, o jornal vende, em média, dez mil exemplares por dia e é o líder de vendas em Itajaí e BC.



4 comentários:

Anônimo disse...

O Moacir Pereira a PF estaria recolhendo exemplares nas bancas. Informa, ainda, sobre "decisão do prefeito de impetrar representações contra o Procurador, contra o juiz Paulo Sandri e contra o jornal Diário do Litoral, pelos prejuízos políticos e eleitorais que vem sofrendo."
E a RBS, cujo ClicRBS também divulgou, não será processada?
LHS chegou hoje pela manhã. Conincidência, é claro.

Anônimo disse...

responsabilizar a moldura pela péssima paisagem tornou-se típico desde o mensalão

Thiago Floriano disse...

O Diarinho já deu um jeito de colocar o site no ar com uma nova capa mostrando que não tem medo da pressão do governo. A nova manchete principal fala sobre problemas no concurso do porto e também há destaque para uma matéria sobre a vice-prefeita, Eliane Rebello. É importante lembrar que o Diarinho só não é mais vendido em SC do que os veículos da RBS. Isso porque a RBS lançou o Hora de Santa Catarina para conter o avanço do jornal na capital do estado.

Anônimo disse...

Os sem vergonhas e caras de paus vão ter que te engolir, Tio César.

Você é um jornalista corajoso, honesto e combativo a corrupção. Coisa que muitos não assimilam na academia e quando chegam a certos veículos de imprensa são censurados e guiados num jornalismo pobre e desvirtuado, feito para os interesses de alguns.

Continua assim, com sua consciência. Doa a quem dor!