sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

NOTA DE FALECIMENTO

A tristeza, que deveria estar morta e enterrada pra que o Carnaval pudesse cumprir sua função, está mais ativa que nunca. E além da morte estúpida do Avez Vous e de toda a tristeza que a chuvarada causou, ainda tem mais esta: a RBS fechou ontem o suplemento AN Capital, de A Notícia. Foram demitidos 12 profissionais que atuavam na redação de Florianópolis. Sete deles, repórteres. Os demais exerciam outras funções.

Da equipe inteira, a RBS manteve três repórteres que vai aproveitar nos seus veículos da capital. E o A Notícia, outrora grande jornal estadual, com sede em Joinville, será em breve transformado num produto local, no máximo regional, em formato tablóide, tal como foi feito com o Jornal de Santa Catarina, de Blumenau.

O grande problema dessa redução do número de provedores de informação é justamente o empobrecimento da diversidade. Como diz o Sindicato dos Jornalistas na sua nota oficial sobre o falecimento, “sem o AN Capital, a comunidade perde uma possibilidade de visão diferenciada sobre os fatos”.

Na verdade, a visão diferenciada não acabou ontem, com o fechamento do suplemento: acabou quando o jornal foi incorporado ao grupo que detém a hegemonia da audiência em muitas regiões de Santa Catarina.

Jornais como o DIARINHO tornam-se, a cada dia, mais importantes (e raros) como fontes independentes e confiáveis de informação e opinião.

Update da madrugada: O Carlos Damião, no seu blog, faz um bom (e emocionado) resumo da história do AN Capital.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro César,

O que será que pensa o presidente da Associação Nacional de Jornais?
Quem é ele? Quem???

Retirado do site da ANJ (grifos são meus):

A ATUAL gestão da ANJ elegeu como seus três grandes objetivos:
- Defesa da liberdade de imprensa.
- REPOSICIONAMENTO DOS JORNAIS BRASILEIROS PERANTE O MERCADO.
- Valorização do jornal na educação e na construção da cidadania.

Ou seja: Cuidem-se vocês e outros que remam contra a correnteza, porque dos três objetivos, só um eles buscam com afinco: Dominar tudo.

Anônimo disse...

Fica esperto. Daqui a pouco te compram também!

Ricardo Langer disse...

Olá Cesar! Por curiosidade, quantos exemplares o AN vendia em Florianópolis em média por dia? 500? Também não tinha muitos anunciantes...