quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CÂMARA SEM CENSURA

O presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Ptolomeu Bittencourt, ligou-me há pouco para explicar o motivo dos computadores daquela Casa terem ficado, por algum tempo, sem acessar alguns sites, como este blog.

Não houve, naturalmente, censura a blogs de informação política. Mas acabamos sendo apanhados no bojo de um esforço do setor de informática da Câmara de criar alguns filtros que evitem o acesso a sites perigosos. Há uma semana, segundo me contou o presidente, tiveram lá uma infestação por vírus que deixou o sistema fora do ar por três dias. E aí estão tentando, agora, evitar que a coisa se repita.

E, como em tantas organizações privadas e públicas, foram estabelecidos filtros. Um dos quais bloqueia a palavra “blog” nos endereços. Donde a dificuldade de acesso. A correção para os efeitos colaterais desse remédio, por enquanto, está sendo colocar como exceções os endereços “de confiança” (que não contenham vírus, trojan horses ou outros códigos maliciosos). Desta forma, o De Olho na Capital já voltou a ser acessado na Câmara. E, imagino, a lista de blogs que poderão ser lidos será composta com as contribuições de todos os gabinetes, até que a navegação por lá consiga unir a segurança que toda rede corporativa precisa ter ao livre acesso às fontes de informação e opinião.

Em tempo – Registro também e-mail que me enviou o vereador Guilherme Grillo:
“Caro César, aqui é o seu leitor diário Guilherme Grillo. Como Vice Presidente da Câmara, te informo que já falei com o Presidente Ptolomeu agora há pouco, a respeito do acesso ao teu Blog, via computadores da Câmara. Eu próprio ontem a noite tentei acessar e não consegui. Hj cobrei dele, que também se mostrou surpreso com a minha indagação. Ele também não sabia, mas como o acesso da camara é via Ciasc, talvez isso esclareça a questão. Evidente que será restabelecido o acesso. Abraço e desculpa em nome da Câmara.”

3 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei meio grilado com uma coisa.
Se o nobre edil é leitor diário, já deve, como homem de opinião, ter dado pitaco por aqui.
Mas não lembro de ter lido o nome dele...
Seria ele mais um dos leitores que não querem deixar o "CeU" na reta e optam por ficar no anonimato?
Se ele, tão poderoso, fica na moita,então tô mais do que certo em ficar atrás do toco.

Cesar Valente disse...

Ô das 4:38, muita gente lê sempre estas maltraçadas. De todos os partidos e das mais diversas posições. Ainda bem, né?

Anônimo disse...

Ah tah..., Mas aquele artigo sobre Acessibilidade na Web presente no EngovBlog http://egovblog.ciasc.gov.br/2008/09/21/acessibilidade-na-web-inclusao-digital-e-social/ ainda continua inacessível para os funcionários públicos (por causa dos vídeos do IouTubio, só no PC caseiro). Vai ser Acessível assim lá na cada do k.....