segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

SEGUNDA


O último compromisso solene e oficial do Governador 3, desembargador Jorge Mussi, foi a inauguração do santuário de Santa Paulina, em Nova Trento. Milhares de pessoas, uma bela solenidade religiosa, apesar do calor, num templo grandioso.

Tudo seria relativamente previsível, não fosse a prefeita Sandra Regina Rachadel ter chegado de excelente humor, rindo e fazendo rir. Não consegui saber direito do que tanto ria a prefeita nem o que contava para os deputados a seu lado que também os fazia gargalhar, mas a verdade é que foram poucos os momentos em que ela ficou quieta e séria.

Ontem, enquanto o Governador 3 assistia à missa e os deputados Rogério Peninha e Edinho Bez se divertiam com as histórias da prefeita Sandra, o Governador 2 estava a bordo de um avião, voltando do Japão e o Governador 1, depois de ter feito um tour super-concentrado de dois dias na República Checa (êpa!), também se preparava para voltar.

Nesta semana vamos ouvir as mesmas histórias de sempre: a oposição descendo o cacete nas viagens do governo, dizendo que são exageradas e inúteis e o governo defendendo suas iniciativas, dizendo que a economia catarinense se beneficia dessa aproximação com outros mercados.

[Pra ver melhor as fotos é só clicar sobre elas]

PESSOAL DE FÉRIAS
Estiveram presentes à solenidade em Nova Trento, além do Governador Jorge Mussi e da prefeita da cidade, o Secretário Regional de Brusque, Jair Amorim, o diretor geral da Secretaria da Fazenda, Lindolfo Weber, os deputados estaduais João Henrique Blasi, Rogério Mendonça, Paulo Eccel e o deputado federal Edson Bez de Oliveira. Achei pouca autoridade e pouco político, pela importância do evento e pelo lugar privilegiado que Santa Paulina ocupa no coração dos eleitores.

AMIGOS NO IBGE
Ontem me contaram um episódio que teria ocorrido quando o Dário ainda era prefeito de São José e Dona Ângela de Florianópolis. Dário fez uma mudança nos limites municipais de São José e, “por coincidência”, livrou-se de duas favelas. Uma passou para Palhoça (abriga um dos maiores desmanches de carros do estado) e outra para Florianópolis (a Chico Mendes). Para a manobra, que reduziu artificialmente a criminalidade em São José, Dário teria contado com “amigos no IBGE”. Será que é verdade?

AMIGOS NA CÂMARA
Uma senhora comentou com a vizinha que pensava em reclamar, para um vereador, de um loteamento irregular nas redondezas. A outra, bem informada, avisou à amiga: “Desiste, Onorina, não vai adiantar nada, esse vereador aí ganhou dois lotes pra ajudar a aprovar o projeto na prefeitura”.

Ou seja, numa Ilha onde cada metro quadrado vale ouro, é muito fácil ceder às tentações. Os vereadores passam a ser assediados por corruptores milionários e só uns poucos (se tanto) conseguem manter-se íntegros.

Nenhum comentário: