sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

TRANSPARÊNCIA OPACA

O governo do estado continua mantendo seus atos à margem da publicidade fácil, barata e ágil que a Internet propicia. Ao recusar-se a colocar o Diário Oficial do Estado na rede, LHS e sua equipe demonstram que ainda não entenderam direito o significado de conceitos como governo eletrônico, modernidade e transparência.

Os defensores mais entusiasmados vão atulhar minha caixa postal com os vários prêmios que o Ciasc tem recebido, de “melhor governo eletrônico do sul do mundo”. Tudo bem, ótimo, então me digam, e o Diário Oficial na Internet?

Aos poucos, os antigos parceiros do Diário Oficial de papel estão caindo fora. O poder Judiciário foi o primeiro. E agora o Tribunal de Contas do Estado anuncia que a partir de maio vai publicar seus atos no seu próprio diário oficial eletrônico. E vai parar de usar o DOE.

Para um governo tão preocupado com o discurso da modernidade, as palavras do presidente do TCE, José Carlos Pacheco, devem soar como navalhadas: “O TCE não pode ficar à margem desse novo ambiente, até porque sempre esteve no grupo de vanguarda em matéria de tecnologia da informação para o exercício do controle externo”, disse.

O governo do estado vai continuar à margem, então, vendo a banda passar. E publicando (dependendo da conveniência, com atraso de dias ou semanas), um jornal de papel com tiragem ridícula, difícil de encontrar, complicado de pesquisar. Ótimo para quem tem coisas a esconder, péssimo para quem se diz tecnologicamente avançado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cesar, esse atraso conveniente das edições do DOE é crime, permite toda sorte de falcatruas. O Ministério Público já deveria ter acionado judicialmente o órgão responsável, e o TCE, em vez de procurar alternativa às suas publicações, deveria cobrar a moralidade nas publicações oficiais.

Mudando de assunto, o CADE deu uma cacetada na UNIMED, que foi obrigada a publicar um anúncio enorme nos jornais de hoje, tornando pública a pena. Bem feito!

Anônimo disse...

Transparência no governo LHS? Você tá de gozação... Só se na roupa do pessoal ("da" pessoal) que trabalho no Centro Administrativo. Jão deu uma olhada lá por dentro? Jesus! Isso que é internet!

Anônimo disse...

O último parágrafo do post já
explica toda a questão.