sexta-feira, 21 de abril de 2006

SEXTA

Nossos antepassados, do alto de suas sepulturas no cemitério do Itacorubi, assistem aos primeiros movimentos da grande confusão que acompanhará a construção do elevado. Toda obra causa transtorno e a população só esquecerá os maus momentos se, depois de pronto, o elevado de fato resolver a situação e não tiver sido, como tantas outras obras da capital, mal projetado e se tornar causa de novos engarrafamentos. Isso sem falar que seria bem melhor, em vez de facilitar a vida de um número sempre maior de automóveis, pensar soluções que reduzissem o transporte individual.

ALMOÇO POLÍTICO
Ontem a TV Senado fez concorrência à TV Câmara na hora do almoço. As duas colocaram no ar, praticamente ao mesmo tempo, dois campeões de audiência. Quase peguei uma LER no dedo, de tanto ficar trocando de canal no controle remoto.

Numa, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, jurando por tudo que é santo que nunca esteve um milímetro pra lá nem pra cá da lei. E que o fato de ter levado um advogado para apresentar ao Palocci não foi nada demais, “era até um dever”.

Noutra, o compadre do Lula, advogado Roberto Teixeira, se explicava sobre várias coisas, entre as quais o empréstimo, de grátis, de uma casa para os pais de seu afilhado.

Depois de um tempo assistindo deu pra ver que nenhuma das duas conversas traria grandes emoções.

Márcio Bastos ficou falando sete horas. Só parou quando todos os deputados tinham ido embora e as faxineiras queriam limpar a sala.

TERRA MAGAZINE
Tem boa novidade na internet: a revista eletrônica “Terra Magazine”, chefiada pelo Bob Fernandes, que era da Carta Capital. Boas matérias, algumas exclusivas, com o jornalismo competente que o Bob sempre praticou.

Acima de tudo, um bom texto, coisa difícil de encontrar na internet, onde o normal é a indigência no uso da nossa maltratada língua pátria. Para ir até lá: terramagazine.terra.com.br.

O PAPEL DO SATO
Depois da laminha lançada pelo prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), que eu contei aqui ontem, a Agência Globo foi conversar com o prefeito de Orleans pra saber que história era aquela. E ele confirmou que encaminhava pedidos ao governo federal via o genro Sato do Lula, que por sua vez encaminharia à senadora Ideli. Mas a Ideli já fez um “êpa lá!” pra dizer que nunca usou o Sato como intermediário. Genro sofre...

COMERCIAIS SUSPENSOS

O TSE suspendeu os comerciais do PT que iriam ao ar ontem à noite e no sábado, comparando o desempenho do PT e dos tucanos. Mas é capaz de nem fazer falta: ainda tem a propaganda milionária, dirigida pelo Duda Mendonça para a Petrobras, sobre a independência petrolífera.

FREIRE NA ESTÁCIO
Um presidenciável, por menores que sejam as suas chances reais, é sempre um presidenciável. E é nessa condição que o Roberto Freire fará palestra no auditório da faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, em São José (mais precisamente nos Barreiros). Freire, que agora é presidente nacional do Partido Popular Socialista (PPS), é comunista histórico e tem acompanhado a vida política do País a partir de um ponto de vista privilegiado. Certamente terá boas histórias para contar. A promoção é do diretório central dos estudantes da faculdade.

PAVAN, DALÍRIO E A MAÇÃ
O PSDB tem como presidente, em Santa Catarina, o Dalírio Beber, um sujeito que trabalha muito, se dedica à beça, mas quase não aparece porque não é deputado, nem senador, nem vereador. Mas talvez aí esteja o segredo do sucesso desse dirigente partidário que conseguiu, em dois anos, se tanto, transformar um pequeno partido num dos grandes participantes da cena política estadual.

Quando ele e Pavan viajam pelo estado, é claro que todo mundo só vê o senador, que fala mais alto, tem uma bengala, e está com a cara quase todo dia na TV. Vai ser assim hoje, em São Joaquim, onde participam da abertura da Festa da Maçã e de algumas costuras políticas.

Depois da festa os dois vêm a Florianópolis para uma reunião com coordenadores do plano de governo do PSDB (o “projeto Agenda 45”).

PMDB HOMENAGEIA PAVAN

No quartel-general do PMDB, a Palhoça do Ronério, o município que até nas propagandas do IPTU usa os números e as cores do PMDB, o tucano Leonel Pavan será homenageado, segunda-feira, com a entrega do título de “Cidadão Honorário”.

O pessoal lá é torcedor fanático do PMDB, mas sabe que não custa acender também uma velinha pro Leonel. Vai que o tucano rouco embala de vez e acaba eleito, né?

DÁRIO DÁ UMA MÃOZINHA PRA RBS
A imagem acima mostra pedaços do “hagah”, novo site de internet que a RBS (o poderoso grupo de comunicação gaúcho que tem filiais em Santa Catarina e no Paraná) está lançando, na área de classificados. Como patrocinador principal, aparece a Prefeitura de Florianópolis, que deve estar nadando em dinheiro, para poder investir num negócio que está começando e que ninguém sabe ainda se vai funcionar. Decerto o prefeito Dário ficou com pena da RBS e resolveu dar uma mãozinha, com nosso dinheiro.

Outra coisa: ao clicar no “banner” (que é como se chama anúncio na internet), a gente vai para a página da secretaria de turismo (a do Cavalazzi). Cá entre nós, que dinheiro mal empregado. Porque se tem um pessoal pra quem a gente não precisa fazer propaganda de Florianópolis (já é tudo apaixonado pela cidade) são os gaúchos.

3 comentários:

Anônimo disse...

bom dia

de fato, gostemos ou não, mas numa ilha, com morros, banhados, crescimento populcional, a opção pelo transporte individual é só questão de tempo para colapsar, se já não ocorreu. Atenciosamente

Anônimo disse...

Absurdo a propaganda da prefeitura no site da RBS!

Anônimo disse...

nao sei se eh o efeito do feriado mas levei bom tempo para ler o "aga"
que logo horroroso, meu caro :S

ja estou no Rio e vou transferir meu titulo essa semana.
Ficar com Garotinho, Rosinha, Cesar Maia ...
tb é dose.