segunda-feira, 2 de outubro de 2006

SEGUNDA

OS VENCEDORES
Naturalmente, no momento em que escrevo estas linhas, a apuração ainda não terminou (sequer começou). Por isso, coloco aí acima fotinhas mimosas e simpáticas dos principais concorrentes. Pode ser que Lula e Alckmin tenham que se enfrentar novamente. Assim como pode ser que Lula tenha sido eleito a esta altura.

Da mesma forma, pode ser que tenhamos nova campanha, só com LHS e Amin ou então LHS (ou Amin?) foi eleito em primeiro turno. Impossível saber enquanto não se apurar os últimos votos. Por isso, quero aproveitar a oportunidade para dar os parabéns para os grandes vencedores desta eleição, que são os eleitores.

Bravos eleitores brasileiros, que mesmo sem ter as condições ideais, trataram de cumprir com o seu dever com ordem, paciência e capricho. É dura, a vida do eleitor. Todo mundo grita com eles dizendo que eles têm que votar direito, não podem votar em ladrão nem em corrupto. Mas ninguém se lembra de dar ao eleitor uma lente, uma máquina, uma bola de cristal que permita ver a alma do candidato.

Assim, tirante aqueles imbecis que vendem seu voto achando que estão fazendo grande negócio, os eleitores fizeram o melhor possível. Parabéns a eles, então.

Update da manhã – A estas alturas vocês já sabem o resultado. Deu segundo turno em SC e Esperidião terá que rebolar para conseguir reunir votos suficientes para bater LHS. Que, por falar nisso conseguiu os prometidos 500 mil votos a mais que Esperidião. Colombo é o senador. E o segundo turno para a presidência foi disputado até a última urna, mas também vai acontecer. E a Asembléia Legislativa teve uma renovação de 35%. Na bancada catarinense na Câmara Federal, ganharam alguns dos que fizeram as campanhas mais caras. E que Deus nos ajude.

LIXO SUPRAPARTIDÁRIO
Uma das maiores pragas do dia da eleição é a sujeira que os candidatos permitem que seu cabos eleitorais façam, jogando nas ruas o resto do material impresso. Isso acontece principalmente perto das seções eleitorais, mas o vento se encarrega de espalhar para extensas áreas das cidades.

Será que algum candidato, em sã consciência, espera que o eleitor se encante com aquela sujeira e resolva votar em quem jogou mais santinhos nas ruas? Ou é só para mostrar quem tem mais dinheiro e pode jogar dinheiro fora para atapetar as ruas com aquele lixo eleitoral?

Eu dei uma olhada por perto do local onde votei (foto ao lado) e vi, espantado, que também tinha material do PV, do Partido Verde, aquele que teoricamente deveria zelar pelo ambiente. Ou seja, ninguém está mais ligando para nada e estão todos achando que somos imbecis. E vai ver que somos mesmo.

ESSE PAPA...
O papa Bento XVI, depois do rolo com os comentários que fez sobre muçulmanos, entra agora em outra história complicada: a BBC exibiu ontem um documentário sobre “Sexo, Crimes e o Vaticano”.

O papa, quando era apenas Joseph Ratzinger, foi o encarregado de zelar pela obediência a um documento escrito em latim e distribuído aos bispos em 1962, recomendando sigilo nos casos de abusos sexuais envolvendo padres.

O documentário remexe numa das principais feridas da Igreja Católica, que é a forma como têm sido tratados os casos de crimes sexuais envolvendo padres e bispos. E, ao que tudo indica, coloca o papa no centro de mais este furacão.

Ratzinger, por falar nele, esteve em Santa Catarina, há alguns anos, mas isto é história para outro dia.

GRANA MAL EXPLICADA
O Ministério Público Eleitoral quer que a Justiça Eleitoral casse o André Luiz Dadam, caso seja eleito deputado estadual. O MP e a Polícia Federal flagraram o candidato arrecadando dinheiro irregularmente, recebendo dinheiro vivo de uma empresa, num legítimo “por baixo dos panos”. As provas são contundentes (ele chegou a ser preso, mas foi liberado depois). Por coincidência, um carro que barbarizava a BR 101 na sexta, sem retrovisor externo, ziguezagueando em alta velocidade (foto acima), era de um cabo eleitoral do mesmo Dadam.

Update da noite: o povo já tomou uma providência a respeito. Agora é só a Justiça fazer a sua parte.

A TRAGÉDIA DA GOL
A queda do avião da Gol tem tantas circunstâncias a serem examinadas que poderá se transformar num dos grandes mistérios do nosso tempo. Principalmente porque, se, como se supõe, os destroços não puderem ser recuperados ou estudados adequadamente, poderão restar muitas dúvidas sem resposta.

Como é que dois aviões novos, com equipamentos que avisam se outro se aproxima demais, num espaço aéreo de pouco movimento, podem chocar-se? Será que se chocaram mesmo? O estrago no Embraer Legacy, aparentemente, foi pequeno (até permitiu que ele fizesse um pouso de emergência) e nenhum dos sete ocupantes viu o avião, bem maior, em que bateram. Pode ter sido um pedaço do Boeing que bateu no Legacy. Mas aí, o avião estava se despedaçando? Teria explodido? E os controladores de vôo, não viram nada? É muita hipótese, né não?

Antes que vocês fiquem com medo de avião, dêem uma olhada no número de mortos no trânsito terrestre.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Esperidiao Amim foi para o segundo turno. Se ganhar, o Besc estara livre do Vitor Fontana e do Mario Cavallazzi ja que eles estao pedindo votos para o Luiz Henrique.

Anônimo disse...

Cesar, diversas regioes do Estado desenvolvem campanhas para que os eleitores votem nos canditados da regiao. Eh assim em Joinville, Blumenau e Camboriu. Aqui em Floripa da-se o contrario. Lamentavelmente! A eleicao da Ada de Luca, Jorginho Mello e Onofre Agustini, passa por uma quantidade de votos expressiva aqui na Capital. Por outro lado, Edson Andrino, Vieirao e Afranio, canditados com intima vinculacao com a regiao, foram pifiamente votados. Os orgaos constituidos da cidade como CDL e associacoes de modo geral, deveriam ter participacao numa campanha de esclarecimento ao eleitor como sao feitas em outras regioes. Ada de Luca por exemplo, bem votada no Ribeirao da Ilha, nao sabe onde fica o distrito. Acorda Floripa!!!!

Anônimo disse...

O autor do segundo comentário esqueceu de considerar que se o Esperidião for eleito o Besc será privatizado.