segunda-feira, 13 de outubro de 2008

AS CONTINHAS DOS APOIOS

O colega Moacir Pereira estava comentando, numa nota, o apoio do PCdoB ao Amin no segundo turno e disse, a certa altura: “Angela Albino e seus 29.537 votos podem neutralizar o apoio do DEM, cujo candidato obteve 30.854 sufrágios”.

Isso, é claro, se todos os que votaram no Cesinha Jr. topassem a mudança de rumo e aceitassem a proposta do partido. Não sei se dá pra contar com todos os votos. Da mesma forma, também não dá pra imaginar que todos os que votaram na Angela vão agora engolir o Amin. É possível que alguns prefiram o Dário.

Portanto, os apoios são importantes, representam respaldo político, etc e tal. Mas não dá pra contabilizar os votos que alguém recebeu numa eleição como intenção de voto no segundo turno. Embora sempre exista a possibilidade de muitos eleitores acompanharem a nova proposta apresentada por seu candidato, é uma nova situação cuja resposta vai depender, literalmente, da cabeça de cada um.

8 comentários:

Anônimo disse...

Estas leituras tendenciosas...
Todos os jornais de todo o País têm nas pesquisas uma leitura correta dos prováveis resultados do 2º Turno. Você mesmo disse "Dário Ganhou". Mas no outro dia, vem todos os colunistas falar do apoio do Tico Lacerda de um partido que não existe, do Mosquito, que não tem nem o voto dele mesmo e da Angela Albino, que não tem o poder de transferir nem 10% dos votos dela.
Nada mudará o resultado do pleito. O Dário sairá com mais de 60% de apoio das urnas.
Pode agendar o enterro do Amin, dia 26, às 17 horas, no Itacorubi.

Anônimo disse...

E o enterro da ética, da honestidade, de um projeto ecológico de cidade, da Moeda Verde? Serão marcados para o mesmo dia?
O Sr. Dário, já condenado e com vários processos pendentes na justiça, vai fazer algum discurso? O LHS vai colocar a pá de cal, mandada de Portugal?
Haverá uma homília - "Corruptorum Vencetorum" - lida por uma autoridade de alguma igreja compatível (conheço várias)?
São questões que devem ser pensadas, junto com o enterro do Amim, não é, caro 2:08?

Anônimo disse...

Deu prá bola. Dário já levou.
Tá cheio de rolo na justiça?
Que a justiça seja feita.
O Amim perdeu o bonde da história.
Ético, ele? Quem foi prefeito indicado pelos militares, ganhou eleição suspeitíssima em 82, não deveria nem levantar a lebre. E o tal cheque do porto de sao chico, hein?
Ortn do DAE?
É o roto falando do rasgado.
Se é assim, deixa o povo votar e fazer valer a democracia.

Anônimo disse...

A arrogância e a prepotência mostram o caminho que vamos trilhar. Não tem justiça, não tem partido, não tem ética, não tem honestidade, não tem nada pra respeitar. É a nova oligarquia catarinense, que faz as leis, o dinheiro, que compra consciência e apoios. A gente vai ter que aturar, especialmente essa sargentada puxa-saco.

Anônimo disse...

Prepara o cadafalso,pois o improbo Dário não vai longe...

Anônimo disse...

Caro Cesar,

Estudei contigo na Federal.Gosto e sempre visito tua página, depois que tua filha me deu a dica, no local onde fui buscar o livro autografado do Francisco Amante. Não costumo comentar, mas ao ver o latim "aminiano" e macarrônico do anônimo"corruptorum vencetorum", tive de rir. Mas ele tem certa razão e maior teria se tivesse dito "Vae victis!" Uma derrota do Amin lhe trará o anátema: "Nem pra prefeito"! Quanto ao Dário, certamente perderá espaço para outras lideranças.
Quanto à migração dos votos da Ângela, percebo esses eleitores,em maior sintonia com Amin, pois apesar do seu passado, atualmente é ele que representa "o do contra" que penso ser o sentimento predominante desses eleitores. Quanto à migração dos votos do DEM, Dário tem contra si as rusgas do 1º turno. Só uma análise bem meticulosa dos resultados das urnas no 1ºe no 2º turno, dirá para onde migraram esses votos. Não quero ser profeta e, nem de longe, me arvorar em formador de opinião, apenas algo me faz intuir: nesse particular, o Amin leva a melhor. Para não deixar dúvidas ou suspeitas, diria que 99 também é uma alternativa.
um abração, waltamir

Anônimo disse...

O Partido Verde ainda não amadureceu. O presidente do Diretório Estadual, Gerson Basso, que foi candidato a senador na chapa liderada por Esperidião Amin em 2006 e candidatou-se a vice-prefeito em 2008 na chapa de Nildomar Freire, do PT, agora apóia “desde criancinha” a candidatura Dário Berger, aquele da Moeda Verde. Tanta cor no pedaço ensejou o boato que “correu um verde por fora” na adesão. Muita gente do partido questiona a decisão do Gerson (“tem que levar vantagem em tudo, entende”), que coloca a legenda naquele patamar dos partidos de aluguel, sem ideologia. Digamos que neste caminhar o partido Verde pode começar a ser chamado de Partido Marrom!

Anônimo disse...

O Amin não morreu e nem vai morrer. O Amin é hoje o catarinense mais combatido pelas demais lideranças fracas do Estado. Todos acreditam no potencial do Amin, e por isso, todos se unem contra ele. Sinal de que o homem não é fraco não. e está provando que tem fôlego de gato.