sábado, 3 de dezembro de 2005

SÁBADO E DOMINGO

TÁ QUASE PRONTO. E AGORA?
A toque de caixa, a prefeitura está terminando de reerguer, onde antigamente existia a ala norte do Mercado Público Municipal, um novo aglomerado de lojinhas. Embora pareça com o mercado que funcionava ali antes do incêndio, trata-se de uma nova construção, que não restaurou os restos históricos. No máximo, poupou as paredes externas. Internamente, o que o fogo não queimou foi posto abaixo pelos tratores. Para facilitar a construção das novas paredes, entende? E não atrasar a entrega da obra pros comerciantes.

Bom, agora que a ala de cá já está do jeito que está, o que será feito da outra ala? Vocês têm visto alguma providência para que não aconteça lá o que aconteceu aqui?
Ou será que estão esperando também pegar fogo pra colocar tudo abaixo e “remodelar” o mercado, tirando-lhe o valor de monumento arquitetônico?

A IMPRENSA SE DIVERTE

Hoje tem almoço festivo promovido pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. Será uma festa e tanto, mas só para associados e convidados. Além do almoço serão sorteados vários brindes, terá o lançamento da camiseta da ACI. E o prolífico jornalista Moacir Pereira dará autógrafos no Manual do Jornalismo e da Comunicação. O livro é praticamente um guia de endereços de entidades ligadas à imprensa e dos veículos, com comentários sobre legislação, ética e a história da imprensa catarinense.

FLORIPA: TERRA DE SUN E MAR

O amor é mesmo muito lindo. Olha só, nessa foto aí, a cara de satisfação do governador LHS (o careca da esquerda), do presidente da Sapiens Parque S.A., Marcos Mueller (o careca do meio) e do prefeito Dário Berger, agarradinhos com a vice-presidente para assuntos de governo e comunitários da Sun Microsystems, Piper Cole (a loira da direita). Pena que o Rodrigo Bornholdt tenha ficado escondidinho atrás do LHS, senão dava pra ver que ele também estava muito contente.

A Sun, uma das gigantes mundiais de tecnologia, topou conversar sobre a instalação de uma unidade em Florianópolis, no tal Sapiens Parque. Se vier mesmo, vem muita gente atrás. Todo mundo quer ficar perto dos líderes.

Uma curiosidade sobre a poderosa Piper Cole, que também coordena a elaboração e execução das políticas públicas da Sun: ela foi a primeira mulher presidente da associação dos Advogados Amigos do Vinho (Lawyer Friends of Wine, entidade que reúne, além dos advogados, também os juizes apreciadores de vinho da Califórnia) e é co-fundadora da regional do Vale do Silício da Confrerie des Chevaliers du Tastevin (um grupo nascido na França, que defende a gastronomia da região da Borgonha e seus grandes vinhos).

OUTRO PUXADINHO NO HOSPITAL DE CARIDADE

O prefeito Dário Berger mandou para exame dos vereadores um projeto de lei que amplia a área de ocupação do Hospital de Caridade. Vão construir lá, naquele atulhado canto do morro, mais 40 leitos de uma clínica para doenças do coração, com centro cirúrgico e UTI. Um remendo numa cidade que precisa, desesperada e urgentemente, de novos e maiores hospitais. Tá tudo lotado, congestionado e a única saída para os casos mais graves tem sido mesmo o aeroporto.

SAUDADE DA GREVE
Os servidores da UFSC, muito contrariados, toparam encerrar a greve de mais de 100 dias, atendendo decisão nacional. Mas já avisaram que voltam “em estado de greve”. Isso é uma espécie de declaração de amor à greve: “olha, estou terminando, mas posso voltar a qualquer momento, não vou te abandonar, querida!”

O Restaurante Universitário, em todo caso, não abre ainda. Só quando os professores também terminarem a greve e tudo voltar ao normal. A Biblioteca Universitária abre a partir de segunda e quem tem livro em casa deve devolver até o final da próxima semana. Outros departamento da UFSC também devem funcionar normalmente. Ou quase.

PICARETAGEM
As entidades sérias do comércio e da indústria estão alertando as empresas para uns boletos e duplicatas de cobrança de uma tal de “Associação Comercial e Empresarial do Brasil”, que aparecem nos finais de mês pra pegar otário. O sujeito se distrai e acaba pagando. A entidade é fantasma e foi criada só pra arrecadar grana dessa forma fraudulenta.

O pessoal tem que abrir o olho pra não pagar qualquer coisa que chega pelo correio.
Essa coisa aí lembra muito a tal “Associação dos Empresários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mercosul” que promove festas e entrega “troféus” fajutos a políticos ingênuos e empresários otários, sempre mediante alguma “colaboração” em dinheiro.

Nenhum comentário: