segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

SEGUNDA

GOVERNAR É...
O candidato a governador do PMDB, o já governador LHS, tem viajado pelo estado atendendo aos principais compromissos de campanha: abraçar, cumprimentar e beijar eleitores, filhos de eleitores, mães de eleitores, companheiros, qualquer um que apareça pela frente. Já diz o ditado que “quem beija meus filhos, minha boca adoça”. Por isso, é preciso ter atenção especial com as crianças. Claro, tudo devidamente documentado pelos fotógrafos da Secretaria de Comunicação, que está aí justamente para comunicar, aos intrigantes da oposição e aos eleitores em geral, como é que se governa em ano pré-eleitoral.

OUT-DOORS DE NATAL
Em vários locais, em muitas cidades, apareceram out-doors com mensagens de vereadores, senadores, deputados. O Senador Pavan, que está de molho curando uma pneumonia, mostra sua fachada de ator italiano para desejar boas festas, principalmente na região de Balneário Camboriú.

O deputado Paulo Bauer também se arrisca num cartaz, que vi na entrada de Florianópolis. A senadora Ideli, que ainda está às voltas com aqueles outros cartazes, por enquanto não deu as caras ou pelo menos não vi.

O mais direto e objetivo, sem dúvida nenhuma, é o do secretário/vereador Gean Loureiro (PSDB). Decerto ele cansou de mensagenzinhas água com açúcar e resolveu ir direto ao assunto. O out-door é simples. Tem a foto dele e, bem grande: “Desejo votos”. Lá embaixo, pequenininho que quase nem dá pra ler direito (vai ver preciso trocar os óculos) tem “de boas festas e feliz natal” ou coisa parecida.

É isso que todos eles querem com essas “gentilezas”: nossos votos. Pelo menos o vereador teve coragem de admitir. Resta saber o que o TRE vai pensar desse apelo tão sincero e claro fora do período de campanha.

A GREVE DOS 100 DIAS
Termina hoje a greve dos professores da UFSC. Segundo o site de notícias Universidade Aberta, esta foi a maior paralisação da história de greves da UFSC, com cerca de 109 dias. Mas ainda não se sabe direito como será a retomada das aulas.

O Conselho Universitário deve definir, esta semana, o novo calendário. Se depender dos grevistas as aulas devem reiniciar no final de janeiro ou em fevereiro.

Quando a gente ouve alguns dirigentes da associação de professores falar sobre a retomada das aulas, fica com a impressão que os alunos não têm muito direito de reclamar. Como se os prejuízos dos estudantes fossem coisa pouca, diante da “grandeza” da luta que eles empreendem pelo bem estar de todos e pela qualidade do ensino nacional.

NEO-PORCALHÕES
Em Florianópolis vários muros e paredes brancas apareceram pichados com bobagens do tipo “o comunismo é a juventude do mundo” e outras frases típicas das décadas de 60 e 70. Lá no meio, chamam o LHS de nazista. Mas o principal é a sujeira que fazem e a antigüidade dos slogans.

Pela tibieza do traço, inanição das palavras de ordem e falta de perspectiva histórica, os neo-porcalhões devem ser muito jovens, com idéias muito velhas. E provavelmente não têm a menor idéia do que significa, na prática, viver sob um regime comunista.

TURISMÓLOGO VETADO
O governo vetou o projeto que regulamentava a profissão de turismólogo, deixando um monte de gente pendurada no pincel.

Eu vetaria o nome, que acho horroroso, mas parece que não foi esse o motivo: o governo que autoriza abrir escolas de turismo, que quer aumentar o fluxo turístico, acha que não é preciso regulamentar a atividade. Deu lá umas desculpas esfarrapadas e, ao assinar o veto, deu novo tiro no pé.

Ninguém entendeu e ninguém se conforma, porque se tem um troço que o Brasil teria que cuidar direito e com grande profissionalismo é do turismo. Temos tudo para ser um dos maiores destinos turísticos do mundo. Mas tem faltado seriedade ao tratar do assunto.

PROSSEGUE A FRITURA
Na posse do novo secretário de turismo de Florianópolis, Mário cavalazzi, o repórter da CBN perguntou para o prefeito, com a maior naturalidade, como se fosse coisa decidida: “e a troca do secretário da saúde e do diretor do Ipuf, quando será?”

Dário deu uma resposta completamente dúbia, sem confirmar nem desmentir. Se não vai mexer, por que não dizer, para desmanchar a onda de boatos? E se vai, por que não fala claramente onde estão os problemas e resolve a coisa logo?

Se o objetivo é mesmo só queimar uma corrente do PSDB (Marcos Vieira e Dr. Juca) e incomodar o PMDB (o presidente do Ipuf é presidente do partido na capital), a estratégia está completamente errada: o único resultado concreto, até agora, é que o prefeito está construindo uma fama de indeciso, incapaz de resolver a composição do colegiado. E com isso se afasta de aliados que foram importantes na sua eleição.

ABRE O OLHO
A quadrilha que foi presa semana passada em Florianópolis e que aplicava golpes em cartões de crédito, contou que para completar dados pessoais que faltavam na montagem dos cartões clonados e das identidades falsas, ligavam para a casa das vítimas e pediam número da identidade, do cpf e outros dados. Os otários que atendiam o telefone davam os números, porque acreditavam no papo da quadrilha: “aqui é da Tim, vocês ganharam um brinde num sorteio e para receber basta confirmar alguns dados”.

Tem gente que cai nesses papos tanto por telefone quanto na internet. Abre o olho: não dá informação a qualquer um. Depois não adianta chorar e se lamentar.

MEU AMIGO GOVERNADOR
Qual dos três guris que aparecem nessa foto aí, de 1969, tirada no Colégio Catarinense, será governador de Santa Catarina, agora em janeiro, por alguns dias?

Quem enviar a resposta correta para o e-mail da coluna não vai ganhar nada, porque ainda não temos patrocinadores, mas pelo menos poderá ter seu nome citado aqui entre aqueles que conheceram o governador quando jovem.

Dica: para que ele seja governador, o LHS, o Moreira e o Júlio Garcia terão que tirar férias ou arranjar viagens pra bem longe.

[achou a foto pequena? clica nela que se abre uma ampliação.
Isso vale pra todas as fotos deste blogue]

Um comentário:

Anônimo disse...

O queridão... É o do meio [com a sobracelha grande... kakakak] ... o Desembargador Jorge Mussi - Presidente TJ.
Forte abraço!!!