sexta-feira, 21 de setembro de 2007

JND EM NOVA FASE

O jornal Notícias do Dia (que circula em Florianópolis e Joinville) estréia, na próxima terça, sua segunda fase. Nascido com aquela cara “popular” espantada que o Hora (da RBS) também tem, o diário do grupo Petrelli (Rede SC) vai mexer tanto no seu projeto gráfico, quanto no projeto editorial.

O novo projeto nasceu da experiência realizada, na edição de Joinville, pelo ex-diretor de redação de A Notícia, Luís Meneghim. Distanciando-se da condução dada ao jornal pelo editor de Florianópolis, Paulo Arenhardt, pelo jeito Meneghim teve, lá, mais sucesso que aqui.

A partir de terça, então, será possível ver o que o Meneghim, que é desde segunda o todo-poderoso das duas redações, entende por um jornal “um pouco menos popular”. Esta semana o Mauro Geres (ex-AN Capital), com quem Meneghim trabalhou por uns 15 anos, assumiu como chefe de redação do “novo jornal”.

Paulo Arenhardt está fora do projeto. Desde que sua licença não remunerada na Assembléia terminou, Paulo vinha fazendo dupla jornada e, segundo ele mesmo relata, andava cansado. Cumpria horário na coordenadoria de eventos da Assembléia das 7 às 13h e depois ia para o jornal, onde ficava até o fechamento, à noite.

OCUPANDO ESPAÇOS
Conheço o Luís Meneghim desde a década de 80, quando ele já era editor-chefe de A Notícia e eu assumi a edição do jornal O Estado. Eram os dois maiores jornais de circulação estadual, que estavam recebendo um concorrente de peso, o Diário Catarinense. Era inevitável que trocássemos figurinhas.

Começamos a conversar, também, porque o editor-chefe é uma criatura muito mal compreendida e não raro injustiçada, como recheio de um sanduíche difícil de administrar: a turma da redação vive falando mal e o donos do jornal também. É crítica de cima e de baixo. Uma vez, sugeri a ele que deveríamos fundar um sindicato.

O crescimento do Meneghim dentro do grupo Petrelli é positivo em vários sentidos. Primeiro, porque o grupo, reconhecidamente, não tinha expertise em mídia impressa. Entrou meio com a cara e a coragem. Mas, pelo jeito, aprendeu rápido que chefiar redações não é coisa para amadores.

A idéia do Meneghim é fazer algumas alterações no projeto editorial para que o jornal ocupe, em Florianópolis, o espaço, ainda não preenchido, do jornal O Estado. E, naturalmente, em Joinville, os espaços que a transformação de A Notícia em veículo RBS, abriu.

MERCADO APERTADO
O mercado publicitário, ao que parece, não estava dando, ao Notícias do Dia, o suporte desejado. Como motor das mudanças, estaria o desejo, dos Petrelli, de poderem qualificar seu veículo como hospedeiro de clientes não tão “populares”. No fundo, é o velho preconceito contra jornais que não seguem o padrão, que o DIARINHO conhece tão bem e que enfrentou e venceu com exemplar galhardia.

E, ao longe, de sua sede nos pampas, o grande polvo multitentacular espreita, com certeza atento aos menores movimentos dos independentes.

O IMPÉRIO AVANÇA
Por falar nisso, a nova diretoria do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Santa Catarina, que foi eleita na segunda-feira, em Joinville, mostra bem como está ficando a correlação de forças nesta área. O presidente será Marcos Barboza, do Diário Catarinense (RBS). A diretoria tem, contando com ele, 16 membros. Destes, seis representam veículos da RBS (DC, A Notícia, JSC e dois da própria RBS). Os outros dez representam, cada um, um veículo.

Teoricamente esses “pequenos” estão em maioria, mas levando em conta que poderá ocorrer alguma divisão entre eles e que a “bancada” da RBS, além de ter a presidência e a tesouraria, age em bloco, dá para ter uma idéia da força que eles terão neste sindicato. Cuja função mais visível é negociar, com o Sindicato dos Jornalistas, os acordos (e desacordos) das campanhas salariais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cesar,
Você pode mudar sua vida sempre, basta pensar diferente, sentir diferente, começar o dia de forma diferente, escolher de forma diferente ...
A primavera está chegando...
Feliz primavera!

Anônimo disse...

Que anônimo "diferente" este .....é muito "diferente".....

Valter disse...

É ta na hora de valorizarmos os outros jornais, chega de ficarmos atrelados ao grupo RBS.
Notícias do Dia já!!!!!