sexta-feira, 17 de março de 2006

SEXTA

O MINISTRO E O CASEIRO
Tinha prometido a mim mesmo não voltar a falar nesses casos federais (afinal, tem outros colunistas fazendo isso neste mesmo jornal), mas ontem tive a “sorte” de assistir, na íntegra, o mais rápido depoimento das CPIs. O caseiro Francenildo Santos Costa (à direita, na ilustração acima) mal começou a falar e teve que parar, impedido por uma liminar do Supremo Tribunal Federal, pedida pelo PT, que não queria, como não quer, que se investigue o ministro Palocci (e).

O rapaz disse que o Ministro Palocci (o “Chefe”) foi algumas vezes à casa onde ele trabalhava, em Brasília. O lugar era mantido por amigos do Ministro para reuniões e festas. Mas não é muito importante o que Palocci fazia ou deixava de fazer por lá. O que é grave é que o ministro disse, várias vezes, que nunca tinha ido lá. Ao que tudo indica, mentiu. E se mente em coisas aparentemente sem importância, será que não mente também em coisas mais graves?

A TURMA DO ABAFA
O PT, com a senadora Ideli à frente, aos gritos, com os olhos quase saltando das órbitas, esbraveja contra essa “perseguição”. Afirma ela, coberta de razão, que “querem atingir o PT e o governo do presidente Lula”. Sim, parece que é disso mesmo que se trata.

Dizem os petistas que na casa não se cometeu nenhum crime, que ninguém tem nada com a vida privada do ministro (ele usaria uma das suítes da casa para encontros amorosos com moças fornecidas pela Jeany Mary Corner). Tá, mas então por que preferir a mentira, que como sabemos tem pernas curtas? Medo da esposa?

VERDADE PERIGOSA
As moças que “prestavam serviços” aos freqüentadores da casa estão sendo ameaçadas de morte. Uma delas já saiu do País e a cafetina (ou agenciadora) delas ligou ontem desesperada para senadores da oposição para informar que as ameaças aumentaram de intensidade e freqüência com o depoimento do caseiro.

O presidente da CPI pediu à Polícia Federal e à segurança do Senado que dessem garantias de vida ao pobre Francenildo, que buliu com gente graúda e que não tem certeza como será seu futuro. Pode correr perigo, tal como os familiares do Celso Daniel e demais testemunhas daquele caso que também envolve o PT e seus métodos heterodoxos de fazer política.

FARINHA DO MESMO SACO
A maioria das pessoas que está indignada com o PT, com as mentiras do ministro, com o cinismo de seus operadores, com a cara de pau com que se admitem crimes, não nega o que eventualmente o governo tenha feito de bom. Sabem que o governo federal tem méritos em muitas áreas.

Mas, ao mesmo tempo, continua o problema principal: o PT e seus políticos fazem igual, ou pior, que os piores políticos que já tivemos. E a julgar pelo discurso da senadora Ideli, o partido até se orgulha de ser igual aos outros e acredita que, se todos fazem, a coisa, qualquer coisa, deixa imediatamente de ser reprovável ou delituosa.

ARGUMENTOS PÍFIOS
No caso dessa casa de festas (onde o ministro disse que nunca esteve e onde o motorista e o caseiro disseram que viram o ministro), ao pedir que o STF impedisse o caseiro de falar, o PT não disse que ele mentia, mentiria ou que era um boca alugada. Não saíram em defesa do ministro chamando os outros freqüentadores da casa para que disessem que o caseiro e o motorista mentiam.

Preferiram argumentar que a CPI dos Bingos não tinha nada que xeretar na casa e, pasmem, que “o caseiro não tem como provar que o dinheiro que lá circulava tinha origem nos bingos” (ou coisa parecida, cito de memória).

LODO ATÉ OS OLHOS
Além de pedir ao STF que impedisse o depoimento do caseiro, o PT tomou suas precauções, para o caso da liminar não sair e os senadores resolverem falar sobre as escapadelas do ministro com as moças da Jeanny Mari Corner. Como conta o Ricardo Noblat, “um aguerrido grupo de assessores do PT atravessou a madrugada” atrás de qualquer coisa que pudesse constranger os parlamentares da CPI, de preferência relacionadas a sexo.

Como se revelar a safadeza de alguém fizesse o ministro, automaticamente, deixar de ser mentiroso.

LULA TEM TODA RAZÃO

“Me desculpem, mas a nossa massa encefálica é mais inteligente do que vocês pensam. Nós sabemos mais do que vocês pensam.”
Presidente Lula, ao bater boca com estudantes em Sergipe, quarta-feira.
===========================

ALTERNATIVA SOCIALISTA
“Socialismo em suas diversas nuances e, especialmente, a estratégia para a construção do socialismo como alternativa para uma nova sociedade” são temas da Conferência Socialista, que o deputado Afrânio Boppré (P-SOL) promove amanhã, aqui em Florianópolis.

Entre os palestrantes, o sociólogo e professor Chico de Oliveira, o deputado federal Chico Alencar (P-SOL/RJ), o ex-prefeito de Belém e arquiteto Edmilson Rodrigues, o sociólogo Plínio de Arruda Sampaio Jr., a economista e professora Rosa Maria Marques e o professor Idaleto Malvezzi Aued.

A Conferência Socialista será no auditório do Tribunal de Contas do Estado (Rua Bulcão Vianna, 90, esquina com a Av. Hercílio Luz), das 9h às 18h.

PICADINHO VARIADO

  • O eleitor é mesmo uma caixinha de surpresas. Recebi e-mail de um brusquense entusiasmado com a escolha do Alckmin como candidato do PSDB. Para ele a felicidade seria completa se, como vice, estivesse a senadora Heloísa Helena (P-SOL).

  • Treze postos da rede Divelin, em Florianópolis, foram obrigados, judicialmente, a vender a gasolina que dizem vender (os postos tinham bandeira de uma marca e vendiam de outra). Ou seja, têm que parar de vender gato por lebre.

  • Faz o maior sucesso o artigo do procurador Celso Três em que ele faz as contas: se matar um ministro do STF pega, no máximo, três anos. O mesmo número do sobrenome é apenas coincidência.

  • O presidente da Aprasc explica que não fizeram a consulta prévia para barganhar nada com os partidos. Segundo ele a negociação com os partidos será conduzida respeitando “o trabalho que temos feito nesses últimos anos e aquilo que precisamos e pretendemos construir para o futuro”.

  • O colunista Henrique Ungaretti, do suplemento ANCapital, de A Notícia, tem cobrado sempre e eu peço licença para unir-me à campanha: um mês se passou sem que a segurança pública estadual desse qualquer satisfação sobre aquela gangue que agrediu os manifestantes no terminal urbano de Florianópolis.

  • Com fotos, gravações e inúmeras testemunhas, fica cada vez mais difícil explicar por que a Polícia não conseguiu identificar um único membro da gangue (provavelmente “seguranças” de empresas privadas). Faço minha a pergunta do Ungaretti: “incompetência ou rabo preso?”

SALVEM AS CRIANÇAS
É assim que devia ser feito sempre: se é pra mostrar como é lindo o uniforme, mostra o uniforme, mas não precisa expor desnecessariamente as crianças. Só espero que o Secretário Regional de Ibirama, Aldo Schneider, que apresenta o uniforme que será distribuído em abril aos 7.400 alunos da SDR, não invente de imitar seus colegas, quando o uniforme chegar. Seja diferente: por favor não bote criancinhas uniformizadas em cima da mesa pra tirar fotos enquanto os marmanjos em campanha discursam.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo que é péssimo usar as crianças na campanha e q o material foi comprado com nosso dinheiro. Mas acredito que a iniciativa merece os parabéns. É algo que não tinha sido feito e que certamente vai fazer diferença pra muitos pequenos miseráveis do nosso estado. Muita coisa pior é feita com nosso dinheiro todo dia. Se estamos pagando, que seja pra isso, então.