quinta-feira, 20 de abril de 2006

QUINTA

Faleceu ontem a engenheira florestal, ex-diretora do Horto Botânico da UFSC, e autora de Bromélias de Santa Catarina, Maike Hering Queiroz.

Era casada com Antônio Diomário de Queiroz, ex-reitor da UFSC e ex-Secretário de Estado da Educação. Deixa cinco filhos e uma vida de dedicação às espécies vegetais nativas da Ilha de Santa Catarina, que ela conhecia e valorizava como ninguém.

Maike morreu em sua casa, em Santo Antônio de Lisboa, depois de uma luta de 20 anos contra o câncer. O enterro será hoje, às 11 horas, no Jardim da Paz, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.
=============================

E A CAMPANHA AINDA NEM COMEÇOU...
O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL) assumiu a tarefa de arranjar um jeito de incluir, como tema de campanha, o relacionamento entre o amigo de origem japonesa de Lula, o Okamotto (presidente do Sebrae e doador universal) e o genro de origem japonesa do Lula, o Marcelo Sato (chefe de gabinete da Ana Paula Lima, em Florianópolis e casado com a Lurian).

Nos boletins diários que divulga pela internet, ele tem tratado do assunto meio a conta-gotas. Anteontem, divulgou números de contas bancárias (uma delas do BESC) onde Okamotto teria dito que depositaria “presentes” para a família de Lula.

Ontem, revelou que o dono das contas era Marcelo Sato. Embora a fofoca seja carregada de malícia, qualquer um pode ter conta bancária. Mesmo no BESC. E ninguém tem nada com isso.

A GRATIDÃO DE ORLEANS

No mesmo boletim, juntando uma coisa com outra, Cesar Maia informa que no site da prefeitura de Orleans (aqui no sul do estado), tem uma notícia onde o genro do Lula aparece como lobista de projetos do município junto ao governo federal (transcrevo ipsis litteris no quadro abaixo, mas também pode-se ir até o site clicando aqui).

O prefeito do Rio ainda sugere que Sato, homem de confiança de Lula, também o é do Okamotto.

Ponticelli e Sato recebem Bratti em Florianópolis
O prefeito de Orleans, Valmir Bratti, foi recebido esta semana na Assembléia Legislativa pelo deputado Joares Ponticelli (PP), representante do Sul de SC, e pelo chefe de gabinete da deputada Ana Paula Lima (PT), Marcelo Sato, que é genro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neste contato, que se repete e estreita as relações de Bratti com os petistas, o prefeito de Orleans recebeu, com satisfação, a informação de que alguns dos pleitos, que tramitam junto ao Governo Federal, serão liberados.

Com sua esposa Lurian, filha do presidente Lula, Marcelo Sato virá, em meados de maio, até o Município de Orleans para fazer o expresso comunicado da liberação destes pedidos. Atualmente, em Brasília, tramitam mais de 30 reivindicações do Executivo Orleanense.


O ROLO DO BESC
Tá um bafafá danado porque o governo estadual (LHS/Dr. Moreira) resolveu fazer um “quem dá mais” comas contas do funcionalismo público. São mais de cem mil servidores que recebem seus vencimentos pelo BESC e qualquer outro banco daria de bom grado alguns milhões de reais pelo direito de ficar com esse filé.

O governo está de olho nessa graninha extra, que em fim de mandato (e ano eleitoral) seria muito bem vinda. Os petistas, que cuidam do BESC (que é um banco federal), estão com os cabelos em pé. Dizem temer pelo banco, mas devem estar também com medo do gás que a grana dará para LHS.

ACABOU A FRITURA?
Não é incrível como as coisas mudam de um dia para outro, na política? O secretário da saúde da capital, médico Walter da Luz (também conhecido como Juca, dos seus tempos de jogador de futebol proifissional), foi queimado durante toda a sua gestão por gente da própria prefeitura e ligada ao prefeito. De vez em quando tinha notinha na imprensa questionando a competência do Dr. Juca (que é negro, mas o prefeito jura que isso não tem nada a ver).

Ontem, na posse, o novo secretário só falou em dar continuidade ao que vinha sendo feito. Ué!? Não estava tudo tão errado? Então tinha coisa boa sendo feita? Ah, tá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acabou a fritura porque Juca da Luz na câmara com 7.000 votos e não sendo um político profissional ( preocupado apenas com sua reeleição) pode ajudar a jogar água nos planos do prefeito, na eleição do irmão do prefeito..etc.... afinal ele será um membro do legislativo com passagens pelo executivo, ou seja, um vereador que já viu as coisas de dentro.

Álvaro