quinta-feira, 20 de setembro de 2007

CANTINHO DA MEMÓRIA

“Uma capital centralizadora”

No dia 19 de junho de 1975, o jornal O Estado (que na época era o maior jornal de circulação estadual, mas tinha sua sede e suas raízes profundamente fincadas em Florianópolis), publicou, na página 3, com um certo destaque, o resumo de uma “entrevista concedida ontem à imprensa de Joinville”. Nela, o então deputado LHS dizia que SC precisava de uma nova capital, porque Florianópolis não servia.

Bom, para quem achava que a história de que “LHS não gosta de Florianópolis” tinha surgido do nada, inventada por alguém, a matéria serve para mostrar o momento em que, provavelmente, essa “lenda urbana” começava a nascer e tomar forma.

E, ao defender “uma capital centralizadora das atividades de Santa Catarina”, LHS parecia achar um absurdo o fato de SC não ter, a exemplo de seus vizinhos, uma metrópole como capital. E ser, assim, um estado tão “descentralizado”.

É lógico que, em 32 anos, as pessoas mudam de opinião, revêem posições e conceitos. LHS, por exemplo, que defendia a centralização até geográfica da capital, parece que desistiu da idéia e agora defende a descentralização. Embora continue achando que Florianópolis não é o local ideal para a sede do governo. Tanto que criou umas 36 sub-capitais. Isto, no fundo, no fundo, não deixa de ser uma forma de mudar a capital.

Leia, abaixo do recorte, a transcrição integral da notícia de O Estado (Publicada na pg 3 do nº 18.049, de 19/6/1975).

Oposição não quer Florianópolis como capital

Joinville (Sucursal) – Em entrevista concedida ontem à imprensa de Joinville o deputado Luiz Henrique da Silveira anunciou que a bancada do MDB na Assembléia Legislativa deverá desencadear uma campanha visando transferir a capital do Estado de Florianópolis para uma cidade interiorana, “que centralize as comunicações com outras cidades, não isolando-as, como acontece atualmente”.

O parlamentar justificou a proposição, dizendo que os habitantes da região Sul torcem pelo Internacional e pelo Grêmio, “são mais gaúchos que catarinenses; os serranos e grande parte dos habitantes do Oeste são um misto de paranaenses e gaúchos, torcendo pelo Coritiba e Atlético e usando trajes típicos do Paraná”.

– O que se necessita na verdade – disse o deputado Luiz Henrique – é se ter uma capital centralizadora das atividades de Santa Catarina.

Não informou, entretanto, quando a bancada da Oposição na Assembléia pretende desencadear a campanha, nem citou locais possíveis de se transformar em Capital do Estado, assinalando, no entanto, que “já está na hora de se levantar a tese da mudança. Florianópolis, como sede de governo, está mal localizada e não atende as necessidades do povo catarinense”.

– Santa Catarina – finalizou o deputado – é na realidade um Estado com três capitais: uma localizada no litoral (Florianópolis), outra no Norte e a terceira no Sul.

Legenda da foto: Luiz Henrique acha que, de fato, o Estado tem três capitais.

Nenhum comentário: