sábado, 15 de dezembro de 2007

FOLHA CORRIDA

O Ministério Público de Santa Catarina exigiu e o secretário de Comunicação de Itapema atendeu: a prefeitura só vai anunciar em veículos idôneos. Boa medida. Diante da proliferação de jornaizinhos caça-níqueis e/ou picaretas, tem mesmo que tomar cuidado e só anunciar em jornais que de fato circulem, sejam lidos e tenham profissionais no comando.

Só que, a alturas tantas, surge uma exigência descabida: pedem “a relação dos jornalistas responsáveis pelo periódico/programa/veículo, com os números de inscrição dos seus editores responsáveis na Fenaj e/ou Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina”.

Isto é uma rematada bobagem: a sindicalização é optativa. O exercício profissional do jornalista não é assegurado pela filiação ao sindicato, mas pelo registro no Ministério do Trabalho.

No Brasil, nenhum jornalista precisa ser filiado a sindicato para editar periódico de qualquer tipo. E não existe “inscrição na Fenaj” (a Fenaj é a entidade que reúne os sindicatos). O mais estranho é que a informação foi distribuída pelo próprio sindicato dos jornalistas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Só uma pergutinha. Posso?
Quem é, atualmente, o "presidente" de nosso ex-sindicato.
Se não abusar de tua paciência, à que "orgão" ele (o presidente) é "dependente"?
Strix.

Anônimo disse...

E não é que a toda poderosa se rendeu ao Diarinho? Vejam o clip no blog do Cacau. O título do post é: Floripa destruída

Anônimo disse...

J.L.CIBILS
FOTOJORNALISTA

Para Bom endendimento, pelo que eu saiba, todos os registros Profissionais da categoria, foram de comum acordo entre o trt e o Sindicato que o Orgao que nos representa cuidase do encaminhamento dos registros, indenpendente ser ou nao socio do Sindicato dos Jornalistas.
Quanto a saber quem e o nosso presidente..........
Faça uma visita ao Sindicato ou ligue e fale com a Luciana que e a Secretaria, ela vai atender e dar todas as informaçoes que deseja.
Ah, nao esqueça de perguntar o que o nosso presidente fez ate hoje por nos, posso te adiantar, todos os presidentes que tive a honra de conhecer, desde o Sergio Murilo ate hoje com o Rubens na Presidencia, todos lutaram muito pela categoria, e o Rubens incansavel esta sendo o Presidente que mais fez visitas nas redaçoes pelo estado inteiro, mesmo com muita dificuldade ate fisica ele tem se mostrado um grande lutador.
Falta e UNIAO, coisa que nao existe muito por aqui.......

Leandro Damasio disse...

corporativismo.