sexta-feira, 28 de abril de 2006

SEXTA

GALEGOS DÃO UMA
“FORCINHA” PRO LHS

Depois que o LHS saiu do governo e perdeu a vitrine, o povo do PMDB anda muito assustado, com medo do governador licenciado ser esquecido pelos eleitores, que têm memória fraca. Deve ser por isso que a visita do LHS hoje a Blumenau foi preparada e anunciada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional como se ainda se tratasse de uma ação administrativa do governador do estado.

Abaixo, o convite que foi distribuído por e-mail para milhares de pessoas, decerto pra dar um gás na campanha. Notem que o redator caprichou no texto e usou até o famoso gerúndio de telemarketing paulista: “o Governador vai estar atendendo”. Governador? Chi... será que demitiram o Dr. Moreira?

De: Secretaria Regional Blumenau [sdr-blumenau@bnu.sdr.sc.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 27 de abril de 2006 02:45 pm
Para: "Undisclosed-Recipient"
Pelo que ouvi da assessoria do Dr. Moreira sobre o que ele pensa de coisas como este convite, eu não gostaria de estar na pele do pessoal de Blumenau que fez esta bobagem e misturou alhos com bugalhos. O Dr. Moreira já planejava dar uma dura na próxima reunião do Colegiado, para evitar essas criancices que só servem para dar munição para a oposição.

AGORA O LULA JÁ SABE
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, viveu ontem, por 25 minutos, uma situação que muitos brasileiros gostariam de também ter vivido: ele discursou diante das maiores autoridades da República, Lula inclusive, dizendo o que achava da crise política brasileira.

Foi na posse da presidente do Supremo Tribunal Federal, onde, pelo cerimonial, o presidente da República não discursa. Tem que ouvir calado.

Claro que a senadora Ideli subiu nas tamancas (pra variar) e disse depois que ficou “indignada” com o discurso. Que, cá entre nós, não tinha nada demais. O único problema é que Busato falou, diante do presidente (aquele que nada sabe e nada viu), sobre todas aquelas coisas feias que nós temos visto e ouvido há muitos meses.

E isso os petistas não aceitam: o presidente da OAB pode ter maculado a inocência do presidente Lula, que agora não pode mais dizer que não sabia ou que nunca tinha ouvido falar.

Pra quem gosta dessas coisas, a íntegra do discurso está neste endereço da internet: stf.gov.br/imprensa/pdf/discursobusato.pdf. Divirtam-se.

GREVE SEM EDUCAÇÃO
Claro que o tiro no pé que os grevistas da educação deram, ao começar seu movimento azucrinando a vida de um montão de gente que não tem nada a ver com os problemas que os professores têm com o governo, repercutiu em todo lugar.

Das colunas dos jornais à tribuna da Assembléia, ninguém defendeu a violência cometida contra a cidade e seus habitantes. Claro que a situação dos professores merece atenção. Mas até para que a gente se sinta à vontade de remunerar melhor os professores, é preciso que eles demonstrem um mínimo de inteligência e de civilidade.

Aliás, eu sou favorável que se remunere muito bem os professores e, ao mesmo tempo, sejam estabelecidos avaliações sérias, isentas e sistemáticas, da capacidade profissional de cada um. Professor ruim, mal preparado, malandro, enrolador, é sempre uma praga. Tem que fazer uma limpa e deixar só aqueles que realmente se esforçam e trabalham direito. Vai abrir muita vaga.

TROCA-TROCA
O amor é lindo. O PMDB mandou três deputados passear para que três suplentes pudessem voltar à sentir o gostinho das câmeras da TVAL, da tribuna e da remuneração (e dos tantos benefícios que ajudam bastante a quem está em campanha) por 60 dias.

Eles chamam de rodízio, mas também atendem se a gente chamar de alta-rotatividade ou de troca-troca.

Claro que houve um esforço para justificar o gesto (“uma homenagem aos suplentes”), que de resto continua tão incompreensível como tantas outras.

IA ESQUECENDO...
Ainda sobre a greve sem educação: dos cinco pontos da pauta de reivindicações, houve acordo em quatro e divergência em um, que é a incorporação imediata dos abonos. Trata-se de uma reivindicação impossível de atender (sob pena de quebrar o Estado). E as lideranças grevistas, cuja motivação é fundamentalmente política e eleitoral, estão achando o impasse ótimo.

As entidades que reunem boa parte dos veículos de comunicação catarinenses (Adjori, Acaert e ADI) almoçaram ontem, na Casa D’Agronômica (um restaurante fino que funciona anexo ao Palácio Residencial do Governo), com o governador atleta (em exercício, de pé na foto). Tratou-se de uma reunião social com pelo menos um objetivo prático: pedir que o Dr. Moreira não mexa no esquema montado pelo Secretário Derly na Secretaria de Comunicação. Na foto, à esquerda, o propriamente dito (que ainda não tem data pra sair) e, à direita, os empresários Mário Petrelli (Rede SC) e Roberto Amaral (Rede TV! Sul).

Um comentário:

Anônimo disse...

Galegos o quê? Deixa o Martin Pawley saber disso ...

:- )

Un aperta!
Pedro Lemos