sexta-feira, 3 de março de 2006

SEXTA

AS BRUXAS SOLTAS
O carnaval passou mas as marcas ficaram. Não sei vocês, mas eu não ouvi ninguém falando bem da polícia ou da guarda municipal. Mas ouvi, de um monte de gente, queixas de todo tipo.

Nos engarrafamentos, quando seria preciso alguém que orientasse o trânsito, organizasse o fluxo e ajudasse a acalmar os ânimos, a polícia e sua filhote municipal desapareciam.

Quando apareciam, era quase sempre para fazer alguma trapalhada, na hora errada, no lugar errado e da forma equivocada.

Aos responsáveis, eu diria para levarem a sério a voz das ruas. Se o comando da polícia acha que a “operação” foi um sucesso e a gente não consegue ouvir uma só história que diga como foi legal a ação da polícia neste ou naquele episódio, é porque alguma coisa está errada. No mínimo a imagem da corporação precisa de cuidados.

O PARTIDO DOS PRAÇAS
Os partidos políticos brasileiros estão mesmo por baixo. Para a Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc), ao que tudo indica, o sistema político-eleitoral vigente morreu e nos dias 7, 8 e 9 de março será feito o enterro solene
.
Nessas datas a entidade realizará uma prévia, em todo o estado, para “escolher quem será o candidato da categoria para concorrer ao cargo de deputado estadual”. Assume, em público, uma tarefa que eu achava que era dos partidos políticos: realizar prévias para definir candidatos.

Em outubro, portanto, poderemos escolher entre candidatos do PT, do PFL, do PSDB, do PMDB, dos demais partidos e o candidato da Aprasc.

Chama a atenção, no processo, além do fato da Associação agir como se fosse um partido político, a limitação a um único candidato.

FOLIA NO BESC PEIXEIRO
O BESC é um banco federal e portanto do governo do PT (ou do Lula, já que parece que não se trata da mesma coisa). Em Santa Catarina é dirigido por um petista histórico e lulista de primeira hora, o companheiro Mescolotto. E Itajaí é a principal e mais vistosa prefeitura petista do estado.

Seria de se esperar, portanto, que o BESC, pelo menos em Itajaí, funcionasse razoavelmente. Para mostrar que o governo petista (ou lulista) respeita a população que elege candidatos petistas e lulistas.

Que nada, amigos que moram em Itajaí escrevem desesperados com a falta de atenção, organização e respeito. Tem hora que falta dinheiro nos caixas eletrônicos (como na quarta-feira), tem hora que falta envelope para o depósito, tem hora que as máquinas não funcionam. E os clientes, nas filas intermináveis, bufando de raiva do Lula, do PT, do Morastoni e do Mescolotto, não necessariamente nessa ordem.

NOVO JORNAL NA CAPITAL

Começa a circular em março, em Florianópolis, o jornal “Notícias do Dia”. De propriedade dos irmãos Mário e Marcello Petrelli, terá como editor-chefe o jornalista Paulo Arenhart, que tem uma expressiva folha de serviços prestados ao PMDB: foi diretor-geral da FCC e secretário de Comunicação no governo Paulo Afonso.

Algo me diz que o LHS deve estar mais alegre do que preocupado com o lançamento desse veículo assim, meio de surpresa, em pleno ano eleitoral.

VISTORIA FESTIVA
Ontem e hoje o Secretário de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, José Augusto Valente (não, não é meu parente) está no estado para vistoriar obras na BR 101 e na BR 470. É só uma vistoria, que deveria ser rotina, mas está sendo feitacom tanta pompa e circunstância (tem discurso, palestra, entrevista e uma caravana com gente de várias entidades, que responderão a questionários sobre o que viram), que a gente tem até a impressão que o Lula é mesmo candidato.

PORTA ABERTA PROS GRINGOS
O senador Pavan defende que os gringos possam vir para o Brasil sem precisar de visto, enquanto a gente, pra visitar Hollywood ou Nova Iorque, continua precisando ajoelhar no milho, viajar a São Paulo, mostrar o céu da boca, apresentar exame de próstata e expor a movimentação financeira da família até a terceira geração. Isso sem falar que, com visto ou sem visto, nos portos de entrada o esporte nacional deles é humilhar os habitantes do resto do mundo.

A exigência de visto para eles virem ao Brasil é uma espécie de pressão: “tá incomodado? então libera aí que eu libero aqui”. Mas o Pavan parece achar que não adianta mais, que a guerra tá perdida mesmo, que eles nunca vão nos respeitar. E espera que liberando os donos do mundo desse incômodo que é o visto, pelo menos eles venham nos visitar mais vezes, deixando uma graninha no tal “trade” turístico. Pra ganhar dinheirinho neguinho faz qualquer coisa...

O FANTASMA DO CIM
Sabe aquele fantasma cuja existência etérea o próprio secretário Cézar Sim admitiu? o Ivo Hadich, aquele que, sem aparecer na secretaria, foi Gerente de Estudos e Projetos, depois Gerente de Proteção Social Básica? pois agora vai ser Gerente de Trabalho, Emprego e Renda!

Este é mesmo o País da piada pronta: como é que um sujeito que é assumidamente cabo eleitoral, que não trabalha como deve e onde deve porque presta serviços eleitorais ao secretário utilizando a estrutura paga pelos contribotários, vai cuidar da política estadual de trabalho e emprego?

E o LHS decerto vai querer se reeleger dizendo que, no governo dele, levou a sério o combate ao desemprego. Tenho cada vez mais convicção que o principal objetivo do Cézar Cim é sabotar a campanha do LHS, arranjando munição para os adversários deitarem e rolarem no horário político gratuito.

A FARRA DO RENT-A-CAR
E por falar em Cézar Cim, a secretaria dele aluga, com nosso dinheiro, vários carros e circula com eles sem qualquer identificação de que se tratam de carros oficiais. Como resultado, podem ir tranqüilamente aonde bem entenderem, sem que os contribotários possam fiscalizar. Ninguém sabe exatamente quais são os veículos, quem os dirige e onde andam. Depois o LHS reclama que falam mal dele...

BIBLIOTECA VIRTUAL
Ia recomendar que vocês dessem uma olhada no site da Biblioteca Nacional (www.bn.br) que está mostrando alguns mapas antigos que foram recentemente digitalizados (como esse aí em cima, da Ilha de Santa Catarina, de 1761). Mas, como em tantas outras repartições federais, estaduais e municipais, o site é tão cheio de janelas que abrem umas sobre as outras, que torna a navegação chata e improdutiva. Portanto, só passem por lá munidos de muita paciência. Uma pena, porque é o tipo de coisa que valeria a pena conhecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cesar,
Meu único partido chama-se Sport Clube Internacional, deste eu não abro mão.
Já prestei serviços profissionais ao longo dos meus 24 anos de jornalismo ao PFL, ao PMDB, ao PT, PDT, e, acredite, até ao PP.
Desde 1998, quando terminou o governo Paulo Afonso minhas atividades estavam voltadas para a Cachaçaria da Ilha, bar que criei e comandei por 4 anos e para a Revista Cartaz, que tbm já está há 4 anos no mercado.
Hoje estou assumindo a editoria de um novo veículo por reconhecimento profissional e com a tranquilidade e a consciência de poder desenvolver um trabalho ético e profissional ao lado de jornalistas e empresários respeitados no mercado da comunicação.
Vem aí o Jornal Notícias do Dia
Um projeto ousado e planejado há mais de dois anos. Aguarde!
Abç
Paulo Arenhart