quinta-feira, 3 de agosto de 2006

QUINTA

PMDB & PT
Por causa dos meus problemas de internet só ontem consegui receber a foto do encontro do deputado Blasi (PMDB) com a senadora Ideli (PT), na audiência pública sobre trabalho para jovens carentes em Florianópolis (acima). Aparentemente, conversam sobre alguma amenidade, como dois coestaduanos civilizados.

E a propósito, o PMDB conseguiu o prodígio de participar da coordenação da campanha de Lula e da campanha de Alckmin. Claro, são na verdade dois PMDBs, que, divididos, como que se multiplicam. Com isso, a diretora geral da Secretaria de Estado do Planejamento, Anita Pires (do governo do PMDB), não terá qualquer problema pelo fato de sua filha, Jeanine Pires, ser agora a presidente interina da Embratur (do governo do PT). E já que falamos na Jeanine: ela tem o mesmo apetite do LHS e do Lula pelas viagens internacionais. Não perde uma (e olha que na Embratur tem viagem de monte).

OUTRA NOVELA
Ontem enchi o saco dos leitores com uma novela sobre a falta de internet aqui no meu computador e o jogo de empurra entre a Brasil Telecom e o Terra. Mas perto da novela que viveram o Jerônimo Rubim e o pai dele, o Canga, a semvergonhice da BRTrubo e do Terra perde toda a importância.

A reportagem deve estar aí mais adiante em alguma das páginas do jornal: o Jerônimo, com um corte sério no pescoço, teve que ser levado, pelo pai, a uma romaria nos hospitais públicos, para encontrar quem o costurasse. Tudo cheio, com poucos médicos para tantos acidentados. O jeito foi pagar pelo atendimento (como se a gente já não pagasse, na montoeira de impostos que recolhe, por um atendimento de emergência decente).

CHEGA DE LENGALENGA
Sobre o problema da internet, recebi, do sempre atento Paulo Vendelino Kons a seguinte carta:
“Caro Cesar Valente,
Com teu singular talento, transformastes a coluna De Olho na Capital num instrumento de enfrentamento de vários abusos, omissões, lacunas que se verificam no âmbito das organizações públicas e privadas. A questão das operadoras de telefonia e das provedoras de acesso a internet, há muito deixou de ser um simples problema do cliente com a empresa. É prática institucionalizada mentir para nós. Nos enrolar.

Há que se dar um basta na ´lengalenga´e no´lero lero´. Exemplos práticos: quantos dias para obtermos o desligamento de uma linha telefônica fixa ou móvel. Disque 1 para ser enrolado, 2 para ser feito de trouxa, 3 para perder seu tempo, 4 para não resolver nada, 5 para adquirir uma urticária, 6 para ouvir propaganda enganosa, ...

Mas não basta a idignação ética, é preciso atitude. Podemos começar, além da divulgação do descaso, do desrespeito com que as operadoras e provedores nos tratam, cobrando posicionamentos claros e sem tangenciamentos dos legisladores (por sinal já iniciaram a caça aos votos) e dos organismos responsáveis pel fiscalização, sem `lengalenga e nem lero lero´.

Forte abraço,
Paulinho Kons”

E AGORA, DR. MOREIRA?
O repasse de 1% do Fundo Social para as Apaes fez, como era mais ou menos previsto, que outras entidades que cuidam de deficientes (principalmente deficientes físicos) e que se consideram semelhantes às Apaes, também quisessem ter o benefício.

Ontem representantes de várias associações de apoio a portadores de deficiências físicas foram bater na porta do Dr. Moreira pra dizer a ele que não tem cabimento só a Apae ganhar a graninha do governo.

REELEIÇÃO EM 2010
Para que a aprovação, pela CCJ do Senado, do fim da reeleição tenha efeito já no próximo mandato, é preciso que a Câmara desobstrua a pauta e que o Congresso consiga votá-la logo, coisa praticamente impossível. Se, na data da eleição, a proposta não tiver ainda sido aprovada, não valerá para aqueles que forem eleitos agora. E portanto Alckmin e os novos governadores poderão ser candidatos à reeleição em 2010.

A BOA E A MÁ NOTÍCIA
A foto acima mostra uma baratinha da PM enguiçada, ou pelo menos temporariamente fora de combate, na avenida Mauro Ramos. A má notícia é que as dificuldades para comprar peças, combustíveis e pagar fornecedores só vão aumentar. A boa notícia é que toda a raspa do cofre será usada para pagar o salário dos servidores públicos estaduais. Ponto de honra do governo LHS/Dr. Moreira, o faz-me-rir não atrasou, até agora, um único dia. E o aperto de ontem no cinto do tesouro foi para que tudo continue assim.

AS ABELHAS SE DIVERTEM
Numa pitangueira aqui perto de casa, que já tá começando a florir, ontem as abelhas faziam a festa. Pelo jeito a coisa tá bem docinha, porque ao passar por perto a gente ouvia aquele zum zum zum de satisfação. Como sou metido a fotógrafo, tentei capturar alguma daquelas operárias fazendo o serviço. Levei umas ferroadas e a foto nem ficou lá essas coisas. Conseguiram ver a abelha?

Nenhum comentário: