quinta-feira, 30 de março de 2006

QUINTA

GOSTOU? ENTÃO MULTIPLICA
ESSA MARAVILHA POR 30...

Como estamos em ano eleitoral e os ânimos ficam muito exaltados, já vou começar me justificando: acho descentralização um negócio muito bom. Sério. Mas, como todo mundo, fico meio cabreiro com certas figuras que aproveitam a ocasião para fazer aquela política velha contra a qual tanto o LHS falou na campanha e mesmo depois de eleito.

O galã nas fotos de hoje é o Secretário do Desenvolvimento Regional de Maravilha, Celso Maldaner. Acho que deve ter pouco serviço na SDR, porque todo dia ele chama a Patrícia (a fotógrafa da SDR) e sai com ela visitando lojas (e aí posa com as balconistas), visitando escolas (e aí posa abraçando as criancinhas), visitando rodeios (e aí posa querendo abraçar o peão).

A distribuição dos kits escolares e dos uniformes, então, foi um prato cheio. Pretexto para o Secretário em pessoa ir entregar pastinha por pastinha. De novo, deixa eu me explicar: uniforme é bom. Dado pelo governo, ainda melhor. Usar esse benefício como esse povo tá usando, pra tirar fotografia de político antigo com criança no colo é que me deixa meio assustado.

CADÊ AS MANGAS?
Vou abrir um parênteses: cadê as mangas das camisas dos uniformes? Que coisa esquisita, vi alguns com mangas e depois só tem aparecido sem manga. Deve ser porque é mais barato (será que tava no edital que era camisa sem manga? ou foi o LHS que desenhou desse jeito?). Se tivesse filhos em idade escolar eu certamente iria armar um salseiro por causa do roubo das mangas.

Fecha parênteses.

PALANQUE PERMANENTE
Ao dotar as SDR de assessoria de imprensa e permitir a divulgação de atos e fotos das SDR pelo sistema oficial, o governo do LHS fez uma coisa boa. Mas ao distribuir esse tipo de material que não tem nada de jornalístico (não serve nem pra revista Caras), acaba alimentando o ego dessas figuras. E dá-lhe foto a qualquer pretexto, só para mostrar aos demais secretários e aos servidores da SDR que têm computador, como ele é “fotogênico”.

Ele não agarra só aluno, agarra professora também. E o comandante da PM em pessoa foi lá mostrar que o governo acha o estilo do Celso o máximo: condecorou-o com a medalha dos 170 anos da Polícia Militar. Como diria o Simão: “é mole?”

HAJA SACO
Não sei vocês, mas essas coisas que andam acontecendo estão me deixando muito p da vida. Finalmente chega ao fim a CPMI dos Correios, aquela que, quando começou, a gente parava o que estava fazendo pra assistir.

Eu achava que não ia acontecer nada muito grave, mas jamais imaginei que fosse acabar nessa lambança aí, com absolvições descaradas de gente que confessou que pegou dinheiro “não contabilizado”, com um relatório final da CPMI feito debaixo de pressões mesquinhas e com o PT jogando a sujeira pra debaixo do tapete sem qualquer cerimônia.

Todos mentem. Quando um resolve não mentir (o presidente da Caixa), vira dedo-duro, que “entregou” o chefe. E quando o chefe é pego na mentira, o grande líder passa a mão na cabeça dele, faz carinho, fica triste, dando-nos um recado claro: era mentira aquela história do “fui traído”. Se tivesse sido verdadeiramente traído, a história, é claro, seria bem outra.

OS 122 NOMES
Vocês sabem que o propósito de uma CPI é produzir um relatório que é encaminhado para quem de fato pode fazer alguma coisa: o Ministério Público, principalmente. Portanto, quando se diz que o relatório final da CPMI cita algo como 122 nomes, não significa que todos serão processados ou investigados pela polícia. Vai depender do entendimento de quem ler, se o caso merece virar processo ou não.

A história das CPIs passadas não é muito animadora. Os resultados concretos, depois que termina esse carnaval das revistas e jornais, é meio fraco. Nada indica que desta vez teremos ações contra muita gente além daquela que já está enrolada.

Ou seja, o sujeito citado no relatório da CPI como suspeito (ou indiciado) pode se incomodar com o que sai na TV durante algum tempo, mas provavelmente se reelegerá e daqui a pouco tudo estará esquecido.

A oposição vai usar o relatório da CPMI dos Correios como uma espécie de bíblia durante a próxima campanha eleitoral, pra tentar atingir o Lula, mas para os outros provavelmente sobrará pouca incomodação.

A SENADORA REVELAÇÃO
Vocês lembram da combativa líder sindical Ideli Salvatti? Lembram do que ela falava dos governos e dos políticos? E agora, vocês têm ouvido o que ela tem falado? Como ela tem falado? A Ideli senadora foi, para mim, uma grande revelação.

Muita gente votou nela só pra não votar no Paulinho Bornhausen e talvez esteja tão surpresa quanto eu com o surgimento dessa criatura que não mede esforços para defender cegamente seu (dela) líder.

Tá certo que ela não chegou ao extremo do Carlito Merss, que está convicto que o caseiro mentiu sobre o impoluto Palocci, coitado. Mas a senadora um dia ainda merecerá algum reconhecimento pelo papel ingrato e desgastante que tem desempenhado, contra tudo e contra todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Votei na Ideli. Me arrependi, joguei meu voto fora. Nunca mais votarei nela, nunquinha mesmo!

Anônimo disse...

César querido é o seguinte.
Vou fazewr post para o blog ideal dutante e depois das eleições: o De Olho na Capital
***
Agora, o que eu precisava dizer mesmo, é que Ce´sar Valente para Presiente!!!
Ieô!!!!!
Beijos praquela mulher linda, do sorriso ainda mais.. ah e um pequenino pra você.
;-)))
Fale com a Cora sobre a r. da p. da Cora;-)))