terça-feira, 14 de março de 2006

TERÇA

[Só para lembrar: neste blog é só clicar nas fotos que se abre uma ampliação]

EXPOSIÇÃO CONSTRANGEDORA
Taí na foto oficial, procês verem que eu não minto nem exagero: na inauguração da escola Amadio Dalago, em Camboriú, colocaram duas crianças sobre uma mesa, no maior mico diante dos coleguinhas, pro governador LHS poder fazer propaganda do uniforme e do material escolar. Não consigo entender a razão dessa exposição constrangedora que vem sendo feita pelo estado afora. Dá perfeitamente pra dizer que o uniforme e o material são presentes do governo (embora com o nosso dinheiro) e fazer muita marola, sem precisar sempre colocar alguma criança em situação semelhante.

Não aparecem nesta foto, mas estavam lá, bem atrás do governador, o Senador Pavan e várias autoridades tucanas e peemedebistas. Será que ninguém teve peito de dizer pro LHS: “menas, governador, menas, pelo menos tira as crianças de cima da mesa!”?

APRASC EM CAMPANHA
Quem processou o presidente da Aprasc certamente fez-lhe enorme favor. Condenado pela Auditoria Militar, transformou-se em mártir e, como era esperado, foi o mais votado nas estranhas prévias que a Aprasc fez.

A Associação dos Praças assumiu um papel que era dos partidos políticos e resolveu lançar um candidato a deputado estadual. Quem? Claro, o presidente da Associação. Que está na mídia impulsionado pelo processo insólito (e hoje poderá ter sua apelação julgada pelo Tribunal de Justiça).

Nota da Aprasc, distribuída ontem, reforçou o caráter surrealista das prévias eleitorais e o sentido nítidamente partidário da cena montada: “quem não participou da prévia não tem legitimidade para representar os praças”, sentenciou o vice-presidente da entidade.

Melhor seria, então, acabar com essa história de Associação e assumir diante do TRE a nova razão política da entidade: Partido dos Praças. Só espero que não pretendam obrigar que todos os praças votem nos candidatos indicados pelo “partido”.

A GRANA DO VEREADOR
O episódio da oferta de dinheiro a uma repórter, pelo vereador Lauro Kalfels, de Joinville, continua rendendo. Entidades e jornalistas tentam, de várias maneiras, responsabilizar o vereador, sem sucesso.

Unidos por forte espírito de corpo, os vereadores evitam tomar qualquer atitude. Tal e qual na Câmara dos Deputados. Segundo o site do Sindicato dos Jornalistas, o presidente Darci de Matos chegou ao extremo de achar que tudo deve ficar como está porque, “se há quem paga, há quem recebe”.

Os processos envolvendo o vereador subornante têm sido arquivados e continuarão sendo. E não é que Joinville tenha vereadores especialmente relapsos ou mesmo corruptos. Isso aconteceria em qualquer município. Em qualquer estado.

Enquanto sentirem que os jornalistas não têm apoio de seus veículos, que há chance da comunidade ver como um delito “menor”, prevalecerá o corporativismo e ninguém terá coragem de se arriscar a servir de algoz de seus pares e, mais tarde, numa dessas voltas que a vida dá, ficar sem apoio daqueles a quem ajudou a punir.

AMIGO DOS BANQUEIROS
Quando dizem que os banqueiros gostam do Palloci, não estão brincando. São amigos mesmo. Do peito.

Olha só o que conta o site do Ricardo Noblat (www.noblat.com.br):

Palocci estava preocupado com o depoimento do delegado Benedito, de Ribeirão Preto, na CPI dos Bingos. E para quem ele ligou pra pedir uma ajudinha? Para algum senador do PT? Que nada, ligou direto para o Lázaro Brandão, presidente do Bradesco.

E o Lázaro, por sua vez, ligou para senadores da oposição dizendo que ele estava preocupado com o depoimento do delegado. Não adiantou muito, porque a essa altura o depoimento já estava sendo dado, mas pelo menos aliviou o ímpeto da oposição.

Pois então. Isso é demonstração, avalia Noblat, de desespero, “enquanto se avolumam as suspeitas, indícios e acusãções de que ele prevaricou enquanto prefeito e depois como ministro.”

REFORMAS NO SISTEMA
De tanto mexer no sistema integrado de transporte coletivo, a prefeitura vai acabar deixando tudo do jeito que era antes do sistema. Dá impressão que só nos aplicaram a terapia do bode. Conhece essa história?

Uma família reclamou pro rei que a casa era muito apertada, a situação era muito ruim. Aí o rei, muito sábio, mandou colocar um bode dentro de casa. A situação ficou insuportável, porque bode, além de ocupar espaço, tem um cheiro desgraçado.

Aí voltaram ao rei dizendo que estava muito pior. O rei, que era mesmo muito sábio, disse pra tirar o bode. E então todos ficaram muito aliviados, de fato, porque sem o bode tudo melhorou.

Pois estamos mais ou menos assim, com os ônibus. Já começaram a tirar o bode. No final, todos vão achar maravilhoso, sem notar que a situação é exatamente a mesma de antes das mudanças (ou do bode).

A FARRA E A FARRA
Da farra do boi todo mundo se ocupa, cobram da PM ações drásticas, querem prisões, sangue humano e advogam o olho por olho. Mas e da outra farra, aquela que fizeram e continuam fazendo com nosso dinheiro, equipando campanhas políticas com dinheiro roubado, desviado, elegendo gente que não tem vergonha, quem se ocupa? Onde estão os militantes da ética?

Blogs são páginas pessoais que cada vez mais estão sendo utilizadas por jornalistas para publicar informações na Internet com facilidade e rapidez. Mas o governo LHS acha que os blogs ameaçam a “Política Estadual de Segurança da Informação” e bloqueia ao acesso dos servidores estaduais todos os sites que tenham “blog” no nome. Isso impede, por exemplo, que os funcionários públicos leiam esta coluna na Internet, no endereço onde ela é colocada para acesso aberto (este aqui, que vocês lêem agora), enquanto estão nos locais de trabalho. Já pensei até em mudar o endereço da coluna, pelo menos para facilitar a vida dos assessores de imprensa do governo. Mas aí achei que era demais: quem inventou de censurar a informação que trate de liberá-la.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma opção é quem quiser acessar e tiver bloqueado é usar este endereço:

http://www.google.com/translate?langpair=pt|pt&u=www.deolhonacapital.blogspot.com

O que ele faz é mandar o Google traduzir o blog de português para português. Não muda nada na página, e o computador que vê acha que tá vendo o Google.

Anônimo disse...

Boa dica a do Pedro, não conhecia essa!

O fato é que é ridícula a proibição de acesso a blogs. Garanto que sites pornô abrem numa boa, hehehe

Imagine como fica a coisa aqui no Rio, onde o Cesar Maia tem blog; dizem as más línguas que ele só é encontrado no blog :c# (afe!).

Trodia, num capítulo de um seriado bobo bobo chamado "Invasion" (warnerchannel), um sequestrador muito esquisito disse ao sequestrado-blogueiro, este perplexo:

- Eu li no seu blog que vc. teve contato com seres alienígenas! Por isso está aqui, pq. eu tb fiz!

Um diálogo pra lá de engraçado, mas o que mais chamou a atenção foi o detalhe do "achado" ter se dado através de um post... eitcha!

Bjs