quinta-feira, 13 de abril de 2006

QUINTA



LADOS OPOSTOS
O ex-governador Esperidião Amin mandou-me ontem um e-mail dizendo que PP e PMDB são, a esta altura, praticamente como água e óleo: não se misturam. Mas, como não é todo dia que ex-governadores me escrevem, transcrevo o bilhete na íntegra:
“Em primeiro lugar, desejo registrar meu aplauso pelo teu espírito crítico, indispensável à democracia e à inerente liberdade de imprensa. Este espírito crítico é muito saudável, especialmente porque ‘bem humorado’. Derrotismo e lamentos não fazem bem a ninguém (favorecem ao câncer...).

Quanto à preocupação de que PP esteja como PMDB em SC, quero te afiançar que isto é o ‘legítïmo impossível’.

Dos demais, não devo e não posso falar. Tua perspicácia é o bastante”.
Por coincidência, antes de abrir o e-mail do Esperidião tinha conversado com um peemedebista graduado e ele me disse mais ou menos a mesma coisa: “não tem como coligar com o PP”.

BANHO MARIA
Bom, de qualquer maneira, tirante essa questão PP/PMDB, tudo está em compasso de espera. Nada de muito sério deve acontecer antes do final de junho. Até lá serão lançados vários balões de ensaio, muita coisa se dirá, mas as conversas pra valer só começam depois do dia 15 de junho.

O CUSTO DA COISA
Um leitor atento escreve para chamar a atenção para o seguinte: “a imprensa tem noticiado o convênio da prefeitura de Florianópolis com o governo do estado para construir o mega-centro de eventos da baía sul por R$ 20 milhões. O centro multiuso de São José, que não deve ser muito diferente do que instalarão em Florianópolis (os projetos seguem um padrão), custou uns 30% menos: cerca de R$ 13 milhões”.

E aí o leitor deixa, parada no ar, a pergunta que não quer calar: por que a diferença? Só porque tudo é naturalmente mais caro na Ilha que no continente?

DESACELERAÇÃO
A Dona Ivete conseguiu fazer com que o governador LHS desligasse, pelo menos por uns dias, o motorzinho que faz com que ele funcione a mil por hora. Para alívio dos assessores e auxiliares, que já estavam com a língua de fora do estirão dos últimos dias de governo.

Domingo LHS retoma devagarinho o ritmo. Conversa com o coordenador da campanha, Derly de Anunciação, para começar a preparar a rotina que seguirá nas próximas semanas.

O PROJETO KALIL
Ontem obtive, de duas fontes bem situadas no governo e na iniciativa privada, uma informação muito interessante a respeito da história da compra de jornais pelo Adriano Kalil e o tal “sócio oculto”. Garantiram-me, as duas figuras, com quem conversei separadamente, que o projeto da rede de jornais, idealizado por Kalil, chegou a ser levado ao secretário da comunicação, mas ele não topou.

Um dos meus interlocutores ainda brincou: “neste caso deve ter funcionado o VDM, porque era uma coisa meio enrolada”. Bom, isto significa que aquela conversa de envolvimento do Derly no esquema, como sócio, não passaria mesmo de conversa.

PÚBLICA E PRIVADA
Parece que a solução do enroladíssimo problema da SC-401 passa pela transformação da estrada (que vai do centro da capital ao norte da Ilha) numa PPP (parceria público-privada), com a interferência, no processo, da SC Parcerias. Vou tentar acompanhar a história, porque se a gente se descuidar a parte boa pública acaba na privada.

SALVADOR DA PÁTRIA
O presidente da Codesc, o manezinho Içuriti Pereira, quem diria, acabou tendo a enorme chance de salvar a Secretaria do Desenvolvimento e reduzir o impacto negativo que sucessivas más administrações podem ter na campanha de reeleição do LHS.

Interino há poucos dias, Içuriti tem dado expediente lá de manhã e na Codesc à tarde. E já conseguiu ter uma idéia dos principais problemas da pasta. Decerto começa a entender por que eu batia tanto, aqui, no Cezar Cim.

Aquela é uma das principais secretarias para que o governo possa levar algum bem estar à população. Precisa ser levada a sério. Tomara que o Içuriti, a quem o LHS ouve bastante, faça um relato detalhado da situação e se empenhe em que o próximo secretário (ou secretária) trate aquilo lá com o respeito que merece.

ALFACE DE DOIS LEGUMES
Hoje estava preso num engarrafamento inexplicável na SC-401 e comecei a pensar. E o pensamento, já dizia Lupicínio, “parece uma coisa boa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar...”

Seguinte: essas páginas de notícias e fotos que a Secretaria de Comunicação montou no site do governo são como uma faca de dois gumes.

De um lado cumprem uma tarefa importante, quase vital, de colocar a informação à disposição dos jornais, rádios e TVs de qualquer tamanho, ao mesmo tempo. Coisa fantástica.

E do outro também servem para que a oposição amplie sua fiscalização, às vezes com excesso de ranzinice, pegando no pé das bandeirinhas, camisetas, bandeirolas e outras suspeitas de “uso da máquina”. E é ótimo para engraçadinhos de plantão, como eu, encontrarem material para piadas, nem sempre favoráveis ao governo.

Bom, aí a fila começou a andar e tive que parar de pensar pra poder engatar a primeira e ir adiante.

EU A PÉ E O ZÉ VOANDO

Diz Fernando Rodrigues (da Folha, no seu blog):
“Zé Dirceu visitou Itamar Franco em Minas Gerais. Foi de avião. Está mandando bem o ex-ministro.

Usou um jatinho Citation I, prefixo PT-WBY. O aviãzinho saiu de Sorocaba, pegou o ex-ministro petista em São Paulo e chegou a Juiz de Fora por volta das 11h40. Zé Dirceu passou uma hora e meia com Itamar, voltou para o aeroporto local e o jatinho o levou de volta para São Paulo.

Pois é, quem pode, pode.

Agora, quem paga esse tipo de viagem...?”

5 comentários:

Anônimo disse...

Itamar Franco será o próximo presidente do país .. desta feita eleito regularmente .. e não duvido leve a faixa ainda no primeiro turno.

Quer apostar uma Erdinger?

Anônimo disse...

Bem .. o "anônimo" dali sou eu .. e a aposta continua valendo.

Um fraternal abraço
Pedro Lemos

Anônimo disse...

EU A PÉ E O ZÉ VOANDO
---------------------

"Agora,quem paga esse tipo de viagem...?"

Simplérrimo, meu caro Watsom. Para que existem "SOBRAS DE CAMPANHA ?"

Fábio.

Anônimo disse...

Aquela ilustração lá em cima está em cima. Bem sacada.

abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Cesar Valente disse...

Aposto