sábado, 28 de outubro de 2006

SÁBADO E DOMINGO

FESTA DE ANIVERSÁRIO
O presidente-candidato fez aniversário ontem: completou 61 anos e ganhou, dos institutos de pesquisa, um presentão. Eles dizem que amanhã as urnas darão uns 61% de votos para o aniversariante.

O Josias de Souza, da Folha de S. Paulo, disse uma coisa muito certa: ou o Lula se elege por uma larga margem, confirmando o que as pesquisas estão dizendo, ou então os institutos de pesquisa terão que mudar de ramo. “De provedores de estatísticas, passarão a tendas de quiromancia”, afirmou o jornalista. É verdade, se o Alckmin se eleger ou mesmo se perder por pouco, tem que transformar todos os institutos em barraquinhas de adivinhação, leitura de tarô e mapa astral.

Mas, voltando ao aniversário do candidato: na frente do palácio do Alvorada montaram uma barraquinha (?) onde Lula soprou as velinhas de um bolo de dez quilos (foto acima) ao lado da D. Marisa e cercado por crianças, petistas e fãs. Modesto e confiante, Lula só pediu, de aniversário, “saúde, saúde e saúde”. Nem pediu para ganhar a eleição, porque, de acordo com as pesquisas, já está ganha.

ALCKMIN, O RESISTENTE
A gente pode falar muitas coisas do Geraldo Alckmin. Pode achar ridículo aquele “penteado” dele (na foto acima: os americanos chamam aquilo ali de “combover”). Pode achar muito comportadinho. Mas não pode achar que ele é um sujeito que desiste fácil.

Lembram do começo, quando todos os tucanos queriam que o Serra fosse candidato? E o Serra fazendo doce. Aí o Alckmin dizia que queria ser candidato e a tucanada nem tchuns. Fizeram de conta que ele não existia.

Até que tiveram que engolir o chuchu. Ninguém abriu portas ou facilitou nada, cada passo teve que ser meio na marra. E durante a campanha, inúmeras rasteiras dos “aliados”. Tudo gente boa, só começou a citar o nome do Alckmin ou dizer que era do mesmo partido dele, quando deu segundo turno.

E assim que as pesquisas começaram a mostrar uma diferença crescente, novamente parte da tucanada bateu asas e foi lamber as alpargatas do Lula. Ontem, em vários locais de Santa Catarina era possível ver bandeiras do 15, do 11, do 13, mas raríssimas do 45. Como disse meu amigo Adelor Lessa, o Alckmin dos últimos dias “é o próprio maior abandonado”.

Só enfrentar o Lula já seria uma tarefa gigantesca. Mas o Alckmin teve ainda que lutar contra vários “aliados” de peso, contra as pesquisas, contra a desorganização da sua campanha, contra as “ajudas” de FHC... enfim, uma luta e tanto. Vamos ver o que dizem as urnas. Qualquer que seja o resultado, o Alckmin sai dessa eleição em melhor posição que o PSDB. Ô raça!

TUCANOS EM CAMPANHA
Por falar em PSDB, assim que terminar a contagem dos votos, ou assim que se souber quem será o presidente, Serra e Aécio vão começar suas campanhas para 2010. Há quem diga que primeiro um tentará controlar o partido e escantear o outro. E, a seguir, o escanteado (ou o que não conseguir a hegemonia tucana) pode mudar de partido ou até criar um novo partido de “centro-esquerda”. Então tá.

VILÃO ECOLÓGICO
A famosa Procuradora da República Analúcia Hartmann deu uma entrevista para uma dupla de militantes ecológicos da Reserva Particular de Proteção Natural Rio das Lontras. E a certa altura perguntam o seguinte:

Quem são os maiores vilões do meio ambiente em Santa Catarina?
Analúcia Hartmann: “Santa Catarina tem um grave problema em seu órgão de proteção ambiental, a FATMA, que não tem estrutura e está contaminada pela pressão política e por práticas irregulares. Os poucos bons funcionários que lá estão não encontram espaço ou estímulo para atuação.

Além disso, parte da elite econômica e política do Estado têm demonstrado miopia em relação aos problemas ambientais que se agravam. O imediatismo dos interesses que são priorizados e as concepções equivocadas sobre desenvolvimento – sem qualidade e sem suporte – são os grandes obstáculos para uma política ambiental estadual sustentável.

A FATMA funciona mal, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental não recebe o contingente e as verbas necessárias, não existe verdadeira educação ambiental, não se prioriza saneamento e a secretaria dita de desenvolvimento sustentável não produz resultados consistentes. Não há, portanto, planejamento para um desenvolvimento ecologicamente viável e socialmente justo.”
DES MATA ATLÂNTICA
O Lula, anteontem, fez uma festa com a redução, em 30%, do desmatamento da Amazônia. Pois aqui, a coisa não anda bem. O LHS ganhou o prêmio “Motosserra 2006” da rede de ONGs da Mata Atlântica por vários motivos. Do aumento do desmatamento (fomos os “campeões” da destruição, com aumento de 8%) passando pela sua oposição à Lei que instituiu reservas e parques de conservação do meio-ambiente e a transferência, para a SC Parcerias, do Parque do Rio Vermelho.

LINGUAGEM DE SINAIS
Durante a campanha eleitoral a gente viu, nos cantinhos das telas, escondidinhas, exageradamente minúsculas, mocinhas fazendo uns sinais. Aquilo ali era a Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras), que permitiu aos surdos saberem o que tanto esses políticos falam.

Pois ontem aconteceu, na UFSC, a aula inaugural do primeiro curso de licenciatura em Letras com habilitação em Libras da América Latina. O objetivo é formar professores que possam ensinar a tal língua de sinais.

Para maiores informações acesse www.libras.ufsc.br ou procure o Curso de Letras da UFSC.

GIGANTE MAL EDUCADO
Um relatório da Unesco (que é o organismo das Nações Unidas que cuida de educação, ciência e cultura no mundo) avaliou 125 países para ver como anda o programa Educação Para Todos, que foi um compromisso assinado pelos países em 2000.

São seis metas de educação que devem ser atingidas até 2015. Alguns países (47) já atingiram as metas. Por enquanto, o Brasil está num grupo intermediário, que tem alguns avanços, mas continua atrás do México, da Argentina, da Venezuela, da Indonésia, do Panamá e até do Paraguai: estamos em 72° lugar. E um dos problemas principais é o baixo investimento numa rede de educação pré-escolar.

Mas os brasileiros, como mostrou a votação ridícula do Cristóvam Buarque, não estão muito preocupados com isso.

BOM FINAL DE SEMANA
Segunda, quando vocês voltarem a honrar-me com a sua leitura, o País terá um novo presidente (ou o mesmo, de novo) e o estado um novo governador (ou o mesmo, outra vez). Mais importante do que a eleição deste ou daquele, é o fato de podermos, de tempos em tempos, eleger, votar. E que as instituições democráticas funcionem. Quem viveu as trevas da ditadura sabe o valor que isso tem. Bom voto a todos.

Um comentário:

Orlando Tambosi disse...

Pouca gente acredita que dê esse número. Se der uma virada, tem que botar o Montenegro e seus concorrentes na cadeia!