sábado, 4 de março de 2006

SÁBADO E DOMINGO

O SENADOR FEZ PIERCING, FINALMENTE
Que o senador Pavan é um grande folião carnavalesco não é novidade. O que a gente (eu, pelo menos) não sabia é que ele atendeu aos apelos dos “tucanos de alta plumagem” (como as colunas gostam de chamar o Dalírio Beber e o Marcos Vieira) e fez, finalmente, um piercing no umbigo. A direção do PSDB, seguindo a orientação dos marqueteiros, dizia que só a bengala, os ternos de grife e os óculos da moda não eram suficientes. Para o sujeito ter alguma chance na corrida ao governo de Santa Catarina precisaria ter algo mais. Uma coisa que nenhum dos outros candidatos tivesse.

No modelito acima, que os maledicentes diriam que foi inspirado na sua colega de senado, a também foliã Ideli Salvatti, dá pra ver que o Pavan encontrou a forma de ser diferente: pendurou uma jóia no umbigo. Assim de longe e preto e branco parece bijuteria, mas quem já viu de pertinho garante que é de ouro e platina (“pra não infeccionar”).

Infelizmente quem me mandou a foto não explicou quem é o amigo com quem o senador está abraçado nem qual a música que ambos cantam com tanta empolgação. Deve ser aquela que fala “também quero mensalão”, só pra inticar, de novo, com a Ideli.

C&A SÓ DIFICULTA
A famosa, internacional e enorme loja de roupas C&A tem uma filial em Florianópolis. Só que todo o relacionamento com os clientes é feito via São Paulo. O mané esqueceu de pagar uma conta? Uns dias depois recebe uma cartinha ameaçadora de uma tal de IBI (que deve ser a dona da C&A) que o manda entrar em contato com a Associação Comercial de São Paulo. E não tem nenhum telefone de contato: só o site da acsp (dentro do qual terá que rebolar pra achar o lugar certo).

Quando o sujeito chega a descobrir que a cobrança é da C&A (que fica ali do lado de casa), já gastou tempo, interurbano e esgotou a paciência.
Depois eles não sabem por que o movimento da filial tá fraco...

A CASACA DA VEZ
Quando o sujeito se acostuma a trocar de time sempre que o jogo está difícil, custa a perder a mania. O prefeito Dário Berger, recém-chegado ao PSDB, já fala (ou falam em nome dele e ele não desmentiu até agora) em se abraçar ainda mais ao LHS, mudando para o PMDB, caso o PSDB invente de ter candidato próprio.

O COMEÇO DE TUDO
Como contraponto às manifestações dos fanáticos que querem porque querem exterminar os catarinenses em vez de discutir e combater a violência de alguns (como fazem os verdadeiros defensores dos animais), tenho recebido mensagens de muita gente sensata (inclusive catarinenses) que coloca a questão em termos mais civilizados, sem demonizar no atacado.

Mesmo porque os catarinenses lembram exatamente do momento em que os defensores dos animais começaram a ficar assustados com a farra: uma emissora de TV, precisando de imagens fortes para o noticiário nacional, pagou irresponsavelmente um grupo de bandidos para maltratar um animal, “fazendo de conta” que era a farra.

NÃO TEM CONVERSA
As imagens correram mundo e aquele passou a ser o documento oficial da farra. É claro, se eu nunca tivesse assistido a uma farra e visse aquelas imagens, trataria de fazer o que o mundo todo fez: condenar quem pratica aquela barbaridade. Neste caso não tem como reclamar quem nos acusa de sermos fascínoras. O que está naquela fita é mesmo de enojar.

Só que a coisa chegou a um nível tal de partidarismo e emotividade, que não tem mais como conversar a sério sobre o assunto. E quem ousa dizer que alguma vez assistiu ou participou da brincadeira e que a acha menos violenta que os rodeios, passa a ser imediatamente chamado de mentiroso, criminoso, crápula e é sumariamente condenado à morte e à execração pública.

A FARRA ANTI-FARRA

Amanhã, das 17h às 19h, os defensores dos animais programaram uma “manifestação nacional contra a farra-do-boi em Santa Catarina”. Por aqui estão acertados eventos em Florianópolis, Blumenau e Itajaí.

Vão protestar com faixas, cartazes e discursos, distribuir folderes informativos e coletar assinaturas para pressionar o governo do estado que, segundo eles, “mantém a farra”.

LIMPEZA ÉTNICA
Depois da manifestação (que não é só contra farra-do-boi, é contra a farra-do-boi de Santa Catarina) provavelmente alguns daqueles que enchem a boca para dizer que este estado é uma porcaria, que seus habitantes são uns desqualificados, irão jantar numa churrascaria (a dúvida, Ataliba ou Pegorini?), ou fazer, em casa, aproveitando o final de domingo, uma picanha fatiada ou uma lingüicinha.

Sonhando, enquanto mastigam uma carne macia, com o dia em que verão, no Fantástico, a polícia descer o cacete indiscriminadamente nos habitantes das comunidades litorâneas, numa espécie de “limpeza étnica”.

SALÁRIO DOS SERVIDORES
Da batelada de bondades que o governo LHS (com méritos para o Marcos Vieira) sancionou beneficiando servidores, a mais expressiva é a que corrige uma distorção histórica: milhares de servidores públicos estaduais tinham registrado nos seus contracheques, como salário-base, valores bem abaixo do salário mínimo nacional.

Claro que havia complementações, mas persistia o fato que, oficialmente, ganhavam abaixo do salário mínimo. A partir de agora ninguém recebe menos que R$ 760,00, que não é muito, mas é bem melhor que a situação anterior. E tudo isso pagando em dia, sem nenhum atraso, desde 2003.

Nenhum comentário: