terça-feira, 26 de agosto de 2008

NEPOTISMO TERCEIRIZADO

Leitor lembra que além das diversas formas de disfarçar nepotismo e favorecimentos nas repartições públicas, há ainda o uso das empresas terceirizadas para esse fim.

Por algum motivo ainda não esclarecido, sempre que um órgão público contrata uma empresa para prestar algum serviço, abriga, agasalha, acolhe, um número x de pessoas indicadas pelo chefe da repartição que contratou a empresa.

Assim, em tese, um secretário pode empregar sobrinhos, vizinhos, cunhados, cabos eleitorais, na empresa que fornece a mão de obra “temporária” para o governo, sem correr o risco de dizerem que é nepotismo ou coisa parecida. Afinal, pra todos os efeitos, a contratação foi feita por uma empresa privada. E as criaturas não recebem proventos, soldos ou qualquer tipo de remuneração diretamente dos cofres públicos. Recebem salário pago pela empresa. Que, no fim das contas, é mantida pelo dinheiro público, mas isso são outros quinhentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tava no site da RBS a nota abaixo. Pergunto, isso não é nepotismo? Dois irmãos condenados pelo mesmo tribunal?
"Ou instaure-se a moralidade, ou locupletemo-nos todos!" já disseram. Leiam e opinem, por favor, não estou entendendo mais nada!
“O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou nesta quarta-feira os irmãos Dário e Djalma Berger a devolverem aos cofres públicos cerca de R$ 500 mil. Os dois são acusados de má gestão administrativa.
Analisando contratos da prefeitura de São José, os técnicos do tribunal encontraram irregularidades em obras de infra-estrutura viária no período em que Dário era prefeito e tinha o irmão, Djalma, como secretário municipal de Obras.
Hoje, Dário é prefeito de Florianópolis e candidato à reeleição. Djalma é deputado federal pelo PSB e postulante à cadeira de prefeito em São José. Os Berger foram condenados por não terem comprovado a realização das obras contratadas à De Faria Construções Ltda. O tribunal também identificou superfaturamento nos contratos com a empresa Radial Engenharia Construções e Dragagens Ltda. Segundo o TCU as irregularidades "provocaram significativo desequilíbrio econômico-financeiro do contrato". Os dois têm 15 dias para responder ao TCU".

Anônimo disse...

Tinha uma revista da Disney - Pato Donald, talvez - onde uns personagens, chamados Irmãos Metralhas, apareciam de vez em quando. Nunca mais vi as revistas, mas dos irmãos eu tenho notícias sempre.
Alguém sabe o nome da revista? E dos irmãos?