terça-feira, 24 de janeiro de 2006

TERÇA

AS PLACAS DOS PERITOS
O Instituto Geral de Perícias (IGP), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, tem uma bela sede, no Itacorubi, em Florianópolis. Ainda não está completa, faltam alguns acabamentos, mas é espaçosa e aparentemente atende às necessidades dos vários órgãos do IGP.

Um desses órgãos é responsável por emitir a Carteira de Identidade, documento fundamental do cidadão, sem o qual ninguém consegue ir muito longe. Não dá pra ir ao Paraguai, nem ao Uruguai, muito menos à Argentina, sem uma identidade. Não pode abrir conta em banco, nem pode se matricular na universidade.

Pois aí, nas fotos, estão as placas, feitas à mão, que indicam os caminhos no IGP. Devem ter sido feitas assim por economia. Afinal, o governo tinha que mandar uma comitiva ao Japão, outra à Rússia e não podia ficar gastando dinheiro em plaquinhas. Ainda mais quando os artistas do IGP são tão competentes.

A FRENTE É NOS FUNDOS
Todo esse rolo de placas tem uma explicação: o prédio dá os fundos para a rua e a portaria principal é lá na frente, ou seja, nos fundos. Então, não adianta chegar nas portas mais próximas da rua (que estão nos fundos do prédio, embora de frente pra rua), porque o atendimento é lá no fundo, ou seja, na frente. Entendeu?

Imagino que os gênios que fazem a sinalização do governo e enchem os prédios de ondinhas vermelhas e verdes, devem ter olhado o problema e amarelado: não conseguiram sugerir uma solução eficaz. Aí o jeito foi manter os cartazes feitos em casa. Pobre de quem precisa dos serviços do IGP...

COMEÇOU O CARNAVAL

Em janeiro nada acontece porque estão todos de férias, em fevereiro nada anda porque estão se preparando para o Carnaval. E Carnaval, como vocês sabem, dá muito trabalho. Até blocos de sujos agora têm reuniões preparatórias e uma certa burocracia.

Os jornalistas da capital, por exemplo realizam hoje uma reunião do bloco Pauta que Pariu. E usam o gerúndio, como qualquer operador de telemarketing: “vão estar sendo discutidas questões como camisetas, local da concentração, esquenta com churrasco, dia do desfile e bateria”.

Sou dum tempo em que Carnaval era mais simples: a gente botava um vestido qualquer e ia pra Praça XV. Pronto. “Esquenta com churrasco” e reunião preparatória marcam, com certeza, o fim do Carnaval de rua tal qual nós o conhecemos.

ABRE O OLHO, BOLÍVIA!

A gente já viu esse filme: um presidente que veio do povo, eleito com a promessa de corrigir injustiças, dar um novo rumo ao País. Na época da posse também estávamos todos muito entusiasmados. E deu no que deu.

LHS PASSOU POR AQUI
Ontem o Governador LHS, pra não perder o costume de falar com estrangeiros, almoçou com o embaixador da China (decerto ele veio perguntar que tanto o LHS conversa com os russos). Ganhou um jogo de porcelana e deu de presente uma bela escultura em madeira feita pela filha do Godofredo Thaler, de Treze Tílias.

De tarde, com o embaixador a tiracolo, foi a Itajaí e amanhã vai a Concórdia, onde, entre outras atividades, dará a tradicional entrevista coletiva sobre a viagem ao exterior.

Faz sentido, afinal a viagem foi para tratar do embargo da carne suína. Nada mais justo que ele vá se explicar perto do pessoal que tem sido mais atingido pela suspensão das compras.

=================================
UM PAÍS SEM FUTURO

Sempre que algum governante brasileiro, federal, estadual ou municipal é colocado diante de um problema grave e complicado, pensa, primeiro, em como resolvê-lo ou amenizá-lo no tempo que lhe resta de mandato.

Se der, muito bem, se não der, que tratem de encontrar um remendo que possa ser atribuído àquele governante, como obra sua. E o País vai vivendo de remendo em remendo, sem um projeto de longo prazo, sem saber, afinal como será seu futuro.

PARA ONDE VAMOS?
Nem mesmo em anos eleitorais, como este, a gente discute como será o País dos nossos netos.

Se temos problemas de saúde pública, em quanto tempo e a que custo eles serão solucionados? E os nossos miseráveis, qual é o projeto para que eles deixem de ser pobres? Em quanto tempo a assistência de saúde e a escola para todos serão posíveis? E quais serão os passos para desemperrar a Justiça ter julgamentos em prazos razoáveis?

Sim, porque se algum político me disser que isso não é possível, que nunca poderemos ter o que a Suécia tem hoje, ou pelo menos o que o Canadá tem, então o que é que estamos fazendo aqui? Pra que pagamos impostos?

TEM QUE TER UMA SAÍDA
Desde que eu era pequeno ouço dizer que o Brasil é o país do futuro. Pois agora, que estou ficando velho, enchi o saco: quero saber quando é esse futuro, quanto vai custar e como chegaremos até lá.

Chega de míopes que não vêem além de quatro anos, basta de projetos políticos oportunistas de oito anos que não levam em conta a solução dos problemas do País, apenas a solução dos problemas imediatos do partido ou de seus dirigentes. Quero poder votar em gente que saiba o que está fazendo.

NINGUÉM QUER PENSAR
Uma proposta para um País como o Brasil exige criatividade, estudo, esforço, capacidade de mobilização. Exige honestidade, ética, preocupação real com o futuro da humanidade.

Não é qualquer bedameco, eleito porque distribui dinheiro ou porque faz favores aqui e ali, que terá capacidade de enxergar assim tão longe.

Nesse mar de políticos medíocres, muito poucos querem se comprometer com um projeto para o País, meia dúzia quer pensar além da próxima semana, dois ou três são capazes de se sacrificar para ajudar o povo a tirar o pé da merda.

Porque dá trabalho, porque são poucos os honestos, porque fazer política desse jeito não enriquece e não transforma ninguém em celebridade.

Nenhum comentário: