terça-feira, 27 de maio de 2008

O GOLPE DA UNIMED

Espertalhões estão abordando pessoas idosas, na capital, dizendo-se do programa de lazer para a terceira idade da Unimed. Pedem cpf, identidade e um “adiantamento” da “anuidade”. Além da grana, eles ficam com os dados da pessoa, pra usar no comércio e em outros golpes. Avisem seus pais, mães, tios e avós. E chamem a polícia. Registrem BO e depois levem o BO no SPC, pra evitar que eles usem os dados.

Atualização da manhã: o Evandro, que é empresário e leitor da coluna, mandou a descrição de outro golpe que andam tentando aplicar nas pessoas jurídicas.

“1) a vítima recebe uma ligação da empresa Lista Neg Empresarial Ltda, de SP. Nessa ligação, eles dizem que estão a serviço da Brasil Telecom e que precisam confirmar os dados de um contrato de figuração (publicidade), que eles enviam por fax. No contrato, vem um valor que é multiplicado por 12 parcelas. Quando a pessoa pergunta sobre o valor, eles dizem que é só para constar e que não precisa se preocupar, pois quem vai pagar é a própria BRT, com recursos provenientes das contas telefônicas. Tudo mentira, obviamente.

2) dias depois, a vítima recebe um fax intitulado “Termo de Quitação de Publicidade”, pedindo autorização para emissão de um boleto bancário.

3) o próximo passo é o envio de um novo fax, esse com o título “Notificação”, onde a empresa golpista informa sobre uma ordem de execução e protesto de títulos, num valor absurdo de quase R$5.000,00. Nesse mesmo fax, eles ameaçam colocar o nome da empresa vítima no SERASA/SPC.

4) caso a empresa entre em contato com eles pedindo o cancelamento do tal “contrato de figuração”, eles enviam um novo fax informando, com a maior cara de pau e arrogância, “que não será concedido o cancelamento da autorização”, como se fosse um favor e não uma obrigação deles cancelar um contrato que uma das partes não mais tem interesse em firmar (que na verdade só foi firmado baseado na mentira do item 1).

Uma funcionária minha caiu na bobagem de assinar e devolver o fax. Fiquei uma semana inteira resolvendo o problema, fui à Polícia Civil registrar BO e também ao Procon protocolar uma reclamação.”

O GOLPE DA LISTA TELEFÔNICA

O Schneider mandou e-mail contando a experiência deles com os picaretas das “listas telefônicas”, golpe feito por quadrilhas bem organizadas que têm certeza da dificuldade que é colocar na cadeia estelionatários, sempre beneficiados por penas leves, recursos infindáveis e outros tantos desvãos sombrios.

“Recebemos em média dois ou três telefonemas de listas telefônicas por semana. Mas esse número às vezes aumenta e nos ligam até três vezes por dia. A maioria dessas ligações têm procedimentos comuns:

- Quase todas ligações são da "LISTA TELEFÔNICA", sem especificar o nome da publicação;

- A maioria ainda complementa com a palavra OFICIAL, ou seja, LISTA TELEFÔNICA OFICIAL;

- Não oferecem um espaço para anúncio. SEMPRE falam apenas em ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ou CONFIRMAÇÃO DOS DADOS. (Como gravam as ligações, ao confirmar que os dados estão corretos estaríamos também confirmando a publicação);

- Em alguns casos falam em RENOVAÇÃO da FIGURAÇÂO na lista, mesmo que NUNCA tenha participado da publicação;

- Outra modalidade é a do PAGAMENTO EM ATRASO, informando que uma parcela está em aberto há tantos dias e irá para protesto. Sugerem o envio de novo boleto para regularização;

- Como as "táticas" acima já não enganam mais, agora argumentam sobre renovação ou pagamento em atraso afirmando que FIGURA NA LISTA HÁ TRÊS OU QUATRO ANOS.

Se a pessoa que atender a ligação não estiver atenta, acaba por confirmar e, assim, autorizar a inserção. Já tenho uma seqüência prontinha: primeiro pergunto QUAL a lista. Em muitos casos sequer dizem o nome da publicação e acabam desligando. Quando falam em LISTA OFICIAL, insisto em saber por que é oficial? Oficializada por quem? E, em seguida, afirmo que não existe lista oficial. Até aqui 90% já desligou. Restam as ligações que falam em pagamento em atraso e/ou protesto. Pergunto o CNPJ e quase todas desligam. Se passarem o CNPJ informo que não temos cadastrado como fornecedor. Se insistem também digo que a ligação está sendo gravada e, aí sim, aproveito para desestressar e solto os cachorros.”

Um comentário:

Evandro disse...

Tem mais golpe na praça. Mandei uma descrição completa pro teu e-mail.

Abraço,

Evandro