segunda-feira, 24 de abril de 2006

SEGUNDA

DR. MOREIRA NA FARRA DO BOI
O governador 2, o Dr. Moreira, nosso atlético governador em permanente exercício foi ontem a Jacinto Machado (no sul do estado) participar da abertura do 15° Rodeio Crioula Nacional, no CTG Recanto da Gávea. Na ocasião ouviu grandes agradecimentos à mãozinha (graninha?) que o governo deu para o brilhantismo da festa.

E o CTG estava inaugurando duas canchas de laço, aqueles locais onde cavaleiros correm atrás de uma rês (geralmente um bovino) e devem demonstrar habilidade em imobilizá-la depois de derrubá-la no chão.

Portanto, se juntarmos as atividades que normalmente são realizadas nos rodeios às centenas de quilos (toneladas?) de bois mortos que podiam ser encontrados no braseiros, assando, teremos algo que pode, perfeitamente, ser chamado também de “farra do boi”.

Segundo o Dr. Moreira, “esta é uma festa de integração, que impulsiona o turismo da cidade e movimenta a economia local”.

O pessoal que vive fugindo da polícia por causa da farra do boi catarinense ficou sem entender por que aquela farra pode e esta não.

DELEGADO POLIVALENTE
O prefeito Dário resolveu colocar um policial federal, com grande experiência na área de segurança, como secretário municipal da segurança. Ninguém disse nada, porque parece muito adequado. Tem tudo pra dar certo.

Daí, praticamente na hora da posse a gente ficou sabendo que o delegado da polícia federal também iria tomar conta do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) e aí ninguém entendeu mais nada.

Ninguém sabia que o Dr. Ildo era também urbanista, arquiteto, que tivesse alguma experiência na gestão de espaços urbanos que é, como se sabe, uma disciplina complicada.

Como ele, até onde sei, não é urbanista, resta a triste conclusão: o prefeito acha que o Ipuf só existe para controlar as sinaleiras e os pardais. E como isso gera multa e multa e coisa de polícia, então tem que colocar sob a jurisdição do delegado.

Se for verdade que a visão do prefeito sobre planejamento urbano é tão curta, então estamos todos mal arranjados. Mas se ele, afinal, tem algum projeto de médio e longo prazo para a cidade, seria bom contar pra gente. E explicar por que o planejamento da cidade tem que ser feito por um delegado da polícia federal.

INSEGURANÇA BANCÁRIA

O caso daquele funcionário do Banco Real do Kobrasol, que encontrou um “chupa-cabra” (aparelho que os malandros colocam no caixa eletrônico para captar informações do cartão e a senha dos correntistas) ilustra bem o estado de insegurança da nossa capital (e do País inteiro).

O funcionário, em vez de recorrer aos vigilantes da agência, teve que sair correndo atrás de uma viatura da polícia militar. E no trajeto, foi perseguido por um idiota que gritava “esse material é meu!” e o ameaçava.

O final foi relativamente feliz porque o rapaz encontrou um policial e o policial prendeu o imbecil quadrilheiro. Mas o episódio demonstra que as agências bancárias são território de ninguém.

“GROSSA MENTIRA”
O presidente Lula (na foto acima entre os alegres fotógrafos e cinegrafistas que foram registrar a festa na plataforma da Petrobras) está mentindo ao dizer que o Brasil é auto-suficiente em Petróleo, segundo acusa o jornalista Jânio de Freitas (na Folha de S. Paulo).

A razão é simples: se o País fosse mesmo auto-suficiente, não precisaria importar petróleo, certo? Exato. Só que o Brasil importa cerca de 10% das suas necessidades de petróleo do tipo leve. Portanto, embora a Petrobras produza bastante, ainda há uma dependência externa. Não somos auto-suficientes.

E, mais grave que isto: o consumo de petróleo tem sido relativamente pequeno porque o Brasil não está crescendo. O relatório do Banco Mundial divulgado na sexta-feira mostra que o País perdeu o pique mesmo quando comparado com economias mais pobres. Até países da África Subsaariana (a região mais pobre do mundo) cresceram mais que o Brasil.

Se e quando o País voltar a crescer, consumindo mais petróleo, a tal “auto-suficiência” vai deixar cair sua máscara de campanha eleitoral.

ATÉ CHAVES TEM PLANOS
O senador Cristóvam Buarque, um ex-petista que tem feito duras críticas ao governo Lula, afirma que o grupo que governa o Brasil não tem planos para o futuro. “Não defendo os métodos do Hugo Chávez, mas ele tem um projeto para a Venezuela daqui a 30 anos. Nós não temos”. Constata o senador em entrevista ao Estado de São Paulo (para ler e entrevista, clique aqui).

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro C.Valente:

A presença do delegado da Polícia Federal no IPUF realmente é uma surpresa, como você sugere, e demonstra a visão que o prefeito tem de planejamento urbano (pardais e multa). Mas eu gostaria de acrescentar algumas idéias. Infelizmente a visão do prefeito e do delegado não se resume à questão do trânsito. O delegado veio para intervir (com todo o método e pratica policial) na questão das mudanças urbanísticas que a cidade está passando (Plano Diretor, crescimento da população e da violência etc). E por falar em crescimento da população, essa também aumentou com a imigração de muitos brasileiros de diversas regiões, ricos e pobres, além dos remediados. Mas certamente a preocupação do delegado vai ser fazer uma "limpeza" na cidade que teve seu número de moradores de ruas e "trombadinhas" multiplicado.
Portanto, a presença do delegado no Ipuf é muito bem pensada.