quinta-feira, 10 de agosto de 2006

QUINTA

SERÁ O BENEDITO?
O comitê eleitoral da penca PMSDBFL distribuiu ontem fotos do início da maratona das esposas dos candidatos da chapa majoritária. Elas vão circular o estado para ajudar na campanha. Não pude deixar de notar que na maioria das fotos, que teoricamente mostrariam a mobilização feminina, tem sempre uns marmanjos fazendo sabe-se lá o quê no meio da mulherada.

Isso deve ser reflexo da queda de prestígio dos marqueteiros, que parece que não estão apitando mais nada na campanha. Qualquer marqueteiro, mesmo de quinta categoria, tiraria os homens da mesa, pelo menos na hora das fotos. E jamais distribuiria, sob o título “Mulheres reforçam chapa majoritária”, foto em que um homem parece estar dirigindo os trabalhos.

Bom, a menos que o objetivo seja mesmo criar uma situação engraçadinha pro otário aqui cair como um patinho e dar mais um espacinho pra penca, com direito a número e tudo...

BATALHA DO SÉCULO
A Globo quer se redimir de outras campanhas e está fazendo, no Jornal Nacional, entrevistas apimentadas com os candidatos a presidente. Apertou o Alckmin, tentou enquadrar a Heloísa e enquanto escrevo isto dá onze minutos de vitrine para o nefelibata Cristóvam Buarque. Está, até agora, cumprindo corretamente seu papel.

Mas hoje, quando deveria ser entrevistado em igualdade de condições o candidato Lula, o PT e o presidente Lula resolveram que não é bem assim. Primeiro: nada de ir ao estúdio, como os mortais. O estúdio terá que se deslocar a Brasília. O casal de apresentadores vai ao Alvorada.

Segundo: sutis pressões tentam limitar o número de perguntas relativas aos inúmeros rabos que o candidato carrega. Temem, o PT e o presidente, que a camada de teflon que até agora impediu que qualquer coisa grudasse no candidato, não resista a onze minutos de aperto livre e democrático.

PERGUNTAS NÃO FALTAM
O jornalista Ricardo Noblat relacionou, em seu blog (www.noblat.com.br) algumas das várias perguntas que Lula sempre deixou sem resposta ou que sequer lhe foram feitas, porque ele tem aversão a entrevistas.
“Até hoje, Lula falou generalidades acerca do mensalão, por exemplo. Nada disse sobre o fato de que havia sido avisado a respeito pelo governador de Goiás, Marcone Perillo, antes mesmo de ter sido procurado pelo deputado Roberto Jefferson. Lula se disse traído pelos que envolveram seu governo com o caso. Mas não deu o nome dos traidores.

“Jamais deu uma só palavra sobre o dinheiro desembolsado por Paulo Okamoto, presidente do Sebrae, para pagar R$ 29 mil que ele ficara devendo ao PT. Nem sobre o lucrativo negócio feito por seu filho Fábio com a Telemar para a produção de jogos eletrônicos. Também não se conhece a opinião dele sobre o uso de caixa 2 pelo PT para pagar despesas de campanha.

“Lula nunca soube que o PT se valia de caixa 2? Hóspede mais de uma vez da Granja do Torto, o ex-tesoureiro Delúbio Soares nunca conversou com ele sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo partido? Nem o ministro José Dirceu? Dá para acreditar que Lula tenha imaginado que o PT pagou a milionária campanha de 2002 à base de recursos lícitos?”
BOA MÚSICA DE GRAÇA
Amanhã tem concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina no CIC, às oito da noite, com entrada franca. É que na sexta se comemora o dia de Santa Catarina e o governo resolveu dar este presentinho aos contribuintes.

A OSSCA existe desde 1993 e é regida pelo maestro José Nilo Valle. O espetáculo terá vários gêneros musicais, até chorinho e sertanejo.

O CARTEL ESTÁ INDÓCIL
Os donos de postos de gasolina que durante anos tiraram o nosso couro, começam a bombardear a concorrência que fez os preços despencarem. Estão loucos para voltar ao bem-bom, quando éramos a cidade com a gasolina mais cara do mundo.

“Concorrência predatória, dumping”, acusa o Sindicato. E agoura: “isso não vai durar muito tempo”. Imagino o tipo de ameaças que não devem estar rolando por trás e por baixo dos panos. Essa gente que se diz capitalista gosta mesmo é de uma tabela, de um decreto fixando preços mínimos. Querem só o lucro, sem qualquer risco. E, é claro, sem concorrência.

FESTINHA DOS PAIS
Na Grande Florianópolis estão sendo liberados para comemorar em casa o Dia dos Pais, 120 presos. Destes, 112 são só da Penitenciária Estadual. Dos 81 que saíram no Dia das Mães, “só quatro não retornaram”, afirma o diretor da Penitenciária. “Vai ser tranqüilo”, garantem ele e o juiz da Vara de execuções Penais, Alexandre d’Ivanenko. Então tá. Vamos torcer que seja mesmo.

QUE PAZ É ESSA?
O governo do estado embarcou com tudo num evento privado, o tal de “Festival Mundial da Paz”, promovido por uma entidade internacional chamada Unipaz, que embora seja sem fins lucrativos, é privada e defende doutrinas e conceitos específicos aos quais o Estado, laico, não deveria se abraçar com tanto entusiasmo.

Na foto acima, distribuída pelo governo, funcionários públicos usam jovens indígenas de uma reserva, no oeste, como garotos-propaganda da entidade e do evento que promoverão. Uma “chama da paz” com evidente finalidade de divulgação, circulará pelas 30 SDRs às nossas expensas, como se a gente tivesse dinheiro sobrando.

Não entendo como o governo deixou-se envolver dessa forma, a ponto de permitir esse nível de utilização da máquina e dos recursos públicos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cesar
Pelo que sei o dia de Santa Catarina é no dia 25 de novembro. Como estamos no mês de agosto, acho que tem alguma coisa errada.
Um abraço,
Gilberto Gonçalves

Anônimo disse...

O cartel da gasolina nao eh privilegio dos florianpolitanos. Em Porto Alegre a gasolina, 2,75 eh preco unico. Eu nao entendo como o Miisterio Publico nao intensifica as investigacoes.