sexta-feira, 11 de agosto de 2006

SEXTA

MELHORES MOMENTOS
A entrevista do presidente-candidato no Jornal Nacional foi, como direi, um filmezinho de orçamento baixo, com enredo fraco e final sem emoção. Francamente, achei que o sujeito que, segundo as pesquisas, a maioria quer que continue sendo presidente, se sairia melhor. Mas o eleitor do Lula deve ter visto qualidades naquele ar sério e rigoroso com que o presidente-candidato disse meias verdades e obviedades.

Naturalmente, a principal pergunta da noite (na minha avaliação, claro) ficou sem resposta satisfatória: “como o senhor espera que o eleitor acredite que, num segundo mandato, não poderá acontecer a mesma coisa”?

Se ele afirma que só soube depois (e ainda se comparou a famílias problemáticas, em que a falta de diálogo e de afeto faz com que os pais só saibam que o filho é criminoso “pelos jornais”), então como pretender que os próximos auxiliares e ministros serão escolhidos com maior rigor? A contabilidade das escolhas do presidente-candidato é sinistra: citou no programa uns quantos que teve que demitir porque foram acusados e o único citado que ele não demitiu, acusa todos os outros (uns 40) de formação de quadrilha.

CHUMBINHO
Se eu fosse petista ou lulista não ficaria muito preocupado. Afinal, como as pesquisas mostram, o principal adversário iniciou uma trajetória segura e gradual em direção ao fundo do poço. Não será surpresa para esta coluna se algum fabricante de chumbinho para pesca registrar a marca Geraldo.

Como está demonstrado desde que começamos a ver aliados e amigos de Lula serem acusados dos mais diversos crimes, ele tem um escudo de teflon. Não gruda nada. E os oportunistas de plantão já estão andando de azul, que é a nova cor do Lula.

GODINHO JOGA $$$ NO VENTILADOR E SOME
O irrequieto deputado Sérgio Godinho (ex-PTB/Amin, ex-PTB/LHS, ex-Secretário/Vexame, ex-PSB/PT e atual PSB/Sontag) afirmou ontem, na tribuna da Assembléia Legislativa, sem tirar nem por, o seguinte:
“Dizem que não há dinheiro, mas não faltou para comprar o PFL, comprar o Raimundo Colombo por R$ 5 milhões”.
Dito o que, saiu de fininho e dali a pouco, quando toda a imprensa e um batalhão de advogados estava à procura dele, já estava em algum lugar incerto e não sabido entre Bom Retiro e Lages, onde o celular não pega, não tem telefone fixo nem luz elétrica e o Ibama não deixa enviar sinais de fumaça.

Claro que o líder do governo, deputado João Henrique Blasi, foi para a tribuna desafiar o acusador a mostrar as provas, se é que as tem. Disse Blasi que “muito mais que uma denúncia política, houve o cometimento de um delito de natureza penal”.

O PFL disse que vai fazer uma interpelação judicial ao denunciante e processá-lo por danos morais.

E o Vieirão, vice-líder do PP, disse que a denúncia é gravíssima e que precisa ser apurada. Lembrou que o Godinho fez parte, durante quase três anos, da base aliada do governo LHS, foi seu Secretário de Estado e que, “certamente deve possuir informações privilegiadas para fazer tais afirmações”.

Quem lê esta coluna com alguma assiduidade sabe que não morro de amores pelo Godinho, que teve uma gestão ridícula e ruinosa à frente de uma secretaria importante, a de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. Suas constantes mudanças de posição não ajudam a dar credibilidade à denúncia feita ontem.

Mas a verdade é que, tanto faz que tenha falado sem querer, irresponsavelmente, ou de caso pensado. Ele falou em público e está tudo taquigrafado e gravado. Terá que, um dia, reaparecer e provar o que disse. Ou ajoelhar no milho e perdir perdão. Alguma coisa precisa acontecer, para que a nuvem de suspeita que ele lançou sobre a tal “tríplice aliança” se dissipe sem que reste a menor sombra de dúvida.

Ah, ele fazia um discurso reclamando do governo não ter atendido seus pedidos de subvenções sociais. E dizia que era por perseguição, não por falta de dinheiro. E aí...

VIROU MODA?
Depois que o Lula mandou a D. Marisa representar o Brasil na posse do presidente da Colômbia, as primeiras-damas gannharam novas funções que, embora não previstas nas Constituições, já estão sendo exercidas. Como, por exemplo, a esposa do governador, a Dra. Moreira, que presidiu uma solenidade militar ontem. Se não presidiu, pelo menos representou o governador num evento oficial. Coisa que, em outros tempos, seria feita por algum secretário ou algum dos outros substitutos que a Lei prevê.

==========================

Brinde on line (o material a seguir não está na versão impressa da coluna)

Roubei do blog do Noblat os links com as entrevistas dos candidatos a presidente no Jornal Nacional. Desnecessário dizer que é preciso uma conexão de boa qualidade e um computador marromeno, pra poder ver as gravações.

As entrevistas dos candidatos

Se você quer rever as entrevistas dos candidatos à presidência da República no Jornal Nacional, clique nos links abaixo. As entrevistas de Cristovam Buarque, Heloisa Helena e Geraldo Alckmin estão divididas em dois links.

Lula (PT)
Entrevista no Jornal Nacional: http://gmc.globo.com/GMC/0,,2465-p-MC17-M519544,00.html
Entrevista na Globo News: http://gmc.globo.com/GMC/0,,2465-p-M519561,00.html

Cristovam Buarque (PDT)
http://www.youtube.com/watch?v=En79feDaC6c
http://www.youtube.com/watch?v=IeIzS4wQU60

Heloisa Helena (PSOL)
http://www.youtube.com/watch?v=YISlrIr2ang
http://www.youtube.com/watch?v=hj18nmWR9IA

Geraldo Alckmin (PSDB)
http://www.youtube.com/watch?v=gZ--d3kRUI0
http://www.youtube.com/watch?v=OJrCctQDvNE

Nenhum comentário: