terça-feira, 25 de setembro de 2007

PAU NO GNG? QUÉCO?


O leitor e a leitora têm mesmo toda a razão em perguntar-me se terão alguma coisa a ver com essas figurinhas aí em cima. Tecnicamente, são chamadas de “capturas”. Imagens capturadas da tela de um computador. E mostram o site de notícias do governo do estado (dentro do portal www.sc.gov.br) em momentos de pane. Lá embaixo, depois deste texto, uma amostra de como é o site quando está normal. Nele são apresentadas as notícias oficiais, em texto e fotos.

[Para ir até o site sobre o qual estamos falando, basta clicar aqui.]

O governo usa (na área de notícias) um programa, que não sei se foi desenvolvido pelo Ciasc ou por outra empresa, chamado GNG, sigla (acho) de “gerenciamento de notícias do governo”, que é o que o programa faz.

De vez em quando, a coisa engripa. Nas últimas vezes em que encontrei a coisa pifada, fiz essas “capturas” de tela, para comprovar que o site, naquele momento, não estava normal.

Aí estão panes que ocorreram nos dias 17, 18 e ontem. Em defesa dos técnicos do Ciasc, devo dizer que em pelo menos duas ocasiões foram panes relativamente rápidas. Só deram azar de acontecer justamente no momento em que eu ia acessar o site, em busca das fantásticas fotos do LHS (como a que abre os posts desta terça-feira).

Não é coisa grave, qualquer site de internet cuja atualização é feita por muita gente, está sujeito a isso. Mas a repetição do problema deveria colocar, na testa do moderníssimo e tecnológico governo LHS, pelo menos algumas rugas de preocupação sobre a capacidade (do Ciasc ou de quem esteja envolvido nisso), de avançar no tal projeto de governo eletrônico.

E, por falar em tecnologia emperrada: alguém sabe a quantas anda a implantação do Diário Oficial On Line?.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tás tolo? Diário Oficial On Line? Já imaginou todas aquelas nomeações ali, na telinha, prá todo mundo ver? Aquelas licitações,compras, contratos com locadoras - já reparou como tem carros novos, todos prata/grafite no estacionamento em frente ao Goiabão/Melancia, vulgo Centro Administrativo, que agora é espaço privativo para só os diretores e demais beneficiados estacionarem seus/nossos bólidos? Os "outros" mesmo que exerçam suas atividades no Goiabão/Melancia, devem ir até o fundo do terreno, até quase a cidade das abelhas, que é onde sobrou vaga. Pois as mais próximas, ali no prédio da Administração, também estão com os espaços reservados com aquelas plaquinhas "Carro Oficial da Secret..".Que é onde estacionam os "comissionados e apaniguados"... Os demais, bem os demais que se explodam....