O Ilton Dellandréa, um daqueles apaixonados pelo Diarinho que me dá a honra de também ler esta coluna, comenta no seu blog Jus Sperniandi, sobre o Aeromóvel. É um trem urbano projetado pelo engenheiro Oskar Coester no início da década de 60, no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre chegou a ser construído um pequeno trecho, como protótipo e demonstração. “Movido a ar comprimido, o projeto prevê o transporte de 136 passageiros por veículo articulado em linha simples à velocidade de até 80 km por hora” explica o site www.aeromovel.com.br.
Lá tem um artigo que conta que, em 1989, “o aeromóvel foi instalado numa linha de 3,5 km num parque de Jacarta (Indonésia). Até hoje é a única linha em operação comercial no mundo”.
Ilton sugere que o LHS, que anda à procura de um “metrô de superfície” vá até Porto Alegre dar uma olhada no projeto. Hum... talvez seja mais fácil convencer o LHS ir até a Indonésia. Mas não sei não... parece que não é suficientemente caro.
Portugal: o problema do 25 de Novembro.
-
O problema do 25 de Novembro é que a sua história e celebração obrigariam a
oligarquia a reconhecer que a democracia assentou numa coligação diferente
da...
Há 12 horas
3 comentários:
Indonésia? Se fosse na Russia ele já estava lá.
O Aeromóvel é uma excelente proposta. Talvez, até, a que fique mais próxima do tal de "metrô de superfície".
Também não acredito em uma viagenzinha de LHS a Porto Alegre. Mais fácil é ele ir novamente a Paris ou a São Miguel do Oeste.
Alguém tem dúvida de que se ele tiver que ir pra algum lugar, é pra Indonésia?
Assim,depois, ele pode dar uma passadinha em Bali pra pegar umas ondas...
mas acho mesmo que ele vai achar algo parecido na Europa pra visitar.
E por falar em transporte, e as barcas que ele conheceu sei lá aonde, não vão vir?
Postar um comentário