terça-feira, 6 de novembro de 2007

O ESCUDO MANÉ

“Não mostras o teu que eu não mostro o meu”

O arquiteto Alfred Biermann mantém o “Corrupcionário”, um blog onde registra notícias e comentários relacionados com a corrupção na prefeitura de Florianópolis e em outras áreas. Já o citei aqui outras vezes. Domingo ele publicou uma crônica, com o título “O Escudo Mané”, onde levanta questões que, no mínimo, ajudam a aquecer o debate. Transcrevo-a praticamente na íntegra:
“Um aspecto pouco percebido da Operação Moeda Verde é o seu ineditismo. Atônitos, muitos dos envolvidos, além de um número considerável de pessoas em Florianópolis, tentam entender: Como foi possível tamanho estrago na reputação de diversos representantes, supostamente ilustres, da sociedade local?

A resposta é elementar, meu caro Watson: foi uma OPERAÇÃO FEDERAL! Ela escapou ao controle de danos do escudo social que protege os “do andar de cima” do edifício social chamado Florianópolis que, ao longo de anos, décadas na verdade, tem permitido acobertar desvios de verbas públicas, corrupção, roubo e delitos de toda a natureza.

Os migrantes que mudaram de outros locais do Brasil para Florianópolis descobriram rapidamente que Florianópolis é um feudo, com senhores extremamente ciosos do seu poder e dispostos a preservá-lo, a qualquer custo.

Na capital de Santa Catarina o sucesso, ou insucesso, em diversos setores da vida econômica, está diretamente relacionado à capacidade de aceitar o poder destes senhores que comandam tudo, o bom senso indica que, no mínimo, é preciso manter uma atitude neutra em relação a eles.

A origem do estabelecimento deste feudo data dos primórdios do século XX quando foi estabelecida a rivalidade entre o grupo dos “serranos” e “a alemoada do Vale do Itajaí”.

A proclamação da república e a constituição de partidos políticos deu nome a estes grupos.

Durante algum tempo foi “PSD versus UDN”, depois “Arena versus MDB”, posteriormente “PPS versus PMDB” e, em anos recentes, assumiu um novo caráter regional: “A turma de Florianópolis versus a turma de Joinville”. Nomes diferentes para a mesma situação.

A alternância do poder entre estas duas facções gerou uma necessidade comum a ambas, estabelecer um equilíbrio razoável na máquina pública de tal maneira que os eventuais ocupantes do poder estadual e municipal fossem seguramente impedidos de fiscalizar as administrações de seus opositores.

“Você não mostra o seu que eu não mostro o meu”.

Uma das estratégias que assegura este equilíbrio é o preenchimento dos cargos públicos com “manezinhos de boa estirpe” ou pessoas de outros municípios com “perfil ideológico adequado”.

Esta política por vezes gera fraudes em concursos para preenchimento de cargos públicos, faz parte do jogo, o equilíbrio precisa ser mantido.

Desta maneira, alguns órgãos da administração como a Justiça, Procuradoria Estadual e o Tribunal de Contas são rigorosamente divididos entre “situação” e “oposição”. É uma questão de sobrevivência política.

Este loteamento de cargos também atinge alguns órgãos da administração federal porém passa ao largo da hierarquia de órgãos como a Procuradoria Geral da República, Justiça Federal e Polícia Federal, sobre os quais a “República dos Manés” não conseguiu estender seus tentáculos.

Este insucesso em “domesticar” a máquina administrativa federal em Santa Catarina explica o sucesso da Operação Moeda Verde.

A “Turma de Florianópolis” e a “Turma de Joinville” não foram convidadas a opinar, antes, durante ou depois da operação. Apenas cumpriram rituais auto-ridicularizantes como os chamados “desagravos”.

A relação dos indiciados apresenta alguns nomes que são velhos conhecidos da submissa população da capital. Eles não costumam freqüentar os noticiários da imprensa escrita, falada ou televisionada mas são “figurinhas carimbadas” na “imprensa sussurrada”, a mais corrosiva e eficiente de todas.

Isto explica uma das mais extraordinárias abstenções legais vistas em Florianópolis até então: o total silêncio das autoridades estaduais em relação ao órgão mais corrupto da administração municipal de Florianópolis: a SUSP (Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos).

Diversos ex-secretários e funcionários desta secretaria foram incluídos na relação dos indiciados pela Polícia Federal.

Todos os processos de liberação de alvarás, TODOS, passaram pela SUSP.
O vereador acusado de “liderar uma quadrilha” agia como “proprietário” desta secretária, situação que foi divulgada pela imprensa local e jamais desmentida.

Pergunta-se: por quê esta secretaria jamais foi investigada pela Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina ?

Esta falta de atuação foi determinada por quem? A “Turma de Florianópolis”, a “Turma de Joinville”, ou ambas ?

As empresas de um dos indiciados pela Polícia Federal foram, em determinado momento, objeto de mais de 500 processos simultâneos na Justiça Estadual, assunto que era abordado com ironia pelo circulo de amigos deste empresário.

Pergunta-se: por que nunca foi apresentado ao público um cruzamento entre os dados da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina, a Justiça Estadual e a relação de empresários e empresas indiciados pela Operação Moeda Verdade? (...)”

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Cesar,
isonomia entre os tres poderes? Ha, ha, ha.
A copa do mundo em 2014 ja e um castigo, pior castigo dera se nossa capital for sede.
Geff.