quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FRATURAS EXPOSTAS

Depois do PDT ter mostrado suas rachaduras, foi a vez do PTB escancarar o que já estava evidente: existem dois PTBs.

O presidente estadual do PTB, Antônio Carlos Sontag, garante que o deputado estadual Narcizo Parisotto não fala pelo partido quando diz que está apoiando Dário. Sontag garante que o vice de Amin (o petebista Renato Marques) está prestigiado e que o partido (ou pelo menos parte dele) continua na campanha contra Dário.

No PDT a situação é mais ou menos a mesma: o presidente estadual do partido, Maneca Dias, abraçadinho com LHS e, por conseqüência, com o Dpario, está sendo desafiado pelo deputado estadual da sigla, Sargento Soares, que publicou em seu site um apelo à renúncia do presidente (veja nota abaixo).

No DEM, ao mesmo tempo em que anunciava o acerto da troca de apoios entre Joinville e Florianópolis, alguns líderes da sigla jogavam pra torcida, dizendo que por eles não teria ocorrido a formalização do apoio. E o jovem candidato botou a viola no saco e foi cantar em outra freguesia, que de bobo não tem nada.

O PSDB estava, até há pouco, em cima do muro. O que, segundo as más línguas, é uma característica tucana. O diretório estadual, presidido pelo vice-Pavan, deu o recado: apóia logo senão desembarca todo mundo. Hoje, Pavan diz que não usou exatamente essas palavras, que fez apenas uma sugestão, uma indicação, mas quem decide é o diretório municipal. Que é, na verdade, o deputado Marcos Vieira.

Dário e Vieira estariam reunidos hoje à tarde para acertar os ponteiros. Eles têm longa trajetória de entendimento. Afinal, como Secretário da Administração do governo LHS, passaram pela pasta de Vieira todas as licitações e contratações das empresas da família Berger pelo governo. Vieira também abrigou, numa das diretorias da Secretaria, o ex-colaborador de Dário Berger na prefeitura de São José, Constâncio Maciel. Que foi diretor-geral e secretário da Administração interino, quando Marcos Vieira se afastou. Agora o Constâncio é novamente secretário do Dário na prefeitura de Florianópolis.

Marcos Vieira concorreu a deputado estadual em dobradinha com Djalma Berger, que concorria a federal. E Dário abrigou, na prefeitura, o Dr. Juca, cuja eleição a vereador teve empenho pessoal de Marcos Vieira. Ou seja, há um longo histórico de entendimento entre as partes. Não vejo por que agora haveria algum atrito. É provável que seja apenas um beicinho pra valorizar o passe. No fim acabarão se acertando.

E aí, é claro que alguns setores do PSDB ficarão descontentes. Muita gente acha que LHS menospreza os tucanos e que os peemedebistas sempre ficam com o filé, na divisão do bolo, no governo. E que seria uma boa oportunidade para dar um troco, voltando para os braços do careca (onde já estiveram, quando Ângela foi prefeita).

A NOTA DO PSDB

Tinha acabado de escrever o texto acima, quando recebi a nota abaixo, enviada pelo gabinete do deputado Marcos Vieira (hum... ele despacha assuntos do diretório municipal na Alesc), que diz que os tucanos continuam em cima do muro:
“Dário Berger (PMDB) fez na tarde de hoje a primeira visita ao deputado Marcos Vieira, presidente do Diretório Municipal do PSDB de Florianópolis, em busca do apoio tucano para o segundo turno. Em reunião na Assembléia Legislativa durante aproximadamente uma hora, Dário fez um apelo a Marcos Vieira para que converse com lideranças e militantes do partido a fim de superar as resistências.

Dário reconheceu que ainda existem restrições ao seu nome dentro do PSDB devido ao episódio de sua desfiliação e pediu a ajuda do deputado para superar resistências. Disse considerar importante a adesão do PSDB para ajudar na sua vitória. Marcos Vieira respondeu que já vem conversando com lideranças e militantes tucanos e que a unidade partidária está preservada - "seja qual for a decisão do partido, todos a abraçarão".”

4 comentários:

Anônimo disse...

Está aberta a temporada de conchavos! Quem dá mais?

Anônimo disse...

Vamos aguardar para ver quais amigos do Deputado Marcos Vieira terão cargo na prefeitura, de Florianópolis ou de São José !

Anônimo disse...

Mas o próprio Dário não desdenhou o PSDB afirmando que o partido não tem votos ?
O Dário não "queimou" o Dr. Juca na Saúde ?
O Dr. Juca não era o vice do Césinha que denunciou a corrução do Dário ?
Então porque agora essa "negociação entre as famiglias Berger e Veira" ???
$ó podem $er bon$ negó$$io$ !

Anônimo disse...

Juca não é o tal que precisou dos votos do Duduco? e depois esnobou o pobre coitado?

HUmmmm
E de Vieira em Vieira está bosta vai sem eira nem beira.

Vieirão do Amin, Vieraço do LHS...o do trem né?Trem bão, sô, viu como compensa usar bicicleta ?


PSDB é reencarnação da UND?não ganhava eleição mas sempre estava no poder?


¬¬lia