terça-feira, 21 de março de 2006

TERÇA


FESTA EM SÃO JOSÉ
Domingo à noite foi inaugurado o enorme “Centro Multiuso” de São José, como parte da festa de aniversário da cidade. Lá é que foi feita a foto acima, que dispensa outras explicações além daquelas que coloquei lá (e se clicar na foto se abre uma ampliação). Não sei se o Fernando Elias canta mesmo ou só faz pose de cantor de tango enquanto discursa, mas que parece, parece.

DÁRIO E O AVAÍ
O prefeito de Florianópolis quis agradar às duas torcidas e acabou se queimando geral: ele falou que “no Estreito sou Figueirense, na Ilha sou Avaí”. Pronto, foi o que bastou pro Miguel Livramento, comentarista e avaiano doente, espinafrar o murismo do alcaide sem dó nem piedade. Ontem, na TVBV e na rádio Bandeirantes, o baixinho invocado disse: “ô Dário, sangrei contigo! quem é Avaí é Avaí aqui, na China, até onde o diabo perdeu as botas”.

FOTO DO DIA
Vera Fischer, que eu acompanho (à distância) desde os tempos de Miss Blumenau, agora é nome de um teatro de 650 lugares, em São José, dentro do tal “Centro Multiusos”.

O teatro vai ser inaugurado de fato em maio, com a estréia nacional da peça “Porcelana Fina”, estrelada por ela. Aqui ao lado, ela e seu anjo da guarda e ex- marido Perry Salles, chegando à festa de inauguração, para a homenagem justíssima.

XAROPADA
E continuando em São José, ontem teve solenidade de assinatura de ordem de serviço para construir 300m de rua, para ligar a Beira Mar de São José a algum lugar. Como tá todo mundo em campanha, qualquer 300m (ainda que consumindo R$ 3 milhões) vira pretexto pra discurso atrás de discurso.

Os candidatos a deputado estadual Marcos Vieira e Galina da SDR chegaram 40 minutos atrasados, para poder representar dignamente o governador (que sempre se atrasa). O candidato a deputado federal e primeiro-irmão, Djalma Berger, também estava por lá, distribuindo simpatia (enquanto não chega a época de distribuir santinho).

CORRUPÇÃO EM DEBATE
Semana que vem, em Florianópolis, tem o “Seminário Internacional Corrupção e Sociedade”. Tema atualíssimo, que conta com a criatividade dos políticos brasileiros para ganhar, a cada dia, uma nova face.

O seminário tem uma programação extensa e importante e tudo indica que será um sucesso e fará história, pela oportunidade e pelo gabarito dos palestrantes. Só não entendi por que colocaram a senadora Ideli Salvatti no painel sobre a atuação da imprensa e do cidadão para coibir casos de corrupção.

Não vejo como a líder do governo, que ocupa, portanto, neste momento, o lugar de vidraça, possa fazer comentário isento sobre como devemos atirar as pedras nas vidraças da hora.

ANDRINO DE VOLTA
Com a desincompatilização dos ocupantes de cargos públicos, os suplentes que estavam na Câmara e na Assembléia voltam pra casa. É o caso do deputado Édison Andrino, que até já mandou avisar os novos endereços.

Isso significa, apenas, que terá mais tempo para se dedicar à campanha, pra ver se na próxima deixa de ser reserva e fica de titular.

FESTA EM BRASÍLIA
Hoje e amanhã cerca de 100 petistas de vários calibres, de uns 70 municípios catarinenses, participam do seminário “As ações do governo Lula e as administrações populares de Santa Catarina”, no Hotel Grand Bittar.

Hoje à noite será escolhido o novo coordenador do Fórum dos Prefeitos do PT, na presenta dos líderes nacionais mais graduados da legenda.

As esposas que ficaram em casa não têm com que se preocupar: as moças da Jeanny Mary Corner não estão mais atendendo as festas do PT.

DIEESE CINQÜENTÃO
Quem diria, não? O DIEESE, aquele departamento que os sindicatos criaram para fiscalizar as estatísticas e os estudos sócio-econômicos da época do milagre e da ditadura, já está fazendo 50 anos.

E o deputado e economista Afrânio Boppré, que começou sua vida pública aos 23 anos implantando, em 1984, a área técnica do DIEESE em Santa Catarina (de onde saiu em 1993 para ser vice-prefeito da capital), quer homenagear a veneranda entidade que lhe deu um importante empurrão (e vice-versa).

Ele convida todo mundo pra ir amanhã, quarta, às 19h, à Assembléia Legislativa para participar da sessão solene de nostalgia comemorativa do aniversário do DIEESE.

PLENÁRIO REABERTO
Os deputados estaduais, a partir de hoje voltam a ter sessões no seu próprio plenário. Por causa das reformas na Assembléia, os deputados peregrinaram, durante o verão, pelos auditórios do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas.

Não consegui percerber, pelas fotos, o que de tão importante foi feito no plenário, que me parece igual a como estava em dezembro. Deve ter sido alguma reforma profunda, daquelas que a gente não vê a olho nu.

“NO DO LULINHA, NÃO!”

A senadora catarinense Ideli Salvatti (PT), subiu (de novo) nas tamancas com a audácia do senador Antero Paes de Barros (PSDB), que pediu a quebra de sigilo do Lulinha (o filho milionário do Lula). Antes, ao se referir ao Francenildo (o caseiro que é o principal problema do governo), chamou-o de Josenildo. Deve ser o nervoso.

A sessão do Senado foi antológica: o senador petista Tião do Acre pediu a quebra de sigilo do Josenildo (sim, ele também trocou o nome do caseiro). Porque, daí, o crime da Caixa, da PF ou de quem, no governo, tenha quebrado ilegalmente o sigilo do caseiro, ficaria amenizado com a autorização oficial.

O Francenildo, que é pobre mas não é bobo, ligou para o Senado e mandou acabar com a discussão: ele topa abrir o sigilo dele, desde que os grandões também façam o mesmo. Daí o governo aceitou quebrar o sigilo do banco 24 horas do Lula, o Paulo Okamotto.

E a Ideli já estava até mais calma quando o Antero apresentou o pedido de abrir as contas do Lulinha. Pra quê!

Nenhum comentário: