quarta-feira, 11 de outubro de 2006

QUARTA

O GRANDE ARTICULADOR
Se tivesse terceiro turno, era capaz do LHS ainda conseguir trazer o PP pra penca. O homem não brinca em serviço. Imagino (tenho que imaginar, porque ninguém me conta essas coisas) que ele já tenha, de cabeça, todos os mil e tantos cargos comissionados do estado mapeados direitinho. E aí a conversa fica muito mais objetiva: “Uma diretoria na Casan, duas secretarias regionais, uma diretoria geral e sete gerências... é pegar ou largar”. O dirigente partidário sente que daquele mato sai cachorro e fica sensibilizado.

Já o Esperidião tem outro temperamento. Já ouvi gente próxima dele dizer que “o clube de ex-amigos do Amin não para de crescer”. E agora ele ainda inventou essa de “chegar ao segundo turno sem estar com o governo loteado”. Aí é claro que as conversas não vão adiante. Ele diz que está tudo acertado, “pode confiar”. Alguém tem que dizer pro Esperidião que essa história de “fio do bigode”, no caso dele, gera uma certa insegurança. Que fio? Que bigode?

O fato é que LHS aumentou a penca e conseguiu reunir, debaixo da mesma bandeira, dentro da mesma carreata e de mãos dadas no mesmo palanque, as duas principais empresas de segurança, vigilância e terceirização de mão-de-obra do estado, quiçá do Sul do País (Casvig, dos irmãos Berger e EBV do Sontag). Não é pouca coisa.

E todo mundo já tá de olho é nas eleições municipais de 2008.

[Neste blog vocês já sabem: é só clicar sobre a foto que se abre uma ampliação.]

O PÚBLICO NA PRIVADA
Assessor de imprensa da empresa de construção do Secretário de Estado do Planejamento ligou-me anteontem, tarde da noite, pra reclamar de uma notinha publicada aqui. Na nota eu estranhava que o material de imprensa anunciando a entrega de um prédio da Construtora Fontana citasse o Secretário do Planejamento sem rodeios, mostrando que ele, um agente público, continuava à frente da sua empresa privada e exercendo as duas funções concomitantemente.

Cá com os meus botões, sem ser advogado, achei que havia um conflito de interesses. Mas o assessor me garantiu que não, que tá tudo certo: “até o governador continua atendendo seus clientes e fazendo cirurgias, isso não tem problema nenhum”. Então tá, né?

SONTAG SABE PEDIR
Na carta que mandou para a coligação Salve Santa Catarina (do Amin) com as condições para aliar-se a eles no segundo turno, o PSB de Sontag anexou uma “listinha” de cargos. Pragmático, Sontag só pediu filé. Dá uma olhadinha (vi a lista na resposta, negativa, que o coordenador da campanha do Amin enviou para o PSB e que está aqui ao lado. Para ampliar é só clicar sobre a imagem):

1. Secretaria de Estado (a definir);
2. Presidência e diretoria financeira do DETER/SC e suas regionais;
3. Presidência e diretoria financeira do INMETRO/SC e suas regionais;
4. Presidência e diretoria administrativa da (sic) CIASC;
5. Presidência e diretoria financeira da Central de Compras;
6. Secretaria Regional de São José;
7. Secretaria Regional de São Miguel do Oeste;
8. Secretaria Regional de Criciúma (esta é pro Hulk, né não?)
9. Secretaria Regional de Canoinhas;
10. Diretoria financeira da Celesc;
11. Cinqüenta (50) cargos comissionados regionais de nível DAS-3 para que o PSB indique.

VAI FALTAR CARGO
Claro que o Sontag pode ter pedido tudo isso pro Amin porque sabia que não levaria e já estava de namoro do lado de lá. Mas é óbvio que alguma coisa levou. LHS está casado agora com onze noivas de apetites variados e, como o polígamo habilidoso que é, terá que arranjar, se reeleito, um cantinho para a “família” de cada uma, de tal maneira que nenhuma se sinta rejeitada. Uma esposa reclamando já é difícil de aturar, imagina onze...

Um comentário:

Anônimo disse...

Cesar

Imagino que no caso do Luiz Henrique se eleger, o Sontag vá conseguir recuperar seus gastos de campanha. Do jeito que ele é "esperto" para os negócios (veja que "pidão") pode até sair no lucro. Espero que a Procuradoria de Justiça fique de olho.