terça-feira, 22 de agosto de 2006

TERÇA

E O MAX SE FOI
O Secretário de Estado da Fazenda, Max Bornhold, saiu do governo. Na carta que enviou ao governador Eduardo Moreira, Bornholdt disse que solicita a exoneração do cargo “para que a comissão designada por Vossa excelência apure, com toda amplitude e rigor, os fatos ocorridos com o servidor comissionado desta pasta”.

Bornhold foi arrastado pelo dilúvio que se abateu sobre o governo estadual com a prisão do Aldo Hey Neto, um de seus homens de confiança, assessor ligado diretamente a seu gabinete.

O secretário, que estava no exterior, em férias, teve que voltar às pressas, chegou ao Brasil na noite de domingo e ontem, às quatro e meia da tarde, numa entrevista coletiva, anunciou que deixa o cargo.

Max Bornholdt diz que Luiz Henrique (seu amigo de mais de 40 anos) deixou-o à vontade para tomar a decisão de ficar ou sair e concordou que o afastamento seria melhor para ele e para o governo. O Dr. Moreira, com quem conversou rapidamente ontem à tarde, pediu-lhe que ficasse, mas ele manteve a decisão de sair.

Na entrevista em que comunicou sua exoneração, Max Bornholdt afirmou que se sente traído na confiança que depositou no Aldinho, que era um profissional com excelente currículo.

SE FICAR, O BICHO...
Todas as vezes que surge alguma suspeita sobre um servidor público ou um parlamentar, muita gente fala que é melhor que ele se afaste até que tudo se esclareça. Foi assim que pensou o ex-secretário: deixar à vontade o governo para apurar e investigar.

Só tem um pequeno problema, que os adversários de LHS já perceberam: o Max Bornholdt não é acusado de nada nem suspeito de coisa alguma. E uma vez afastado o Aldinho, que é, até o momento, o único acusado, Bornholdt poderia ajudar, com o conhecimento que tem da secretaria, a esclarecer os fatos. Vão usar contra ele (e, por tabela, contra LHS) a velha história de que quem não deve, não teme.

Mas até o momento ninguém, nem entre os apoiadores de LHS nem entre seus adversários, acha que esse episódio terá um grande impacto na campanha eleitoral. Avaliam que o eleitor médio está pouco informado sobre o que se trata e o que pode representar. Talvez tenha ouvido falar da operação dilúvio, mas como uma ação nacional, sem relação direta com o governo catarinense e com algum candidato.

O POLIVALENTE
Sem grandes surpresas, a Secretaria da Fazenda será assumida pelo Alfredo Felipe da Luz Sobrinho (na foto acima, recebendo o pepino diretamente das mãos do Dr. Moreira), que é também secretário da agricultura e já foi, neste governo (e em 2006), secretário de planejamento. Trata-se, como se vê, de uma espécie de coringa de confiança, pau pra toda obra. Durante algum tempo acumulará os dois cargos. E segundo o governo, em breve será escolhido um novo secretário para agricultura: Felipe da Luz ficará pelo menos até o final do ano na Fazenda.

O novo secretário também faz parte da comissão (com Ivo Carminatti e o Procurador Tycho Brae) encarregada de revisar os processos e procedimentos que o Aldinho fez enquanto foi funcionário do governo. Ou seja, o Dr. Moreira entregou, literalmente, a Secretaria da Fazenda, à Comissão. Não poderão se queixar de falta de poder.

As controvérsias hoje deverão ser centradas na enorme dúvida que paira sobre o Centro Administrativo: afinal, o que o Dr. Moreira entregou para o Felipe da Luz foi mesmo um pepino ou seria, na verdade, um abacaxi?

MISTÉRIOS SUBMERSOS
Enquanto há quem diga que, para questões de dilúvio seria melhor chamar logo o Noé, restam algumas dúvidas sobre que tipo de atuação teve o tal Aldinho para ser enquadrado na operação da Polícia Federal. Certamente a fraude detectada no caso específico não diz repeito ao fisco estadual. E isto falta esclarecer: o modus operandi do suspeito. Onde, quando e como ele fraudava o quê? E com a participação de quem?

ESSE PSDB...
O candidato a governador pelo PSDB do Ceará, estado do presidente do partido (Tasso Jereissati), declarou abertamente, inclusive no horário eleitoral, apoio a Lula.

O candidato a governador pelo PSDB de Minas Gerais, Aécio Neves, que segundo as pesquisas vence fácil no primeiro turno e tem algo perto de 80% da preferência dos eleitores, se recusa a pedir votos para Alckmin.

Só com estas duas situações, já era pro Dr. Geraldo colocar a viola no saco e ir cantar em outra freguesia. Vida dura, a do candidato que precisa travar batalhas diárias dentro do seu próprio partido, para que seus próprios correligionários peçam voto para ele. Ao que tudo indica não é Lula que está indo bem, é o PSDB que está indo muito mal.

LUCI E O VELHO LULA
A candidata ao senado, Luci Choinacki ressuscitou, no seu programa eleitoral de rádio e TV, música de uma antiga campanha do Lula. Aquela do “Lula lá, nasce uma estrela”, que é bem bonita, mas pertence a um passado que o candidato-presidente prefere esquecer. E também foi buscar, no baú do tempo, aquele gesto com o polegar e o indicador fazendo um “L”, de Luci, de Lula.

Luci, ao contrário de seu velho companheiro, continua petista, continua tendo partido, continua sua trajetória. Temo que, se eleita, deixe-se contaminar e passe a fazer, com Ideli, uma dupla de senadoras de resultados, cegamente atreladas ao novo Lula.

E por falar em PT, tentei achar, na propaganda do Fritsch, referências ao PT. O partido foi substituído pelo 13 verde. Não é grave nem sério, mas não deixa de ser curioso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cesar,

Será que a população acredita que os Srs. Max Bornhold, Pinho Moreira e LHS não tinham conhecimento das atividades, de "captação de recursos financeiros" de seu assessor, que veio de "fora", trazido pelo filho do Sec., que também é afilhado de LHS?
Acho que o compadre e o afilhado quizeram apenas dar uma mãozinha ao dindo.
Pois bem, eu acredito que eles não sabiam de nada, alías, acredito também em papai noel, coelhinho da páscoa, duendes e outros.

Anônimo disse...

Qualquer pessoa que tenha ocupado funcao de destaque em administracao publica sabe que propinas nestes valores sempre sao de conhecimento dos administradores. Sao comentarios qui e ali... Agora eh imperativo que o Aldo Hei Neto explique na Policia Federal a origem e o destino do dinheiro. Tenho certeza que ele esta acompanhado nesse negocio. Eh soh ver com quem. O que eu sei:1)A Praia Brava esta arrependida da coligacao; 2) O Luiz Henrique esta com pressao alta.

Orlando Tambosi disse...

O peixeiro Fristch, junto com a Ideliiiiii, vem contar histórias de pescador de de novo....