segunda-feira, 6 de março de 2006

SEGUNDA

KAFTA PRO POVO
O ex-governador e pré-candidato do PP, Esperidião Amin, ofereceu na sexta à noite uma aula de kafta pro povo do DIARINHO no salão de festas da família Bellini, em Itajaí. Kafta, como vocês talvez saibam, é uma comida de origem árabe que, em resumo, trata-se de carne moída no espeto.

O Esperidião (até seus adversários reconhecem), é bom de papo. Boa memória, culto, articulado, consegue entreter uma conversa por horas. Tanto conta histórias divertidas da época em que foi Senador, quando lembra episódios e nomes perdidos do passado.

Antes que alguém pense alguma bobagem: é normal, em época de eleição, os candidatos visitarem as redações dos jornais. Jandir Bellini (no alto, à esquerda) e Esperidião Amin (de óculos), em vez de irem à redação do mais lido do litoral, convidaram para um jantar onde o destaque era o kafta. Pra não dizer que a gente foi lá comer e beber de graça, o DIARINHO levou a sobremesa.

A RECEITA
O kafta do Amin não tem mistério: carne moída (patinho, passada duas vezes na máquina), cebolinha picada, salsinha, hortelã e sal. Mistura tudo bem misturadinho, com as mãos.

Em muitos lugares, em vez de carne de rês, usam de carneiro.

Depois é preciso alguma ciência pra poder fazer a carne ficar agarrada no espeto. Amin garante que se a carne estiver bem fria (com gelo embaixo da gamela) e se molhar de vez em quando a mão em água gelada, consegue fazer dezenas de espetos sem dificuldade.

Fica na churrasqueira pouco tempo e quando tira do espeto é só comer. Pra entusiasmar a garotada é só dizer que é hamburguer árabe. E tem gente mais animada que também come a carne crua, só com os temperos e um pouco de azeite de oliva.

JOGO POLÍTICO

Todo candidato que visita um jornal ou convida para um encontro social como esse, espera melhorar seus canais de comunicação, aproximar-se de quem está todo dia falando com o povo, mostrar que tem bons projetos e que está bem intencionado. E quando o candidato é inteligente, fica só nisso.

Um jornal independente como este DIARINHO usa esses encontros para conhecer um pouco melhor os candidatos, ver como é a conversa deles fora do palanque e formar sua própria opinião. E continua, depois de conversar com quem quer que seja, onde sempre esteve: do lado dos leitores e de olho no que os governantes fazem.

ESSA CELESC...
Cada vez que falta luz aqui em casa (e isso acontece com relativa freqüencia) fico me perguntando quem dá à Celesc aqueles prêmios todos que ela anuncia que recebe por causa do seu “excelente atendimento”. Provavelmente são daqueles prêmios criados pelas próprias distribuidoras de energia, para premiarem-se entre si. E são avaliadas com base em informações dadas por elas mesmas.

Claro, se chegar numa casa que tem luz e perguntar o que está achando de ter luz, todo mundo vai dizer “ótimo”. Mas eu quero ver é o meu amigo Miguel Ximenes tentar ligar para os 0800 da Celesc com a rua dele às escuras.

Fiz isso, pela enésima vez, no último sábado. E depois de muito sinal de ocupado e muita espera, ainda tive que ouvir o seguinte: “tem gente que está sem luz desde às 16h e só quando resolverem o problema lá é que vai liberar uma viatura para verificar o problema de vocês”. Eram umas 20:30 e eles não tinham nem idéia do problema e nem podiam fazer uma previsão de retorno da luz, porque a viatura (então só tem uma equipe de plantão na capital do estado no final de semana?) estava ocupada com outro caso que, segundo deu-me a entender o desinformado atendente, era mais grave e urgente que o meu.

Com isso, fechei o laptop onde registrava esta dúvida metafísica (quem teve a coragem de dar prêmios de bom atendimento à Celesc?), enchi os isopores com os peixes do freezer e me mandei pra casa do vizinho, numa rua iluminada, na outra quadra.

Assim que cheguei lá, a luz voltou. Aí não entendi mais nada, porque, no serviço de atendimento da empresa premiada, dez minutos antes da luz voltar, ninguém sabia de nada e garantiam que nem tinham equipe pra verificar o problema.

SUPER-PODERES
O jornalista Elio Gaspari contou ontem, em O Globo, a história do Comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, que na quarta-feira de cinzas fez com que um avião da TAM lotado voltasse ao portão de embarque e que um casal fosse sacado de dentro para que ele e sua esposa pudessem embarcar tranqüilamente.

O general tinha chegado 15 minutos antes do vôo decolar e, se fosse um mortal comum, teria perdido a vez. Mas ele provou que alguns generais continuam tendo super-poderes.

Update: leia aqui o noticiário de O Globo de hoje sobre este assunto.

DIARINHO TEM PODER
E por falar em super-poderes: falei aqui, na edição de sexta-feira, da farra dos carros alugados e sem identificação na secretaria do Cezar Cim. Pois ele na sexta mesmo anunciou que vai mandar botar o adesivo que diz que o carro é do serviço público, para tentar acabar com a farra. É ver pra crer.

AMERICANOS INEPTOS
Também falei aqui, na sexta, da bobagem que o Pavan está fazendo, ao apoiar o final da exigência de visto para os norte-americanos. Pois o Elio Gaspari, em O Globo, ontem, deu um pau, pelo mesmo motivo, no ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia.

E faço ao nosso senador a mesma sugestão que o Gaspari fez ao ministro: “percorra a trilha dos brasileiros que solicitam um visto de turista aos consulados americanos. São submetidos a uma rapina inepta e prepotente”. Começa com o roubo: R$ 38,00 para ter informações por telefone e marcar hora. E R$ 210,00 para ter direito a pedir o visto. Se for negado eles não devolvem o dinheiro.

Tanto Pavan quanto o ministro deveriam ter que explicar por que acham que a gente deve continuar a penar na mão desses consules incompetentes.

3 comentários:

Anônimo disse...

E só pra deixar escrito, depois dos 210 pro pedido do visto, se voce receber um, ainda tem que pagar mais uma grande taxa. Se nao me engano, 40 dolares pra estudante, 60 para trabalho. Nao sei quanto custa para turista, mas também existe uma taxa alta assim.

Anônimo disse...

Salve, Cesar,

obrigado pela visita e pelo comentário.

Quer dizer que o povão comeu o kafta que o Amin amassou?

Abs., Tambosi

Anônimo disse...

OOOOOI!Cesar!!!!!!

Que super legal!
Parabenizo pelo blog informativo e descontraido de sempre e agradeco aqui sua longa e explicada e-mail, q infelizmente nao consegui responder.Refrescando:a Meg te pediu uma explicacao sobre o sumico do Carta Aberta(como eu gostava de ler!)e vc nos respondeu atenciosamente.

Querido,um grande abraco e tudo do bom e melhor em 2006!Pra familia inteira!