quinta-feira, 12 de outubro de 2006

QUINTA

TUDO AZUL
O cabeçalho do site do LHS, na internet, azulou. Para comemorar o segundo turno, os “criativos” que dão suporte à campanha do peemedebista resolveram não inovar. Trataram de fazer uma coisa bem parecida com o cabeçalho do Amin (clique nas fotos acima para abrir uma ampliação e nas palavras em negrito para abrir os sites citados).

Deve existir uma excelente explicação mercadológica, metafísica e de impacto visual para justificar tamanha semelhança com o site do adversário, mas eu não faço a menor idéia qual seja.

Sou dum tempo em que, se algum “criativo” me mostrasse uma coisa assim, eu mandava fazer de novo. E de novo. Até sair um troço direito.

SEMANA IDEAL
Esta é uma daquelas semanas abençoadas. Ontem foi sexta-feira e amanhã é sexta-feira de novo. Hoje é domingo e depois de amanhã é domingo de novo. Maravilha. Não sei se já comentei com vocês que eu tenho plena convicção que o ser humano nasceu para o lazer, para o ócio criativo, para fazer o que gosta enquanto gosta. Nos dias de semana, em que a gente fica escravizado a rotinas de trabalho e estudo que são, em sua maioria, desumanas, não dá pra viver direito, mas nos feriados e finais de semana, a gente consegue ser mais parecido como a gente deveria ser sempre.

Claro que tem uns que não sabem desfrutar criativamente do tempo livre, mas a maioria aproveita para fazer aquilo que gosta de fazer. E quando a gente faz o que gosta, mesmo que dê trabalho, mesmo que sue a camisa, a gente está mais próximo da felicidade.

A GRANDE LUTA
Hoje recomeça o horário eleitoral obrigatório no rádio e na televisão. A xaropada, nesta nova fase, tem poucos personagens. No ringue da grande luta principal, valendo o cinturão presidencial, digo, a faixa presidencial, vão defrontar-se, à esquerda, mas não muito, Lula da Silva, retirante nordestino, metalúrgico do ABC, que depois que virou sindicalista abandonou a profissão e é político em tempo integral. E à direita, Geraldo Alckmin, paulista, médico, que depois que virou vereador, abandonou a profissão e é político em tempo integral. O juiz disse que não vale golpe baixo, mas, por via das dúvidas, os dois estão usando caneleiras reforçadas que vão do pescoço até o dedão do pé.

E no ringue secundário, da grande luta local, valendo o troféu governador do estado, preparam-se, de um lado, ocupando espaços que vão da esquerda até a direita, Luiz Henrique da Silveira, ex-deputado, ex-prefeito, ex-governador. E de outro lado, mais à direita, Esperidião Amin, ex-deputado, ex-prefeito e ex-governador. Para esta luta também o juiz pediu que fossem poupadas as canelas e outras partes baixas. Mas a coisa promete, porque os dois estão usando botinas com biqueiras de aço.

VISITAS ILUSTRES
O Picolé de Xuxu Malagueta e o boa pinta Aécio Neves estarão em Santa Catarina dia 21 para um passeio por Florianópolis, São José, Blumenau, Timbó, São Bento e Joinville. Distribuem autógrafos para as fãs e aproveitam para pedir votos para o Luiz Henrique.

TUDO DE NOVO?
Logo que começou a campanha e sairam as primeiras pesquisas, um monte de colunistas e comentaristas começou a achar que a eleição de Lula estava decidida. Teve uma hora em que parecia desnecessário fazer eleição. Depois, a gente viu que as pesquisas tiveram vários problemas (até porque pesquisa é pesquisa e eleição é eleição) e que é preciso dar um desconto.
Mas agora estão falando as mesmas coisas. Como se fosse uma variação muito além da margem de erro da pesquisa anterior. Sei não, mas é cedo para declarar que Lula está eleito. A menos que o jogo seja esse mesmo.

GRÁFICOS TENDENCIOSOS – A estatística, que é uma ciência exata (ou quase), nem sempre tem seus dados representados por gráficos à altura da responsabilidade. Não sei se dá pra ver direito, mas nos exemplos acima, os 11 pontos que separam Lula e Alckmin (e os 7 da pesquisa anterior) aparecem em distâncias diferentes nos gráficos. No da direita, se tem a impressão que Alckmin vai ladeira abaixo e que Lula está de vento em popa. E isso que as variações da nova pesquisa estão praticamente dentro da margem de erro da anterior.

PRECONCEITO
Tem gente fazendo pouco caso da eleição do Clodovil e externando um mal disfarçado preconceito por causa da opção sexual do deputado e das suas maneiras refinadas e afeminadas. Ontem ele deu uma entrevista à rádio Som Maior Antena1 de Criciúma (onde faço comentários diariamente) e disse várias coisas de extremo bom senso e seriedade. Pareceu ter uma noção muito clara do essencial: ele representa aqueles que votaram nele e tem que agir em nome deles e pensando neles. E não pode decepcioná-los fazendo as maracutaias que outros fazem.
Espero que ele, e tantos outros recém-eleitos, nos surpreendam e sejam, de fato, bons parlamentares.

Um comentário:

Carlito Costa disse...

Pelo pouco que sei do assunto, Cesar, existem por aqui dois tipo de calçadas para cegos. Um deles tem o piso vermelho com relevos retangulares (em forma de "tiras" na direção do deslocamento do pedestre) que serve para o cego andar em cima, orientando-se pelo tato dos pés. O outro é o da foto, mais comum em Florianópolis. Os pisos vermelhos ficam na borda da calçada e emitem um som diferente ao serem tocados pela bengala de cego. Nesse caso, o exemplo da esquerda é o certo. Mas o Ipuf é quem pode esclarecer, corro o risco de falar bobagem.