terça-feira, 11 de abril de 2006

TERÇA

A CAMPANHA CONTINUA

O governador LHS (licenciado) gosta de dizer que está se afastando para disputar as eleições “em igualdade de condições” com eventuais candidatos.

Talvez até fosse uma coisa pra se levar a sério, se ele não estivesse, há bastante tempo, em campanha aberta e escancarada. Ou alguém imagina que aquele bando de gente uniformizada (não eram as cores do PMDB, mas eram as cores do LHS) carregando bandeirinhas (não diziam “LHS para governador”, mas tinha slogans de campanha) estavam ali apenas para comemorar a inauguração da estrada, da cobertura do pátio da escola ou do mega-centro de eventos?

Seria mais lógico se ele disesse que está se afastando do governo para ter mais tempo para continuar a campanha que já está nas ruas. Claro que é uma boa coisa, um gesto importante, ter abdicado do nosso carro, da nossa gasolina, do nosso helicóptero e até do nosso celular a partir de agora. Mas que até agora a campanha foi feita com a nossa participação direta (ainda que involuntária), lá isso foi.

AFINAL, É CONTRA QUEM?
Já falei aqui que a grande preocupação de todos aqueles que gostam de uma boa disputa política é a assustadora perspectiva dos grandes partidos de centro-direita se unirem já no primeiro turno. Vocês conseguem imagina que chatice uma campanha onde PMDB, PSDB, PFL e PP estejam juntos?

O que sobra pra gente votar, se não gostar da chapa única “oficial”? O PT e um punhado de nanicos? Será o Fritsch contra o resto do mundo? Repetirão aqui a falta de opções da disputa federal? Alckmin ou Lula? Ou escolhe o chuchu (é chuchu ou xuxu?) ou aquele que nunca sabe de nada? Façam-me o favor!

TODOS SÃO CANDIDATOS

O senador Pavan é o candidato a governador pelo PSDB. O ex-prefeito Raimundo Colombo é o candidato a governador pelo PFL. O ex-governador Esperidião Amin é o candidato a governador pelo PP.

Mas nenhum deles tem condições, hoje, de afirmar, com certeza e convicção, se vai mesmo concorrer. O próprio Pavan disse na CBN-Diário, ontem que “daqui a 30 dias vamos avaliar” se é melhor para a coligação PSDB-PFL que o candidato seja ele ou Colombo.

No domingo, reuniram-se Bornhausen, Amin e Colombo e parece que ficou mais ou menos acertado que se o cabeça de chapa (candidato a governador) for Colombo (PFL), com apoio do PSDB, Esperidião vai tentar convencer o PP a entrar nesse barco.

Correndo por fora, mas com forte apoio, está o LHS, que governou confortavelmente assentado sobre uma base sólida fornecida pelo PSDB, PFL e PMDB e quer continuar assim.

OS GATOS ESCALDADOS

Diz a sabedoria popular que gato escaldado tem medo de água fria. Os militantes do PSDB catarinense ainda lembram que no governo FHC (do PSDB), foi o PFL, do experiente Bornhausen, que levou todos os principais cargos federais no estado. Por isso, repetir a coligação com o PFL pode significar, novamente, ficar de fora dos cargos e ser escanteado das decisões, que o “Kaiser” discutirá direto em Brasília.

JORNALISTA SOFRE...
Pau 1 – O fotógrafo que presta serviços à Folha de São Paulo na capital, J.L. Cibils, viveu seu momento de barrado no baile no domingo. Ao chegar para fazer a cobertura da final do campeonato catarinense, foi impedido de entrar no estádio Orlando Scarpelli. O motivo? Vingança. Pura e simples vingança.

Ele tinha conseguido fotografar um dos treinos “secretos” que o técnico Adilson Batista realizou antes da partida e a visão estreita de alguns mandaletes alvinegros não engoliu a competência do rapaz. Daí resolveram puni-lo impedindo-o de trabalhar.

Ué, o assessor de imprensa do Figueirense não era o JB Telles? Ô JB, isso foi ordem tua? Não acredito que a esta altura da vida estejas perdendo a esportiva. Foi um lance indigno de campeão, que precisa ser explicado.

Pau 2 – A Polícia Militar continua cumprindo a ordem de bater em jornalista sempre que for possível (deve ser por isso que o LHS, depois do jogo do Figueirense, foi cumprimentar os policiais do choque). A vítima desta vez é outro fotgógrafo, o Luís Prates (nada a ver, acho, com o colunista do DC), que foi agredido porque estava fotografando a ação da polícia e o tumulto que ocorreu durante uma venda de ingressos para um jogo de futebol na semana passada.

Espero que pelo menos com este caso o meu amigo JB Telles não tenha nada a ver.

O SUMIÇO DO JUCA
Até ontem eu não entendia por que estavam fritando o Dr. Juca (Walter da Luz, ex-secretário de saúde de Florianópolis) com tanta desfaçatez. Disse isto aqui mais de uma vez e tinha, desde sua vitoriosa campanha de 2002, admiração pela sua trajetória de vida e de lutas. Defendi-o em algumas ocasiões (numa delas cheguei a enviar um e-mail para o Cacau Menezes) e “todo mundo” sabe que votei nele pra vereador.

Pois bem, como uma espécie de ato final da fritura, o prefeito Dário Berger anunciou, em Joinville (por que lá?) que a cidade terá novo secretário da saúde no dia 19 de abril. Daí, é claro, fui tentar falar com Dr. Juca, para ouvir o lado dele nessa história cabeluda.

Quem disse que consegui? Primeiro, esbarrei na assessora de imprensa que me mandou ligar para a secretária e marcar uma audiência para um dos próximos dias. Inconformada com minha insistência, resolveu me destratar. Macaco velho, não esquentei a cabeça, embora também não tenha sido nem um pouco gentil.

Depois, tentei via amigos comuns e nada. Num dia importantíssimo e grave, o Dr. Walter, sumido como sempre, estava com o celular desligado.

A GAF AMEAÇADA

O amigo leitor, a amiga leitora sabem o que é a “GAF”? Se é servidor público provavelmente deve saber. A GAF é o sonho de todo barnabé: uma gratificação que praticamente dobra o salário. Criada como Gratificação de Atividade Fazendária, naturalmente para os servidores da Fazenda, depois foi estendida para a Procuradoria-Geral do Estado e para a Secretaria da Administração.

Pois agora o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) quer acabar com a alegria do povo desses órgãos: entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade para tentar suspender as leis complementares (de 1992 e 2002) que criaram esse trenzinho da alegria.

Praticamente todas as demais secretarias têm enchido o saco do governo para também ganhar a GAF. Claro, quem não quer dobrar o salário de uma hora para a outra?

O MPSC alega que o pessoal da Secretaria da Administração “em nada participa no processo de arrecadação tributária” e que a procuradoria tem participação mínima. Seria, segundo a ação, um desvio inaceitável que precisa ser corrigido.

O BOI ARMADO
Esta é boa: no site RBS-Notícias está escrito que “duas pessoas saem feridas de farra do boi em Tijucas”. A gente fica imaginando que os caras levaram uma chifrada ou caíram ao fugir do boi, alguma coisa assim. Pois não é que na verdade os dois jovens “foram atingidos por tiros de revólver”?

Aí é muita forçação de barra, né não? Quer dizer então que agora o boi anda armado e atira nos farristas?

O que aconteceu foi que teve uma briga perto de um “mangueirão” onde rolava uma espécie de rodeio (farra não era, porque não tem farra em “mangueirão”), e alguém atirou num desafeto e acertou nos dois coitados mais adiante.

Esse tipo de leviandade (atribuir à farra um ferimento que nada teve a ver com ela) só complica a discussão sobre a violência contra os animais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que a tal GAF vai virar GAFE (Gratificação de Atividade Fazendária Extinta)? Desculpe e um abraço

Anônimo disse...

AFINAL,É CONTRA QUEM?

Já vi esse filme.
Nos tempos da "ARENA CONTRA NINGUÉM"

Fábio.

Anônimo disse...

Mas eu nem tava sabendo dessa GAF.
Tenho uma amiga que é da Receita Federal, mas não é auditora, ela recebe, será?Digo isso, porque ela merece, é aquilo que se chamava de *arrimo de família*.
Deve receber não é?

***
E mais essa farra de revolver;-(
Beijão