sábado, 29 de abril de 2006

SÁBADO E DOMINGO


LULA EM DOSE DUPLA
Fiz duas piadinhas com o companheiro Lula (acima), como forma de comemorar seu reencontro com o PT, ontem, no 13º Encontro Nacional do partido.

Foi uma festa tão linda que até a tia Ideli caprichou. Foi buscar uma frase do Bertold Brecht para ilustrar seu discurso, que abriu o encontro: “O tempo que me deram para viver é este tempo de guerra”. Não entendi direito o que ela quis dizer com isso, mas imagino que deve se referir ao clima da campanha eleitoral, que já começou.

Ah, e o grito de guerra com que os militantes receberam o candidato no encontro foi “1, 2, 3, é Lula outra vez”.

EPAGRI POLIGLOTA
A Empresa de Pesquisa Agropeciária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. abriu um concurso muuuito esquisito para contratar jornalista.

O problema não é contratar jornalista, que isso toda empresa precisa. O problema é que o sujeito, para ser jornalista na Epagri, tem que saber três línguas: português, inglês e alemão!

As três línguas terão o mesmo número de questões e, imagino, o mesmo peso. Ao longo de 35 anos de carreira profissional, como jornalista, já vi muita coisa. Mas não consigo atinar por que diabos a Epagri precisa tanto de um jornalista que fale inglês e alemão.

A rádio corredor da Epagri transmitiu um boletim em edição extraordinária, dizendo que o concurso foi feito assim, estranho, que é pra dar mais chance para um cineasta que é consultor do presidente da empresa e que, por coincidência, sabe falar alemão, de conseguir a boquinha.

Até pode ser, porque, além da suspeitíssima prova de alemão, a prova de conhecimentos específicos tem quase nada de jornalismo e muito de direção e produção de documentários em vídeo.

CELESC EM APUROS
O Tribunal de Justiça confirmou a sentença que condenou a Celesc a indenizar moradores de Otacílio Costa, no Planalto catarinense, que se sentiram prejudicados com a instalação de uma subestação de energica elétrica nas proximidades das suas casas.

Reclamam do barulho, dos riscos e da desvalorização dos imóveis e por isso ganharam uma indenizaçãozinha por danos morais (só R$ 1,5 mil para cada um... achei pouco).

Imagina se o povo que está empombando com a instalação de uma subestação aqui no centro de Florianópolis ficar sabendo dessa ação? Aí mesmo que vão deixar o Sitônio (o diretor da Celesc que ficou famoso no apagão, por falar a toda hora no rádio) louco.

PROPAGANDA ENGANOSA
A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou sentença da Comarca de Joinville que condenou um jornal de lá ao pagamento de indenização por danos morais para duas cabeleireiras. O jornal se atrapalhou e publicou, por engano, o telefone das profissionais na seção de acompanhantes do caderno de Classificados com o seguinte anúncio:
“Izadora, morena clara, sexy e atraente para homens de alto nível. Eles, elas, casais, 24 hs”.
Cada uma das duas senhoras receberá R$ 8 mil para compensar a vergonha que devem ter passado.

EMPREGO NOVO
Já que eu falo da vida de tanta gente e conto tanta história envolvendo os outros, nada mais justo que quando acontece alguma coisa comigo eu também entre no rolo.

Na terça-feira assumo novas funções profissionais, adicionando rádio e televisão ao meu dia-a-dia, que até ontem tinha “apenas” o DIARINHO e a Revista da Pesca, Navegação e Lazer.

Ontem aceitei a proposta do meu velho amigo Roberto Amaral para ser o Diretor Corporativo de Jornalismo e Conteúdo da Rede SCC, que tem emissoras de rádio em Lages e as emissoras da Rede TV! Sul espalhadas em todo o estado e parte do Paraná. Por trás e por baixo desse título pomposo e cheio de letrinhas, está apenas mais trabalho. Muito mais trabalho, acabando com as já escassas horas vagas. Mas não com o bom humor.

Uma das coisas que me animou foi que a aproximação entre o DIARINHO, a Revista da Pesca e a Rede TV! Sul que acontecerá naturalmente com a minha presença lá e cá, pode ajudar os dois grupos a expandirem suas áreas de atuação e encontrar projetos comuns que beneficiem, com jornalismo independente e sem rabo preso, os leitores, telespct-telescr-tesl-telespectadores (ainda tenho que praticar) e ouvintes catarinenses e paranaenses.

Entre as funções que desempenharei, está a de comentarista político ou coisa parecida, que me obrigará a aparecer na telinha. Mas isso ainda levará algum tempo, porque antes tenho que cortar o cabelo, as unhas e tomar banho. E provavelmente também terei que comprar meias e cuecas novas, pra não dar vexame na TV.

Quando eu souber que dia vai começar o “espetáculo”, aviso vocês.

GREVE SEM EDUCAÇÃO
Ando meio decepcionado com os líderes sindicais que ouço por aí. Um dos líderes dos professores teve a coragem de dizer que o fornecimento de uniformes para os estudantes da rede pública estadual foi “um gasto desnecessário”.

Ora, ora. Dos uniformes do LHS a gente pode dizer tudo. Que são feios, que demoraram a chegar, que deviam ter sido comprados antes, que não deviam ter a bandeirinha tremulando, que serviram para exploração política...

Só não se pode dizer que poupar os pais de mais essa despesa (com a roupa das crianças) seja “gasto desnecessário”. O gênio ou gênia que falou isso deve ser o mesmo ou a mesma que sugeriu que eles fossem bloquear a ponte depois da assembléia.

Gasto desnecessário, em muitos casos, é o salário pago a professores sem o adequado preparo.

Portanto, se o pessoal do sindicato acredita mesmo que as causas que defendem são justas e se acham que conseguem convencer a maioria dos professores a acompanhar a greve, usem seus argumentos, lutem com vontade, mas não deixem de lado a inteligência. Afinal, trata-se de um movimento de gente com curso superior, que se acha em condições de educar nossos filhos.

COMO É QUE É?
O primeiro irmão, o deputado Berger, propôs a instalação, na Assembléia Legislativa, do Fórum Permanente da Tarifa Única do Transporte Coletivo nas Regiões Metropolitanas do Estado.

Será que ele brigou com o Dário? Porque se tem uma coisa que vai ter nesse Fórum é pau na tarifa bífida travestida de única dos ônibus da capital.

Um comentário:

Anônimo disse...

entao na proxima visita vou pedir teu autografo :)