sábado, 29 de setembro de 2007

SE FICAR, O BICHO...

Leitores enviaram provocações e questionamentos sobre esse ciclo de palestras que a Assembléia Legislativa está bancando. Uns reclamam por não terem conseguido lugar, outros que a despesa com palestrantes é grande e querem discutir a eficácia disso.

Pois é, quando a Assembléia começou o programa Brasil em Debate eu suspeitei que isso iria acontecer: assim como os poderes públicos são criticados quando não fazem nada, quando fazem alguma coisa também levam cacete. Não tem muita escapatória.

Quanto à lotação, da mesma forma: se sobrasse lugar, porque o palestrante era pouco conhecido ou muito chato, a turma reclamaria. Como falta lugar, porque há muita procura, também reclamam. A saída, nesse caso, seria realizar o evento fora da Assembléia, num auditório maior. Mas aí perderia a característica de levar as pessoas até aquela Casa de Leis.

Ou seja, como em tantas outras atividades, não tem como agradar a todo mundo. Mas, de qualquer maneira, a Assembléia abriu a oportunidade para que muita gente, tanto pessoalmente como pela TVAL, tivesse contato com o jornalista Caco Barcelos, a escritora Lya Luft, o esportista Lars Grael, o navegador Amyr Klink e o designer Hans Donner. Não é pouca coisa, em termos de acesso a alguns dos principais nomes da cultura nacional.

MAIS POLÊMICA
E o próximo palestrante, que estará na Assembléia dia 17 de outubro, será o jornalista Ricardo Noblat. Falará sobre jornalismo on line e o fenômeno dos blogs. O blog dele (www.noblat.com.br) é um dos mais acessados do País e, a julgar pelo que seus críticos dizem, ele tanto é um tucano anti-lula, quanto um petralha lulista. A polêmica sobre o Brasil em Debate, com este novo convidado, provavelmente se manterá acesa. O que não é ruim, para um programa que tem debate no nome.

De qualquer forma, Noblat é um dos principais jornalistas brasileiros, responsável por uma fase brilhante do Correio Braziliense. Na internet, é provavelmente um dos poucos jornalistas que consegue obter seu sustento de um blog.

Nenhum comentário: