sexta-feira, 31 de outubro de 2008

VAI COMEÇAR O FESTERÊ


Não é todo dia que um jornal diário completa 30 anos com a vitalidade deste nosso DIARINHO. A grande data será no início de 2009, mas estão sendo preparadas muitas comemorações para que a ocasião seja adequadamente lembrada e festejada.

A primeira festa será no próximo dia 9, domingo, no Iate Clube de Cabeçudas. Uma feijoada, a partir da uma da tarde, com tudo que uma boa feijoada precisa ter, a um precinho módico: R$ 30,00.

Além da festa, o DIARINHO vai ganhar roupa nova porque, como todo aniversariante, precisa estar bem vestido para receber os parabéns. Um novo projeto gráfico para o jornal de papel e um novo site para o jornal na internet (finalmente vocês, que não são assinantes, conseguirão ler e ver mais coisas do que apenas a capa no www.diarinho.com.br) estão em fase final de elaboração e, se não acontecer nenhum imprevisto (toc-toc-toc), serão apresentados aos participantes da feijoada.

O DIARINHO, não sei se vocês sabem, tem investido bastante também para melhorar as condições de trabalho de seus jornalistas. Uma reforma na sede do jornal, em Itajaí, ampliou o espaço da redação, melhorou o sistema de ar-condicionado, incorporou novos equipamentos e agora oferece outro nível de conforto pra turma que faz o jornal.

Além disso, o sistema informatizado que gerencia a produção do jornal é o mesmo utilizado em alguns dos grandes jornais do mundo.

E tudo isto está sendo feito sem que o DIARINHO se descuide da sua maior conquista: a linguagem coloquial, solta, peculiar, que o torna único e irresistível. Enquanto os leitores estão abandonando os jornais convencionais, que usam uma linguagem chata, excessivamente formal, muitas vezes metida a besta, as vendas do DIARINHO em bancas são crescentes ao longo dos anos. Um crescimento consistente, resultado da conquista de novos leitores, todos os dias, de Florianópolis a Barra Velha. Em Balneário Camboriú e Itajaí, onde o jornal é líder inconteste de vendas há vários anos, a posição se mantém inabalável.

É claro que o DIARINHO 3.0 tem várias diferenças em relação ao jornal dos primeiros anos. Houve uma evolução, iniciada e estimulada pelo seu criador, o lendário Dalmo Vieira, e executada com capricho pela neta que ele escolheu e preparou para dirigir o jornal, Samara Vieira. A evolução, contudo, soube preservar o essencial: o espírito de independência, de destemor, de apego à liberdade e a linguagem acessível, que formam o legado do velho Dalmo (na foto acima).

O Dalmo criou o DIARINHO a partir da rua. O que se dizia nas mesas dos bares, nas esquinas, o jeitão que o povo falava, foi trazido para as páginas do jornal. Um jornal popular legítimo, nascido das conversas que correm de boca em boca, que chega aos 30 anos tão revolucionário como era ao ser criado.

Nas escolas, nos seminários internacionais, nas discussões de alto nível sobre jornalismo, nada tem sido dito sobre jornal e jornalismo, nos últimos anos, que o DIARINHO não tenha no seu DNA:

Interatividade, participação do leitor? Ora o leitor manda no DIARINHO há décadas, seus reclamos, às vezes até contra o jornal, sempre tiveram espaço destacado.

Linguagem atraente? Hehehe, isto é conosco mesmo.

Credibilidade, exatidão das informações? Esta é uma conquista diária. Justamente porque está sempre aberto à crítica do leitor e de suas fontes, o jornal procura, obsessivamente, acertar. E, quando erra, não faz desmentidos envergonhados em letra miúda, num cantinho escondido: se for o caso, admite o erro na capa. Essa preocupação diária com a informação correta, está na base da credibilidade do jornal.

Só os preconceituosos que não conhecem direito o DIARINHO acham que a linguagem solta, a gíria, o português coloquial, significam que as informações são obtidas e divulgadas sem rigor. Não existem estudos comparativos, mas desconfio que o volume de informações erradas ou equivocadas publicadas no DIARINHO seja muito menor que o de vários outros jornais que se apresentam como “sérios” apenas porque seus textos são burocráticos, engessados e muitas vezes incompreensíveis.

Por tudo isso, quem conhece e lê o DIARINHO com freqüência não quer saber de trocar. E torce para que o jornal, um dos poucos em Santa Catarina que vende, em média dez mil exemplares por dia, melhore sempre mais e fique, com a idade, cada vez mais bonito, mais sábio, mais interessante, divertido e independente.

E, no domingo, quem puder deve dar uma chegada à primeira festa. Mas corra, porque serão vendidas só umas 200 camisetas/ingresso.

Longa vida ao DIARINHO! 


Pros míopes, que não conseguiram ler no cartaz:
PRIMEIRA FESTA DO DIARINHO 3.0
DOMINGO DIA 9/11 – A PARTIR DAS 13h
Iate Clube Cabeçudas
Para comprar a camiseta-ingresso: (47) 3249-5920
Facadinha: só R$ 30,00 por pessoa
Samba e choro: Siriguidum

Um comentário:

Anônimo disse...

30 anos, mas um corpinho de 29! Parabéns, Diarinho!