sábado, 9 de fevereiro de 2008

TIPO EXPORTAÇÃO

Estava meio de varde, comendo umas goiabinhas, quando um passarinho matemático, daquele do papo roxo, pousou no meu ombro e começou a cantar. Dos chilreios e trinados, só entendi o seguinte: “soma um mais um, pô, e dá uma olhada na secom tô”.

Com os neurônios severamente danificados pela idade e pela má qualidade da cerveja ingerida nas últimas 72 horas, custei pra entender. Mas aí uma loira (amiga minha, vocês não conhecem), que costuma aparar minhas sobrancelhas, matou a charada: “experimenta achar, na internet, a Secom do Tocantins e daí soma um mais um”.

Dito e feito. Achei lá a foto acima, que mostra, da esquerda para a direita, o deputado federal Djalma Berger, a deputada federal Nilmar Ruiz (DEM-TO), o empresário/cônsul Carlos Amastha, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e o embaixador da Colômbia, Mario Galofre Cano.

Pra quem não relacionou o nome à pessoa, Carlos Amastha foi o empreendedor do Floripa Shopping, que, tendo como fiel escudeiro o ex-vereador Marcílio Ávila, travou a memorável guerra dos shoppings, contra o empreendedor do Iguatemi, cujo escudeiro era o ex-vereador Juarez Silveira.

Pois bem, na foto, tirada no palácio do governo (pelo Valério Zelaya/Secom-TO), eles olham a maquete do centro cívico de Palmas, capital do estado, que está em construção. E a visita ao governador (com quem a comitiva almoçou), deveu-se ao fato que, naquele dia (22 de novembro de 2007) foi feito o lançamento oficial do Capim Dourado Shopping, que será construído pela Skipton Empreendedora e Administradora de Shopping Centers. Carlos Amashta é o presidente da Skipton.

O governador MM, aliás, tem, em comum com os Berger, a origem e a mobilidade: era do PFL, passou para o PSDB e agora está no PMDB.

E por uma dessas coincidências do destino, o diretor do grupo gestor do Capim Dourado Shopping Center, é o manezinho Adir Gentil (igualmente ex-PFL). O Adir deve ter ficado muito contente do deputado Djalma ter ido ao lançamento porque, afinal, são velhos companheiros e até trabalharam juntos na última campanha eleitoral.

Feliz mesmo deve estar o Amastha, de poder contar com a ajuda do experiente Adir e o apoio do deputado Djalma, entre outros amigos que fez durante a batalha dos shoppings de Florianópolis, para vencer os eventuais obstáculos que forem aparecendo em Palmas.

O terreno do shopping Capim Dourado tem uns 98 mil m2 (a área construída será de cerca de 37 mil m2) e fica contíguo a uma área de preservação permanente, que tem até um riozinho que o Amastha, com a experiência adquirida nos embates florianopolitanos, já prometeu cuidar.

Como o Capim Dourado é o único shopping em construção em Palmas, provavelmente a coisa será um pouco mais tranqüila do que foi aqui.

Esclarecimento: ao publicar o texto acima, no jornal e depois aqui, tinha colocado, na identificação da foto, a informação que ali estavam o deputado Djalma “e esposa”. Alertado por alguns leitores, fui buscar a confirmação e, de fato, aquela senhora ao lado dele não é a esposa. E aí retirei do texto a referência e farei, na coluna de amanhã, no jornal, uma retificação. Como não a conheço, fiz a confusão baseado, primeiro, num texto do site do governo do Tocantins, que, ao relacionar os presentes, informava que o deputado “estava acompanhado pela esposa”. E aí, quando vi os dois de braços dados na foto abaixo (que não usei antes porque o enquadramento do fotógrafo cortou o rosto da moça), achei que ela fosse ela. Mas não é. Desculpem a trapalhada que, em todo caso, em nada altera a informação central da nota acima.

Em tempo: pra quem ficou curioso, aquela (e esta, abaixo) é a deputada federal Nilmar Ruiz (DEM-TO). Foi o próprio deputado Djalma Berger que me informou o nome da colega. Ele disse, há pouco, que foi uma viagem rápida, apenas para prestigiar o amigo Amastha, que além do shopping tem outros empreendimentos no estado. Não estava acompanhado nem da esposa, nem do irmão.

15 comentários:

Anônimo disse...

Que bom ver esse pessoal lá em Tocantins. Aproveita e leva mais alguns junto, inclusiveo Sinduscon para gerar empregos.

Anônimo disse...

Leva junto o Marcílio, o Juarez, os irmãos do Djalma, mas pelo amor de Deus, mantenha todos ocupados por lá para que não voltem !!!!

Anônimo disse...

Muito antes desse colombiano aportar por aqui, parece que teve participação num Shopping de Maringá, que quebrou e deixou comerciantes na m.. Como se percebe, Tocantins nunca mais será o mesmo. Coitados deles, e felizes de nós. Só esqueceram de levar o chefe da equipe...

Anônimo disse...

é o que se pode definir como uma agradável ausencia.

Anônimo disse...

Não se iludam, se fosse para ir embora, o colombiano não estaria acompanhado do Djalma e do Adir Gentil !
O colombiano é cidadão honorário de Florianópolis, discursou na posse do Dário, frequenta a "Casa d'Agronômica" e foi quem indicou o Marcílio para a SANTUR!

Anônimo disse...

O que será que o pessoal do MPF fará. Será que eles tem convênio com o pessoal do MPF de TO ?

Anônimo disse...

Esses passarinhos sabem de tudo... Um outro me disse que o Prefeito Dário Berger estava presente na festa de lançamento do tal shopping, que aconteceu no dia 22/11 (uma quinta). Se for verdade, qual seria o interesse dele, lá nos cafundós do Brasil, bem longe de onde ele deveria estar trabalhando?
Será que o Secretário de Comunicação de Florianópolis saberia informar se houve alguma viagem do Prefeito próxima a esta data? Caso positivo, qual seria o motivo? Oficial? E qual o dia da ida e também do retorno? E quem bancou as despesas?
Até espero ele responder primeiro aquela questão da Dra Analúcia Hartmann, desde que responda...

Anônimo disse...

Ô César, tem uma outra foto na qual o Djalma está mais elegante:

http://www.clebertoledo.com.br/galeria_fotos.php?album=17dd40e25582c1963430b81b2bb35e23

É a penúltima.

Deve ser ele, mas ficou uma pequena dúvida, pois na legenda está Deputado Federal Djalma "Berguer". Será que é um clone???

Anônimo disse...

Esta mulher não é a esposa do deputado Djalma.

Anônimo disse...

Cesar, com certeza essa mulher não é a esposa do Djalma. A esposa dele (que é morena e trabalha na Procuradoria Geral do Estado) deve estar muito feliz de você ter publicado essa gracinha de foto pra gente ficar se perguntando quem é a loira sorridente que acompanhou o marido dela naquela viagem...he he he

Anônimo disse...

O leitor tem razão, a moça loira não é a esposa do Djalma. Vejam: http://www.an.com.br/colunistas/2007/fev/fotos/16ben01.jpg

Anônimo disse...

Cadê o Marcílio?

Anônimo disse...

Ahahahhaa!!! Vai ver por isso colocaram "Berguer". Era pra despistar !!!

Anônimo disse...

Que asunto tipo revista amigas, que coisa, sera que é mesmo amizade?

com a palavra a esposa, ficamos na espera.

Anônimo disse...

Mas que deputada, não? Gostei... E, eles lá, é motivo de festa cá!