terça-feira, 8 de agosto de 2006

TERÇA

Apesar da chave-de-braço que o prefeito Dário parece estar aplicando na Ada Lili de Luca, reina a mais completa paz no núcleo central da penca PMSDBFL, que continua fazendo, para garantir uma graninha extra, o teste do desodorante. Depois de uma carreata, da caminhada e de horas de discursos, todos levantam os braços para comprovar que o desodorante não só não venceu como ainda é anti-perspirante. O Pavan, pelo menos nessa foto, se deu bem: ficou longe dos braços levantados.

ESSE LULA... Pois não é que o presidente-candidato resolveu dar à D. Marisa (que já tem dupla nacionalidade), a chance de estrear na política internacional? Maravilha. Decerto nenhum político com mandato ou com cargo no governo estava à altura de nos representar na posse do presidente da Colômbia. Foi preciso recorrer a uma solução literalmente caseira.

REBELDIA SOCIALISTA
A propósito da nota que publiquei ontem sobre a impressão que se tem, do Sontag ser um aliado potencial do LHS, o 1° Secretário do PSB de Florianópolis, Wladimir Crippa, mandou e-mail para deixar clara a posição do diretório municipal:
“Pode ter certeza de que o PSB de Florianópolis não é, e nunca será – enquanto socialistas estiverem na sua direção – linha auxiliar do Luiz 15”.
E a campanha que iniciaram no site local (www.psbflorianopolis.com.br) foi mesmo uma iniciativa do diretório, sem a participação da direção estadual.

TRE-SC NA CALÇADA
O Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Norberto Ungaretti Júnior, ligou ontem para agradecer a denúncia do DIARINHO, publicada aqui na coluna, mostrando um carro do TRE-SC estacionado sobre a calçada. E, como eu previ na nota, eles ficaram mesmo com “os cabelos em pé” ao ver que um veículo oficial estava desrespeitando a lei.

O servidor que deu uma paradinha em cima da calçada tipo assim “vou ali e já volto, ninguém vai ver mesmo” recebeu uma advertência verbal e o Diretor imagina que isso fará com que todos tenham mais atenção ao circular com os carros do Tribunal: “é um ato injustificável, que graças ao jornal pudemos tomar conhecimento”.

ESTADO BANDIDO
O que está acontecendo em Rondônia é um escândalo que ultrapassa a mais torpe imaginação. Quem poderia imaginar a prisão, por roubo de dinheiro público e malinagens de vários tipos, do presidente da Assembléia Legislativa, do presidente do Tribunal de Justiça, do procurador-geral e de duas dezenas de deputados estaduais? E sobre a cabeça do governador há uma nuvem escura, carregada de suspeitas.

Ouviram, ao que parece, aquele conselho antológico do Stanislaw Ponte Preta: “Ou restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos”. Diante da dificuldade de recompor a moralidade, decidiram, as autoridades rondonienses, locupletarem-se.

E, por piores que as coisas possam parecer, ainda poderão piorar: Rondônia não seria o único estado onde malfeitores ocupam posições de destaque. Ou vocês acham que a quantidade enorme de deputados do Mato Grosso envolvidos em maracutaias não é sintoma de uma, como direi, “permissividade institucionalizada”? E as lendas que correm sobre Tocantins?

Batam na madeira e considerem-se felizardos, porque em Santa Catarina ainda há fiscalização dos atos públicos e em comparação com Rondônia vivemos num paraíso.

RUIM PARA TODOS
Ninguém lucra qualquer coisa com a deterioração da imagem dos políticos. Ao contrário, perdemos todos. A nossa democracia é fundada na representatividade, assenta-se na confiança que temos em quem nos representa. Quando os representantes começam a desonrar o mandato, a fraudar a confiança, a jogar no lixo a ética, é natural que a população, os eleitores, desiludidos e frustrados, comecem a pensar que talvez fosse melhor viver sem “essa raça”.

E é aí que mora o perigo, porque os desastres totalitários, tanto à direta como à esquerda, valeram-se dessa descrença para abrir caminho, com suas botas sujas, para o coração generoso e aflito do homem comum.

Ainda há políticos honestos, por incrível que essa afirmação possa parecer. Ainda tem gente decente querendo exercer o poder político. O problema está em fazer a distinção. Nem sempre o bem falante é larápio e nem sempre o mais discreto é direito.

O que não se deve é desanimar e fazer o jogo daqueles que apostam no descrédito dos políticos e da política.

MANÉ MUDO
Mudanças na programação da rádio Bandeirantes de Florianópolis tiraram do ar uma das poucas coisas boas daquela emissora, o programa “Papo de Mané”, com o Miguel Livramento e o Walter Souza. A direção optou por clonar a programação da Rádio Mais Alegria e abandonou o caminho original que vinha trilhando. Uma pena.

PRESIDENTE EM APUROS
O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, o boa praça Rubens Lunge, é uma das vítimas da BR-470 que está lutando para se recuperar. No dia 15 de julho ele sofreu um acidente grave, quebrou-se todo e desde então tem passado por várias cirurgias. E é claro que está tendo dificuldades, porque algumas delas (no rosto, principalmente) e vários exames, não são cobertos pelo SUS e ele, como tantos jornalistas, não tem um plano de saúde e muito menos alguma poupança que permita ter o atendimento que merece e precisa.

Quem quiser ajudar pode depositar qualquer quantia na agência 627 da Caixa, conta 65824-4 operação 013.

Nenhum comentário: