segunda-feira, 28 de agosto de 2006

SEGUNDA

Depois de ter pedido, e conseguido, cidadania italiana para ela e os filhos (para lhes garantir um futuro melhor), Dona Marisa, que não dorme no ponto, parece que está treinando, no McDonald’s, para assumir o novo Fome Zero.
(McDonald’s é empresa multinacional, mas o palhaço é sempre brasileiro).

A ANJ E O DIARINHO
Não sei se é um bom negócio para o DIARINHO se associar à ANJ. Os eventos e os passos da Associação Nacional de Jornais são em geral contaminados pela óptica careta com que os doutores da Universidade de Navarra vêem o mundo dos jornais. E são todos fascinados pela forma com que o escritório de design do Mário Garcia transforma, com seus redesenhos freqüentes, os jornais em coisas parecidas e pasteurizadas.

Mas, em todo caso, ao negar ao DIARINHO o direito de participar da Associação, a ANJ dá um tiro no pé. Todas as pessoas com quem falo, Brasil afora, ficam de queixo caído com o surrealismo da medida. Hoje o assunto já está sendo comentado em alguns sites especializados (como o Midiablog, do Walter Sotomayor). E amanhã quem vai entrar no assunto é o respeitado Observatório da Imprensa, que transcreverá o editorial do DIARINHO de sexta.

Para uma entidade que escreve, em sua “Missão”, que defende “a liberdade de expressão, do pensamento e da propaganda, o funcionamento sem restrições da imprensa”, recusar um jornal porque acha sua linguagem “muito solta” equivale a um ato de censura.

Ao impedir o DIARINHO de participar da “troca de experiências, difusão de inovações e cooperação entre empresas e entidades congêneres”, atividades com as quais a associação pretende desenvolver a mídia jornal, a ANJ está, na prática, boicotando este jornal e tentando impedir seu crescimento.

SIGLA
O PCO, Partido da Causa Operária, cujo candidato a presidente está enrolado com a justiça eleitoral e pede para que a gente os ajude a brigar com os juízes, bem que poderia mudar sua sigla para PCP: Partido das Causas Perdidas.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Não estou recomendando que votem nele, mas não posso deixar de registrar que no meio da mesmice e da pasmaceira do horário político obrigatório, o candidato a Senador pelo PSB, que atende pelo sugestivo apelido de Hulk tem a propaganda mais criativa e bem feita (fotos ao lado). Como numa história em quadrinhos com movimento, as legendas, normalmente maltratadas pelas outras propagandas, viraram elementos gráficos. E além de bem solucionada graficamente, a propaganda tem enredo adequado à proposta.

PESQUISAS
O PP acredita que conseguirá levar Amin para o segundo turno. A penca PMSDBFL já comemora. Os eleitores-oportunistas começam a migrar para aqueles que estão à frente nas pesquisas. Lula não para de rir.

APAREÇAM!
Amanhã às 19h, na Sala de Imprensa da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, o presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia, abre oficial e solenemente uma exposição de cerca de 40 painéis com alguns dos “melhores momentos” desta coluna, de agosto de 2005 a julho de 2006.

Espero vocês lá. Ou, pelo menos, apareçam nos outros dias, para dar uma espiada. O pessoal de Itajaí e adjacências pode ficar tranqüilo, assim que sair de Florianópolis a exposição vai para a metrópole praieira, onde terá nova abertura e mais salgadinhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cesar,
Os programas do Hulk podem ser vistos aqui no blog "Por Uma Nova Santa Catarina": www.sontag40.can.br.

Abraço!

Danniella disse...

Pois é Cesar...

De vez em quando assisto ao horário político para dar boas risadas. É aquela velha história: programa de humor vira fichinha diante de tantos absurdos. Lamentável, hein?!