sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

CRISE? QUE CRISE?

No dia 25, às 18h17min, a agência de notícias oficial do governo, a Agência Brasil, publicou uma nota sob o título “Anac lança cartilha de orientações para quem viaja de avião”.

Tratava-se de uma cópia digitalizada da cartilha Verão no Ar 2008, que estaria disponível no site da Anac. “Além de explicar os direitos e obrigações dos usuários do transporte aéreo, o guia do passageiro apresenta orientações básicas para quem quiser evitar contratempos durante as viagens”, dizia a notícia.

Pois bem, menos de 24h depois, na quarta, 26, não só a cartilha tinha sido retirada do ar, a pretexto de “ajustes” no seu texto, como também o site da Anac, onde usuários do transporte aéreo poderiam buscar informações, estava inacessível.

A cartilha, que tinha 68 páginas e prometia ser um guia seguro para os passageiros à beira de um ataque de nervos, não tem previsão de voltar a ser publicada.

O episódio só mostra que os trapalhões da Anac não eram só aqueles diretores que foram demitidos. Tem mais gente lá batendo cabeça e metendo os pés pelas mãos. Ou o caso do manual censurado teria sido uma sabotagem do raivoso e vingativo Zuanazzi?

Update da madrugada: é claro que ontem o manual voltou a ser publicado e o site da Anac também retornou ao mundo dos vivos. Não sei que tipo de coisa aconteceu nas internas, mas espero que alguém tenha levado uns bons puxões de orelha (embora merecesse um pé na bunda).

Pra ler ou baixar a tal cartilha (em pdf), basta clicar aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse tipo de cartilha já existiu há muitos anos, implementado pelo antigo DAC, que aliás dava um banho na ANARC. Grande parte dos técnicos da ANARC ainda são oriundos do DAC, mas a grande diferença é que agora são chefiados por políticos que não entendem coisa alguma e bagunçam tudo.